FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda aqui pls
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
TiagoSC

MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2011 2:14 pm    Assunto: Ajuda aqui pls Responder com citação

Pessoal me da uma ajuda aqui com 3 dúvidas. Te tenho 2 sementeiras de 200 células aqui, cada célula possui 3x3x4 ( comprimento x largura x profundidade ), posso usa-las para germinar sementes de Sakura ,Acer japonês ,Pinheiro negro japonês ,Pinheiro italiano ,Pinheiro anão ,Ipê ( branco, amarelo, roxo e rosa ) ,Flamboyant ( vermelho e amarelo ) e Jacaranda mimoso? Obs: Células com formato de pirâmide.

Qual o tamanho recomendado dos furos tas telas que são postas nos buracos dos vasos?

Eu recebi de um amigo meu uma caixa com 1 tipo de musgo, ele falou que acha que era musgo asfagno mas não tinha certeza. Adlguém pode me ajudar a identificar com certeza que musgo é esse e como cultiva-lo para que eu possa usar em meus futuros vasos de bonsai? Se for o asfagno mesmo posso usar nos vasos?

Quem puder também me ajude nesse tópico sobre as sementes pls.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18406

Grato pela atenção.

Segue fotos das sementeiras, tela e musgo ( para ampliar bastar clickar nelas).

Editado pela última vez por TiagoSC em Dom Jul 03, 2011 2:19 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
TiagoSC

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Alguem? Shocked
Helio Mayer
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Sobre o musgo não sei, mas acho que dá pra GERMINAR as sementes, daí quando elas atingissem algum tamanho você trocaria pra uma bacia
abraço
TiagoSC

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 2:17 pm    Assunto: Responder com citação

Quanto +/- você acha que devo deixar as plantas na sementeira por quanto tempo / altura?
Helio Mayer
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

depende da planta, da época, mas eu mudaria quando tivesse com uns 7, 8 cm
TiagoSC

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 2:23 pm    Assunto: Responder com citação

Pensava uns 6cm mesmo por ai, mas acho q vou deixar mais tempo se a planta tiver crescimento acelerado por garantia.

Quanto a tela você acha que os orifícios estão de bom tamanho ou precisam ser maiores / menores?

Você em seus vasos tem musgo cobrindo? Sabe a espécie dele? Esse que eu tenho andei procurando fotos para comprar e achei 1 pouco parecido. Estou 1/2 atraz de usar eles pq são 1/2 grandes, em td foto de vasos q tem musgo é um baixinho esse tem 1cm em média. Bem... Se for asfagno mesmo ao menos vou poder reproduzir eles para usar.
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

Tiago,

Por acaso você já quebrou a dormência dessas sementes? Sem fazer um processo de estratificação adequado você dificilmente conseguirá fazer com que elas germinem.

EU utilizo esse manual para saber o tipo de procedimento que devemos adotar, espero que você tenha um bom conhecimento de inglês: http://www.forestresearch.gov.uk/pdf/fcpg018.pdf/$FILE/fcpg018.pdf

Quanto à sementeira, já me foi recomendado por um agrônomo que não utilizasse, pois segundo ele o processo de plantio é mais complexo. E sobre o musgo eu nunca houvi falar, acredito não ser recomendável, ele deve dificultar o crescimento da planta.

Abraços!
João Pedro
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
TiagoSC

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 2:46 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelo link João, na verdade eu ainda não fiz absolutamente nada com as sementes, estou a espera de mais respostas do pessoal para decidir o que fazer. Inglês não é lá um problema muito grande, vou dar uma lida em seu material e tentar assimilar o que der.

Quanto a sementeira acho q vou deixar mesmo para usar ela apenas para germinar as sementes de plantas nativas do jeito que sempre fiz, 95% da certo mas não vou arriscar as outras.

O musgo ( se for o mesmo que meu amigo disse que pode ser ) é o mesmo q utilizamos para fazer alporque. Eu já comecei a fazer uma cultura desse musgo com uma parte que separei, espero que funcione, peguei a "receita" na internet, se este não puder mesmo ser usado nos vasos ( acho q não é bom mesmo devido o tamanho dele ) ao menos vou poder fazer meu próprio musgo para alporquia e para plantar minhas plantas carnívoras. Very Happy
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Tiago,

Qto a sementeira vc pode usar sem problemas, inclusive ela é bem utilizada na germinação de pinheiros. A média de transplante é justamente em média de 6 cm e no transplante vc deve aproveitar p/ podar a raíz pivotante p/ que se desenvolvam raizes radiais p/ a boa formação do nebari (qualquer espécie). Qto aos ácers vc deve atentar p/ o processo de estratificação, pois as sementes ñ germinam sendo plantadas diretamente, vc deve acondicioná-las em um pote bem fechado ou saquinhos daquele tipo zip, apenas com uma pequena quantidade de areia úmida (só úmida, cuidado p/ ñ encharcar) e colocá-las na porta da geladeira por 90 dias antes do plantio, mas fique atento, pois pode ocorrer de algumas germinarem dentro do própria geladeira. As nativas em sua maioria ñ requerem muitos cuidados antes do plantio, pois estão acostumadas a nosso clima, porém o melhor caminho é pesquisar individualmente por cada espécie, nativa ou importada. Pesquise no google: exemplo - germinação de pinheiro negro - pois cada espécie tem suas particularidades.

Qto ao musgo, o esfagno ñ é utilizado p/ cobertura de vaso, pois é originários de locais encharcados , cm brejo e pequenos lagos é uma espécie subaquática, só usado p/ plantio de algumas sementes e alporque por sua qualidade de reter bastante umidade (tb pode ser usado na germinação dos ácers). Pode ser culitvado? Pode, mas ñ é tão simples e requer um bom espaço com boa iluminação, se a utilização for apenas p/ alporque e germinação compensa mais comprá-lo, o preço é baixo. O musgo utilizado na cobertura do vaso é esse comum que achamos em locais com pouca luminosidade e boa umidade, tipo aqueles calçamentos que sempre estão umidos, onde costuma escorrer água de chuva com constancia, claro existem várias espécies, mas basicamente é isso. tb atente p/ o seguinte, a cobertura do vaso nunca deve ser feita em 100%, p/ que o solo possa respirar e a rega seja por igual em todo o vaso.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
TiagoSC

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Eu andei pesquisando e já até plantei. Algumas estão em água, outras em água quente ( acer, achei uns 4 sites que falavam desse método com grande porcentagem de germinação então peguei 1/2 das sementes e estou fazendo isso, a outra 1/2 estão em água a temperatura normal ) e outra ja estão em potes com substrato ( ambos esterilizados ) na geladeira ou na sementeira.

Quanto ao musgo, estou cultivando-o, em questão de espaço aqui em casa é 1/2 apertada e com pouca insolação direta ( o que me preocupa muito por causa das futuras plantas ) só sendo direta 10:00 as 14:00 +/- o resto do dia o sol entra mas não tem angulo que bata nas plantas, só nas paredes cujas quais eu pintei d branca para melhor luminosidade. Vou tentar cultivar o que der, aqui só tem 1 local que achei asfagno a venda e comprei todos os pacotes disponíveis, se eu puder produzir um pouco já é lucro principalmente pq vou precisar de uma boa quantidade para cultivo de plantas carnívoras. O musgo pelo o que eu vi vai ser complicado achar por aqui, a taxa de chuvas por aqui é baixa e calor intenso, sem condições para musgos, no máximo acho lodo .-. Já procurei até na beira do rio daqui mas como é muito poluído... Vou procurar em outra cidade que eu vou que tem o ria mais limpo, quem sabe eu acho Confused
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Olá Tiago,

Qto a exposição ao sol, ela só tem que ser direta durante parte do dia mesmo, p/ a maioria das espécies, portanto pesquise as que mais se adequam ao espaço que possui. Mesmo que sob luz indireta, ou seja, o que chamamos de meia sombra, onde o ambiente fica bem iluminado, sem que o sol pegue diretamente amaior parte do dia, a maioria das plantas vai bem, veja bem, "com boa iluminação", portanto acredito que pelo que mencionou é bem viável o espaço que possui.

Qto a produção de musgo p/ cobrir o vaso dê uma olhada neste link: http://espacobonsai.blogspot.com/2011/02/producao-de-musgo.html

Para as carnívoras, tb já dei uma lida sobre elas há algum tempo e vi que realmente o melhor substrato é o musgo asfagno ou esfagno cm alguns chamam, porém vc pode adquirir este vi internet, por ser um produto bem leve o custo de envio é bem baixo, mesmo em gde quantidade. Veja o que se torma mais viável p/ vc e boa sorte, estarei torcendo pelo sucesso, aliás vou lhe pedir um favor, após as experiências que está realizando, me diga qual foi a taxa de sucesso de cada uma na germinação das sementes. Seria ótimo se vc registrasse o que está fazendo tanto via escrita com dats e observações, cm via imagens de cada fase. Onde conseguiu as sementes de ácer? Já estou a procura de sementes de procedência há algum tempo, mas está difícil um fornecedor fiável. Se desejar, podemos fazer trocas, tenho sementes de pitheco (a variedade que chamam de fêmea, ou seja, sem espinhos) e posso conseguir de caliandra, que vão muito bem a meia sombra, tem uma praça próximo a minha residência que deve ter 1 dúzia delas que ñ pegam sol direto o dia todo, pois ficam embaixo de árvores maiores e bem densas.

Natura Bonsai Brasil

TiagoSC

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Donegá,

Esse link que você me enviou é exatamente a mesma "receita" q eu usei para começar minha cultura. Smile

A questão do sol aqui o que me preocupa é que algumas plantas que eu planejo ter eu leio que elas tem que ter X horas de sol direto, estou torcendo que a 1/2 sombra e o período que o sol consegue entrar.

Eu estou anotando tudo que fiz inclusive "materiais" que usei, data entre outros. Estou doido atraz dessas sementes que você tem, principalmente as de calliandra, andei fuçando aqui a cidade mas não achei nenhuma. Sad Quanto as sementes de Acer eu consegui juntamente com as sementes de Sakura ,Pinheiro negro japonês ,Pinheiro italiano e Pinheiro anão comprando na IlhaBonsai, mas eu não recomendo esse vendedor, o prazo entre a compra e a entrega era para ser 10 dias e demorou 22 dias para eu receber minhas sementes, extremamente enrolado, o que é bem chato pois ele tem sementes de diversas plantas ótimas. As únicas sementes que vou ter para trocar seriam de alguma nativas como ipê, flamboyant, jacaranda mimoso mas se você quiser eu posso procurar sementes de arvores da minha região que você queira, basta me enviar dados como o nome e fotos da arvore e das sementes que eu posso tentar achar.
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2011 1:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Tiago,

Me mande seu endereço e assim que tiver sementes de caliandra disponíveis envio p/ vc, só ñ prometo agora, pois ñ sei se vou encontrar sementes nesta época. Qto ao site do Ilha Bonsai, valeu a dica, mas é tarde, já fiz ocmpra com eles e me arrependi e ñ fui só eu, além dos problemas de atraso nas entregas, elas vêm errado e as sementes raramente germinam. Dê uma olha neste link aqui do próprio fórum:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18348&highlight=

Qto ao sol, isso é um pouco relativo, relativo que digo é com relação ao tempo de exposição, ñ precisa ser tão rigoroso, porém atente p/ o seguinte, vc está está medindo a quantidade de sol nesta época do ano, ñ esqueça que o sol muda de posição conforme a estação, então a iluminação do cômodo pode aumentar ou diminuir.

Qto as experiências, gostaria mt se pudesse me enviar os resultados posteriores.

Me mande seu endereço via MP, as sementes de pitheco, tenho aqui algumas poucas disponíveis, tb ñ vou afirmar que estejam totalmente viáveis, pois já tem alguns meses da colheita, mas lhe envio assim mesmo e vc testa, ñ vou cobrar nada nem por estas, nem pelas de calliandra então ñ custa tentar.

Abraços.

Natura Bonsai Brasil

TiagoSC

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2011 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Donegá. Eu vi o link, até tem 1 post meu . Que pena que você foi enganado também, oque q aconteceu com você? Eu recebi as minhas apesar do atraso, mas depois de tanto ler sobre a baixa taxa de germinação das sementes da IlhaBonsai 1/2 que me desiludi quanto as que tenho aqui, estou fazendo tudo direitinho por garantia mas agora não tenho la muita fé em ter sucesso Sad

Quanto ao sol eu entendo o que você falou, atualmente a quantidade de sol que entra em casa fazendo uma estimativa só por cima esta em uns 45% de tempo comparando com a época que mais entra, começou a época de aumentar o tempo, agora só o que me preocupa é que o sol não frite as plantas .-. Vou ver se eu ponho uma tela por cima das plantas pra filtrar o sol quanto estiver muito intenso.

Os resultados assim que eu obtiver algum eu vou abrir um tópico para fazer 1 registro da minha planta desde semente, com todas que eu tiver vou fazer isso.

Obrigado pelas sementes ^^ Acho q ainda devem estar viáveis desde que você tenha coletada-as no tempo correto e guardado em local adequado, já ouvi falar em algum lugares que dependendo da especia sementes ficam boas por mais de um ano. Estou enviando o endereço por pm. Quando quiser sementes desta região só falar comigo que vejo o que posso fazer. Aqui na cidade tem uma especie de arvore que esta cheia de sementes, eu não sei exatamente qual é mas ela parece ser uma Catingueira / Gameleira ( Caesalpinia pyramidalis ), não sei se ela serve para para bonsai, mas as folhas delas medem +/- 3~4cm x 1~2cm ( comprimento x largura ), tem troncos grossos e quando alguém poda elas elas rebrotam bastante, altura varia entre 4 e 10m. Eu coletei algumas e plantei para dar um teste, se quiser posso lhe enviar algumas.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2011 7:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Tiago, sem querer jogar "agua fria na fervura", lamento dizer que as espécies: acer e pinheiro serão extremamente dificeis de germinarem, independentemente da maneira que proceda com as sementes. Ainda que consiga fazê-las germinar, não irão se desenvolver, face ao clima do local onde reside. Sad Sad

Não conheço Mossoró, mas conheço Maceió, onde reside nosso bom amigo Bergson. Ele até tentou, durante algum tempo, produzir mudas de pinheiro negro. Plantou milhares de sementes, que germinaram, mas quando estavam com uns tres cm, foram gradativamente secando, até morrerem todas, sem sobrar nada, nem para remédio. Rolling Eyes Rolling Eyes

Sugiro a vc buscar a germinação de espécies sabidamente mais ativas e com melhores chances de germinação e desenvolvimento, como aceroleira, jabuticabeira, pitangueira, e outras nativas da região onde voce mora, pois certamente deve haver muitas que ainda não foram aproveitadas para o cultivo visando formar bonsai a partir delas, bem como outras, que o pessoal da Associação Nordestina de Bonsai vem, sistematicamente, desenvolvendo há anos e que poderá, voce tambem, dar prosseguimento a elas.

Sei que muitas espécies são atrativas, mas o investimento, seja monetário ou de tempo e trabalho, não compensa, quando o resultado é pifio ou inexistente. Buscar alternativas de cultivo, por outro lado, possibilita que voce tenha exito em seu empreendimento, e o resultado, longe de ser ruim ou fraco, poderá surpreender até mesmo a voce, tenho certeza disso.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: