Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 11:53 am Assunto: Leucena 15 anos desestilizada- atualização 30-06-11 |
|
|
Por recomendações estou postando espécie por escpécie aqui.
Segue uma leucena que ja esta comigo há 8 anos.
Reparem na casca como ficou envelhecida.:
vista por cima:
O que fazer agora?
Editado pela última vez por gpsabino em Qui Jun 30, 2011 7:37 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 6:55 pm Assunto: |
|
|
Muito bonita a textura da casca...
Se fosse minha eu faria uma poda na linha vermelha e formaria a copa com os quatro primeiros galhos. Não sei como é ao vivo, mas pela foto percebe-se que dá pra posicioná-los bem para formar um hokidachi...
 |
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 10, 2010 10:18 am Assunto: |
|
|
Olá, Ezequiel.
Você tem alguma experiencia com esse estilo para essa espécie?
Acho que por crescer bem rápido e ramificar com facilidade seria bem simples com podas constantes, certo?
Obrigado pela ajuda.
Mais alguém poderia opinar ? |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Sex Jun 10, 2011 11:13 pm Assunto: |
|
|
Olá sabino, estava pesquisando sobre leucena e achei esse tópico. Gostei muito do movimento do troco e sem contar no envelhecimento dele. Vc fez algo para envelhecer ou foi o tempo mesmo? _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 11:54 am Assunto: |
|
|
Olá, lucas!
Apenas e somente o tempo. Essa planta está comigo há um bom tempo. Logo posto as fotos do estado atual dela. Realizei a poda visando um hokidashi porém, por incrível que pareça ela soltou um galho continuando o movimento do tronco, pedindo para ser moyogi!
Abração |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 1:24 pm Assunto: |
|
|
Poxa eu ia sugerir isso kk. To na espectativa aqui, pq tenho uma que é muito novinha perto da sua kkk. _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 4:31 pm Assunto: |
|
|
Lutei anos para fazer moyogi com Leucena e os galhos de baixo vão definhando na medida que a ponteira cresce... Mudei para hokidashi, rs. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2011 5:15 pm Assunto: |
|
|
Belo material.
acompanhando.
abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 11:51 am Assunto: bonsai |
|
|
Um belo material, com uma ótima conicidade. Eu não cortaria no ponto em que o nobre colega Ezequiel indicou, mas eliminaria o galhinho que aparece no meio da curva, bem como o mais grosso logo acima dele. Replante ela numa posição mais inclinada para a esquerda, colocando o ápice em linha com a base, harmonizando melhor visualmente falando.
Arame os galhos, dando a eles um movimento levemente sinuoso lateralmente, para ficarem mais harmonicos com o tronco. Busque adubar adequadamente, cuidando de uma boa rega diária e sol pleno, para preencher mais o tronco com mais brotações, pois ela precisa de um bom numero de galhos com que vc formar uma estrutura aerea mais condizente. Fora isso, está de parabens pela planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 10:53 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Nicky, além do que fazer hokidachi com um tronco sinuoso como este, não dá prá querer!!!
A beleza desta planta esta exatamente neste tronco, sinuoso, enrrugado, envelhecido. Então é utilizar a ramificação para estilizar, reposicionar e estará aí um belo bonsai...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 8:46 am Assunto: |
|
|
Ficou um pouco estranho a minha colocação insistindo no hokidachi, concordo. Mas o que eu queria por em questão é que a espécie não se adapta (pelo menos na minha experiencia) a galhos espaçados como estes apresentados. A tendencia do primeiro é definhar a medida que o ápice se estica, dificultando a massa foliar inicial, necessária em um moyogi. Um moyogi baixo pode ser mais viável, com os ramos próximos e desfolhas frequentes, para conter o crescimento exagerado da espécie. Eu gosto da ideia do Ezequiel. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 7:36 pm Assunto: Atualizando |
|
|
Apenas uma atualização dessa planta:
Por enquanto vizando um moyogi, decidi continuar o movimento do tronco principal. ]Minha intenção é diminuir um pouco a inclinação para parte traseira. Mas isso farei no próximo transplante, no começo da primavera.
Mesmo nesse frio essa espécie não para de crescer!
Visão frontal:
<script></script><noscript> </noscript>
Visão superior:
Vista lateral direita:
Vista lateral esquerda:
Vista traseira:
<script></script><noscript> </noscript> |
|
|