FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida sobre germinação de sementes
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
TiagoSC

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 10:54 am    Assunto: Dúvida sobre germinação de sementes Responder com citação

Olá, pessoal. Tenho uma duvida quanto a germinação de sementes. Eu ganhei muitas sementes e andei pesquisando modos de germina-las, achei alguns modos para cada tipo de semente mas quero uma opinião de vocês.

As sementes são as seguintes:
-Sakura
-Acer japonês
-Pinheiro negro japonês
-Pinheiro italiano
-Pinheiro anão
-Ipê ( branco, amarelo, roxo e rosa )
-Flamboyant ( vermelho e amarelo )
-Jacaranda mimoso

O clima na minha cidade é bem quente ( Mossoró/RN ), sei q possivelmente as 5 1ª's não vou conseguir ter sucesso ( infelizmente Sad ) mas tinha que tentar assim mesmo. Que tipo de solo devo usar? Disponho de húmus, areia grosa, telha moída, pedrisco e 1 substrato que eu comprei na ideal bonsai composto de 50% terra preta, 20% tijolo moido, 30% pedrisco 04 mm e outro comprado em uma loja de agricultura que não sei bem a composição mas me parece uma mistura de terra preta, húmus e restos vegetais ( não acho q seja estrume pois não tem o "cheiro" característico ). Que técnica devo usar para cada uma? grato pela atenção. Very Happy
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 8:07 pm    Assunto: Re: Dúvida sobre germinação de sementes Responder com citação

thiago, eu andei tentando tbem, mas não deu muito certo aqui tbem é muito quente. eu acho.
Desisti pois se é tão difil germinar, imagine desenvolver rsrs!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Tiago, acho que voce deve tentar.

Nao conheco a maioria dessas sementes, mas sei que voce terá mais sucesso com o ipê, pois ele se dá bem no norte e nordeste.

Com muita luta eu conseguir fazer germinar uma semente de pera anju em uma mini estufa.

Pesquise sobre estufa, talvez seje mais indicado.

Isso é apena uma opiniao de um iniciante.
Sucesso com suas sementes! Smile

Isaac Newton
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

Opa!
este ano é a segunda tentativa minha com germinação de pinheiros negro...
no ano passado plantei 15 e sobrou 3 mudinhas... estão super-bem!

agora dia 10/6/11 plantei mais 25 sementes de pinheiro negro também... uma ja deu o ar da graça a uns 3 dias... foram 18 dias para germinar!! vamos ver oq acontece... plantei usando somente areia grossa e molho quando a areia começa a se secar... e deixo em um lugar q não bate sol direto mas tem bastante luminosidade... geralmente elas gostam...

o lance é arriscar... para quem gosta de ver as plantinhas nascerem e crescerem e não se preocupa em tempo é uma ótima prática! estou agora tentando pensar onde deixar elas quando crescerem, estou sem espaço... até pensei em fazer algo para deixa-las no telhado de casa Laughing

e mesmo diante de uma frustração continue tentando... =D

abraços e boa sorte pra vc!!
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
TiagoSC

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

Eu vou tentar mesmo, se essas falharem sou capaz de ir atras de novas semente pra tentar novamente, vou deixar elas no canto mais frio ( leia-se "menos quente" Confused ) da casa sempre pra ver se ajuda 1 pouco, é bastante ventilado e a umidade ajuda evitar o calor excessivo, eu já tenho algumas plantas que gostam 1 pouco de frio neste local, só tenho q ter cuidado pq 1/2 dia o sol entra direto ai eu tenho que por 1 telhadinho por cima delas, o resto do dia a luz bate na parede que é branca e deixa tudo bem iluminado mas sem bater nas plantas. To atras de técnicas que ajudem / aumentem as taxas de germinação, se elas ao menos germinarem eu já fico feliz.
TiagoSC

MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2011 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Então pessoal... Alguém pode me dar uma dica para melhorar a taxa de germinação dessas sementes?
TiagoSC

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

Bem pessoal... Colocarei aqui as instruções que vieram junto com as sementes para germinação. Leiam e me diga se ta tudo certo ou outros modos melhores.

¤ Acer japonês:
1º modo - Ponha as sementes de molho por 24hrs, coe, seque-as em papel toalha. Misture com 1 pouco de substrato ou papel de toalha úmido e leve a parte mais fria da gelareira por 60~90 dias
2º modo - Ponha as sementes úmidas em 1 saco zip-lock ( só as sementes ) e leve a geladeira.

¤ Pinheiro italiano ( Pinus pinea )
1º modo - Semear em substrato arenoso com regas espaçadas permitindo que o solo segue entre as regas. Plante em recipiente fundo por causa das raizes.

¤ Pinus mugo
1º modo - Semear em substrato bem drenado. Mantenha a úmidade até a germinação e depois diminua gradativamente esperando o solo secar antes de regar novamente.

¤Pinheiro negro
1º modo - Semear em substrato bem drenado. Mantenha a úmidade até a germinação e depois diminua gradativamente esperando o solo secar antes de regar novamente. Se ao longo de 30 dias não germinar estratifique as sementer por 2 meses.

¤Sakura ( Prunus serrulata )
1º modo - Semear a 1cm de profundidade sem substrado bem drenado e rico em materia organica. Regar sempre que estiver quase seco. Manter a sombra até brotra. Transplante para o local definitivo depois de 3 meses

¤Jacaranda mimoso
1º modo - Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 10-20.

¤Ipê
1º modo - Cubra apenas levemente as sementes com a mistura de terra com adubo, mantendo-as em ambiente semi-sombreado. A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. Durante a fase de crescimento, corte os brotos que surgirem na base da muda, pois concorrem muito em nutrientes. Quando a muda atingir cerca de sessenta centímetros, estará apta para ser plantada.

AS de Flamboyant veio com guia de germinação.
Máikal

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 4:45 pm    Assunto: germinação de acer Responder com citação

Pesquisando na net encontrei esse forum com um discussão bem legal sobre germinação de acer. Não estranhe o português pois o site é português.
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=41&t=102&start=25
TiagoSC

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelo link Smile Tirando a água quente e o tempo de molho esta igual a técnica do vendedor.
TiagoSC

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

Alguem? Shocked
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 1:39 am    Assunto: Responder com citação

APROVEITANDO O TOPICO ...

GOSTARIA DE SABER AO CERTO SOBRE A GERMINAÇÃO DO FLAMBOYANT, POIS TENHO UMAS SEMENTES E JAH PLANTEI ANO PASSADO E NAUM VINGARAM... Crying or Very sad

E TBM SE A EPOCA TA PROPICIA PRA PLANTAR ESSA ESPECIE E QUALQUER OUTRA TBM OU DEVE-SE AGURDAR A CHEGADA DA PRIMAVERA????
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 7:55 am    Assunto: Responder com citação

Opa, ontem um site publicou sobre quebra da dormência de sementes, neste link: Bonsai Juiz de Fora. Métodos de Quebra de Dormência de Sementes

é bem esclarecedor, não copio inteiro aqui por não ser autoria minha, mas vale a pela a vista.

Não tem algumas, a que conheço que não tem é a do pinheiro negro, que a dormência se quebra deixando na água entre 4 a 12 horas, já vi site indicando 24 horas. Eu deixei 24h esta ultima remessa minha, e em 20 dias elas já começaram a germinar...

abraços
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Tiago, vejo que já tem algumas informações. Smile
Apenas acrescentando um pouco sobre o Ipê: as sementes não precisam de tratamento special para germinar, mas você pode fazer uma escarificação para ajudar no processo. A germinação se dá numa boa, e como você viu, é só esperar alguns dias. Wink

Boa sorte! Very Happy

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
TiagoSC

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelo link Lrgullo, eu já até tinha visto uma lista parecida com esta. Minhas sementes de pinheiro negro deixei 24 hrs e agora estou esperando.

Olá Guilherme, eu realmente ia plantar as sementes de ipê, flamboyant e jacaranda sem fazer nada. Em que região da semente você me aconselha fazer a escarificação?
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

A escarificação deve ser realizada no lado oposto ao embrião, retirando-se apenas uma quantidade diminuta da casca da semente para facilitar a entrada de água.
É um opção, mas acho que a diferença entre o tempo de germinação de ipês, escarificados ou não, é em torno de 2 ou 3 dias (digo, o escarificado deve germinar de 2 a 3 dias antes do não-escarificado)... Então não é uma diferença muito considerável.

De qualquer modo, boa sorte! Very Happy

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: