FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus pla la e pra ca quem sabe possam me ajudar
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 27, 2011 10:06 pm    Assunto: Buxus pla la e pra ca quem sabe possam me ajudar Responder com citação

Ola pessoal,tenho este buxus a dois anos queria baixa-lo ao ponto que fique uns dois dedos da primeira bifurcação.O mesmo tinha duas copas e acabei podando a do lado esquerdo pra ver se brotava mais baixo,ainda bem que nao podei as duas.Capricho na adubação e rega pra ver se brota mais baixo mas nao estou conseguindo ate ja podei as folhas o mais baixo possivel no galho mas ele volta e o maximo que consigo é este resultado.O que poderia fazer pra chegar onde quero???.
.Esta é mais ou menos minha ideia mas como chegar ate ela??ja tentei de tudo e acho que ela nao sai daqui.Espero que tenha passado minha ideia.
.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 7:40 pm    Assunto: Buxus Responder com citação

Ola amigos,nada a declarar??
Abraços
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Andre, o buxus não aceita muito bem a poda drástica. Se você quer abaixar a brotação, deve ir fazendo isso aos poucos, e ao mesmo tempo exercitando a arte da paciência. Lembrando que um galho sem folhas nessa espécie costuma secar e morrer. Crying or Very sad Eu tentaria podar deixando cada galho com poucas folhas, mas sem deixá-los sem. Talvez uns 4 pares de folhas em cada um sejam suficientes para mante-lo vivo.

Seria bom que colocasse umas fotos dele como está para que os amigos aqui do fórum possam opinar melhor.

Seria bom tirar uma foto de cada lado da planta para visualizarmos melhor a distribuição dos galhos.

Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 6:16 pm    Assunto: Buxus pla la e pra ca quem sabe possam me ajudar Responder com citação

Ola Thiago,ela esta conforme esta foto e ja fiz esta tecnica de deixar 4 folinhas mas nao borta na parte baixa de jeito nenhum nao sei o que fazer,derrepente chao nela quem sabe,mas obrigado pela dica.
A braços
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2011 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, o chão sempre é uma boa opção, mas acho que ele, por si só não vai fazer a brotação baixar.

Acredito eu que associada à poda constante, uma adubação rica em nitrogênio facilitaria em muito o processso. Eu uso nos meus buxus o NPK 20-0-20. É um adubo muito forte, e deve ser administrado em doses homeopáticas, mas que, ao saturar o substrato de nitrogênio, estimula a brotação em toda a planta. Os meus brotam em tudo quanto é lugar. É até difícil controlar as brotações. Mas facilita escolher os melhores ramos. O resto vira estaca.
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 12:34 pm    Assunto: Buxus pla la e pra ca quem sabe possam me ajudar Responder com citação

Ola thiago obrigado pela dica vou tentar usa-la pra ver no que da.
Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Andre cadê a foto dela sem maquiagem?
O que foi colocado aqui sobre a dificuldade de baixar a parte verde do buxus é verdadeiro. Mas tem solução, mesmo tendo que ter paciência, não é tão demorado assim. gostaria de ver a foto dela sem maquiagem para não ficar orientando um pintura, o que é meio complicado...
abraço
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 9:03 pm    Assunto: Buxus pla la e pra ca quem sabe possam me ajudar Responder com citação

Ola amigo Elio e aos outros esta aqui meu buxus sem maquiagem pra ver se podem me ajudar a ela dar uma melherada se nao der pra baixa-la.
.
.
.Olhem,vejam o que acham e deem suas opinioes.
Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Andre, o grande erro foi ter retirado exatamente os galhos mais baixos, o que favorecia na época baixar a planta com mais tranquilidade e rapidez.
Agora, estes galhos baixos rebrotarem, não será fácil.
Talvez o caminho mais curto agora seria utilizar apenas uma parte desta copa e fazer um literati.
Para tentar baixar esta folhagem, eu escolheria um dos galhos com folhas, podando todos os pequenos galhos, mas deixando em todos eles algumas folhas ou galhinhos curtos mais baixos que tiver, deixando o outro galho como está. Esta intervenção faria este galho podado rebrotar não somente nos pontos de poda, mas também um pouco abaixo disso.
Quando esta nova brotação estiver com uns 4-5 cm de comprimento, procederia o mesmo com o outro galho. E assim iria alternando até começar obter brotações tronco abaixo. Este processo tem que obrigatoriamente ser acompanhado por alimentação farta para a planta. Faria isso simplesmente fazendo um falso replantio, sem mexer no torrão, para um recipente bem maior, com boa adubação.
abraço
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 4:17 pm    Assunto: Buxus pla la e pra ca quem sabe possam me ajudar Responder com citação

ola Elio obrigado pela dica do literati pois seria uma otima ideia talvez a melhor.olhando a primeira foto daria uma limpada nos galhos e troncos mortos e escolheria talves seguir pra direita e escolher a melhor copa de todas e conseguir a quebrada que o estilo pede,acredito que ficaria otimo inclinando a planta para o lado contrario se vou seguir pra direta tomba-la pra esquerda o que achas?
Abraços
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 4:47 pm    Assunto: Responder com citação

André, pensei numa coisa maluca, não sei se tem fundamento. Vai aí:
as plantas tendem a ter crescimento para cima, buscando mior luminosidade. No buxus parece estar complicado. O que acha se mantesse ela tombada, ou até com a copa abaixo do tronco para que assim estimulasse brotação mais baixa? Daí (isso se desse certo) deixava esta brotação desenvolver e podava logo acima dela. Sei lá.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 4:51 pm    Assunto: Responder com citação

Hum... Bem melhor agora olhando diretamente para a planta. rs Very Happy

Eu voto no literati também. Outro estilo seria muito complicado de se conseguir.

Agora... Olhando bem, eu fiquei com uma pequena dúvida:

Será que o buxus aceita alporquia? Ainda não vi nada falando dessa técnica para esta espécie.

Um abraço
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 6:24 pm    Assunto: Buxus pla la e pra ca quem sabe possam me ajudar Responder com citação

Ola amigo Elio seguindo minha linha de raciocinio e sua dica no literati segue uma humilde projeçao sendo o vermelho o galho retorcido para dar a quebrada que o estilo pede,junto com uma limpeza de tronco e a copa que é o verde,espero que tenha conseguido passar minha ideia.
.E é claro que o buxus plantado com uma leve queda para o lado contrario da curva do galho a planta para esquerda e a quebra do galho pra direita ou vice e versa vou dar uma analisada este final de semana para ver qual o melhor lado para seguir o trabalho. O que acharam????Pois é thiago tambem ja pensei em alporquia mas se ela ja é dififcil de brotar embaixo acredito que o alporque nao seria tao facil sei la,derrepente quem ja teve alguma experiencia assim podera dizer algo.Procurando algo na net olha so o que achei,penso em algo parecido como este do Ricardo Paiva que é simplismente lindo.
.
Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Andre, a questão do literati, se optar por este caminho, também não é tão fácil quanto se imagina. Atingir um bom equilíbrio e harmonia neste estilo não é lá tão fácil.
Outra questão é que fica estranho utilizar uma frente em que se veja o tronco totalmente reto, para somente lá em cima fazer uma curva em arco como o amigo mostrou: isso não fica bom.
Olhando a segunda foto postada sem pintura, sob este ângulo, o tronco principal tem alguma sinuosidade, o que já seria melhor. A curva da copa, mesmo podendo ser mais acentuada, tem que harmonizar com isso.
a inclinação do plantio, é sim primordial, para dar a impressão de que a planta já sai do solo com movimento. Então o caminho é por aí, mas vá devagar pois tem que ser muito bem estudado e feito sem pressa e sem mais ações drásticas irreversíveis.
Abraço
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 10:04 pm    Assunto: Buxus pla la e pra ca quem sabe possam me ajudar Responder com citação

Ola amigo Elio,estou a um tempao estudando a planta e t obrigado pela dica amanha no dia claro e sem chuva vou poder em fim dar uma boa olhada pra ela e ver o que pode ser feito e seus apontamentos aqui sao de suma importancia:
Paciencia,a sinuosidade da segunda foto,acurvatura da copa, o replantio e o fundamental acredito que se optar por esta mudança seria um dos principais trabalhos realizados por mim em sua companhia e supervisao pois se optar por realizar este trabalho acredito que praticamente nao tera mais volta ou pelo menos sera drastica e como voce mesmo diz podera nao ter mais volta,mas sabe que estou bem propicio a experimentar acredito que uma optima oprtunidade de avançar em meus trabalhos.Muito obrigado pelas dicas e amanha vou dar uma bela olhada pra ela e te direi o que irei fazer.
Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: