|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 7:34 pm Assunto: Re: b onsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Roberto, o melhor substrato para cultivar azalea é um composto vendido aqui no DF com o nome comercial de BIOPLANT. Dentre os diversos materiais de que é feito, consta vermiculita, casca de coco e de pinus queimados. É largamente usada por horticultores para a germinação de sementes, por isso acredito que talvez vc tenha certa facilidade para encontrar em sua região.
Esse substrato é bem leve e drenante, mas para ficar ainda melhor aconselho adicionar uns 15% de caco ceramico fragmentado em pedaços bem pequenos na hora de preparar o substrato e reenvasar. Claro que a melhor época para isso é no inverno, finalzinho.
Em relação a sua planta, gostei dela e afianço que vc fez uma ótima aquisição. Ela possui um bom e interessante nebari, o tronco é bem robusto e se bifurca em galhos que poderão ser usados como primários, para a partir deles formar uma estrutura dentro do estilo hokidachi. É preciso ficar atento a brotações em todo o tronco, na base e nas raizes, que devem ser prontamente eliminadas, para não comprometer a estrutura.
Não faça desfolhas totais, mas apenas parciais. Vc pode e deve reduzir o comprimento dos galhos, bem como cortar fora os galhos que não irão ser utilizados na composição do estilo. Após cortar os galhos, cuide de manter dois ou quatro pares de folhas em cada galho, bem na ponta. A partir da axila das folhas virão novas brotações, que irão dar origem a novos galhos. Com esse trabalho voce consegue formar uma boa estruturação aerea para sua planta. |
Isso mesmo que o Nick falou.. Bioplant....
Procurei em quase todos os gardens da grande São Paulo e de acordo com a composição, o mais próximo que achei foi o florestrato. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 7:46 pm Assunto: |
|
|
Opa! Pois é, fui verificar no meu "estoque" e vi que o substrato que a dandadinha está é o florestrato!
Vou investir bastante no basicão agora. Sol, água e adubação e mexer nela no inverno após floração. Deixar crescer livremente e limpar as folhas que secarem. Atualizo de tempo em tempos com fotos!
Estou contente, pois já tive outras duas azaléias que não vingaram. Minha culpa, é claro. Paciência deve ser cultivada junto com o aprendizado na arte, esse é um passo importante para todos nós.
Chega de discurso!
abraços a todos. _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jun 29, 2011 8:11 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos foristas!
Segue minha Azaléia atualizada. Ela está bem cabeluda e com as folhas crescendo todos os dias, mas nada de flores! Vi um post por aqui sobre uma azaléia com o mesmo sintoma. Segui tudo que li a respeito. Torta de mamona, pedacinhos de Bombril, mas até agora nada. O que será?
Saudável ela está com toda certeza. Só não floresce.
Frente
Outro ângulo
Visão de cima
Abraços! _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 8:58 am Assunto: |
|
|
Roberto.... desde quando vc comprou a planta, já fez algum transplante? Eu comprei uma, que deve ser o mesmo fornecedor seu, pois estava num vaso igualzinho o seu e tinha o mesmo tamanho e forma.... Quando fui fazer o transplante, muitas raízes já tinham se fundido e tudo. Quase não havia substrato. Tive que fazer o transplante na mesma época. Tanto é que já fazem alguns meses e só agora ela está reagindo. A floração com certeza vai ser no ano que vem, pois, devido a grande massa de raíz que perdeu na hora do transplante, tive que podar tb sua copa.
Veja como ficou.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17281&highlight=
agora já está bem cabeluda tb.... hehehe... mês que vem eu vou atualizar com uma foto bem da hora...
Quanto ao substrato.. usei aquele que falei. Florestrato 70% e areia grossa 30%. Ficou bem drenante mesmo.... e mesmo assim só rego quando seca por cima. Sem delongas.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 8:17 pm Assunto: |
|
|
mac muito promissora sua planta, vai ficar legal. Eu sou fã de azaleias até comprei 2 mas não me parecem muito bem, estão quase sem folhas, talvez por tê-las comprado floridas e vindas da região sul (frio) e em floricultura. Mas tenho esperança de reação!!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|