FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporque em Goiabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 2:20 pm    Assunto: Alporque em Goiabeira Responder com citação

Pessoal,

Num terreno ao lado da minha casa tem um linda goiabeira, bem antiga e com troncos bem parrudos. Tenho pensado em fazer um alporque nela, pois conseguiria assim um material com boa grossura e tonalidades incríveis que o tronco antigo desta espécie tem.

Algum de vocês já realizou o procedimento nesta espécie? Quanto tempo levou? Qual a melhor época para isso.

Muito obrigado!
Abraços

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 8:22 am    Assunto: Responder com citação

Algum amigo sabe me dizer a respeito? Embarassed

Obrigado!

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Roberto,
coloca fotos para a gente ver.
Abs., Paulo
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Pmaia, infelizmente ainda não tenho fotos da vítima, mas adianto que ela é linda. Very Happy Assim que tiver posto aqui para ouvir opiniões, mas queria saber mesmo se algum colega já teve experiência em alporquia com sucesso na espécie.

Não quero de maneira nenhuma mexer na árvore sem saber se há cases de sucesso. Li que existe esta possibilidade, mas queria ouvir alguém que teve experiência!

Abraços!

pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Roberto,
aqui no fórum tem o seguinte tópico que fala sobre o alporque.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9966&highlight=goiabeira

Não é muito, mas dá dicas que funciona bem.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo!

Desta espécie, eu nunca fiz, mas...Pitangueira sim, mesma família, creio que o tempo que se espera pra alcançar o resultado com as mirtáceas, é o que diferencia das outras espécies. Apesar de demorar, existe sim, a possibilidade. Se você for empenhado nos tratos, tipo, controlando a umidade do asfagno pra não secar, podar todo o resto da planta, deixando só o local da alporquia com folhagem, o resultado tb é bom, mas por ser uma árvore, este último precisa ser avaliado, às condições de tal prática.Um bom hormônio estimulante de enraizamento, tb dá um plus no desenvolvimento.Dois anos é um tempo pra um material de qualidade, e revisões, pra conferir se não regenerou o anel, o corte tem que ser meio aprofundado pra evitar que isso aconteça.abç
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Roberto ,
ja fiz um alporque em uma goiabeira na grossura de 1 braço ! nao fiz umbom alporque , sentido do esfaguino, hormonio , etc .. coloquei um vazo plantico coloquei terra ,e colocava agua raramente ..

Fiz em um lote em frete minha oficia ! retirei ele depois de 1 ano.. apesar de todo o desleixo, pro meu espanto enrraizou um pouco .. nao enrraizou mais pois a casca regenerou, mas mesmo assim cortei , e com pouquisima raizes coloquei ela em um vaso com areia e ate agora ja tem mais de 1 mes e meio nao morreu. creio que vai vingar!! esta trocando de casca e a unica folhas que deixei esta firme!

se voce fizer a alporqui e olha certinho e colocar Hormonio , dar a matutenção nao deixar regenerar, da umas raspadas fortes na madeira quando fizer o anel! com certeza com 1 ano pode cortar!!

Eu tambem fiz pelo galho todos cortado , com madeira velha , da um material legal para trabalhar! e pretendo fazer em outros, agora que vi que o resultado foi bom .. por sem um calibre grosso e pelo descuido do alpoque ter gerado raizes!

Manda bala na goiabeira ja !! nao vejo epoca para alporque tambem nao .. quanto mais cedo fizer mais rapido recolhe o alporque , minha tecnica de epoca e esta para alporqui.

abraço
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

PMaia, obrigado pela dica!

Marco e Gustavo, sinto-me encorajado com o relato de vocês! Assim que fizer o procedimento fotografo e posto aqui. Valeu o incentivo! Very Happy

Abraços!

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Roberto, tudo o que foi colocado aqui faz sentido. As mirtáceas são chatinhas em enraizar por alporque, mas a goiabeira é a mais camarada delas, respondendo bem ao procedimento.
Também é verdade que deve ficar monitorando para a casca não regenerar. aliás começa logo colocando um empecilho a isso: ao invés de retirar somente a casca no anel, procure retirar 1 mm de madeira também, todo ao redor, dificultando assim a regeneração da casca antes do enraizamento.
Quanto a melhor época é sempre o início da primavera. Com o pouco fluxo de seiva nas folhas do inverno, o enraizmento também é dificultado e dará mais tempo para cicatrizar antes de começar o processo de enriazamento... Espera um pouco e manda bala... mesmo fazendo uns 30 dias antes da primavera, já vai formando o calo para o enraizamento...
abraço
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Élio. Após este incentivo, com certeza vou fazer! Vou aguardar um pouco, estudar a árvore e onde pretendo aplicar e depois mostro aqui o procedimento!

Abraços

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: