|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 5:49 pm Assunto: |
|
|
Não tenho muita experiência, estou começando a trabalhar com a espécie agora (logo a de bráctea roxa ), mas espero poder contribuir com fotos da internet.
Como podemos ver, a planta se adequa bem a vários estilos, se não todos.
 _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 8:43 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, não sei se tem a ver, mas eu já comprovei esse fato (fato que eu retirei da internet) por experiência própria: Plantei algumas estacas há alguns meses, de roxas, vermelhas e brancas, e por um pequeno acidente, arranquei uma das roxas da lata onde estava plantada há uns 15 dias. Qual foi minha surpreza ao ver que ela estava completamente enraizada, parecendo uma planta velha. A pesar de ter quebrado muitas das frágeis raízes, eu a replantei no mesmo lugar, e a bixinha nem sentiu, parece que nem foi com ela. Uma semana depois, a vermelha soltou várias flores, e está florindo até hoje, a pesar de eu tirar a maioria, para não desgastar muito a coitada. hehehe. Enquanto isso, a branca, que é a que eu havia plantado primeiro, nem deu sinal de vida ainda.
Abraços. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jun 17, 2011 6:31 pm Assunto: |
|
|
Eu também tenho uma branca, no chão, há 2 anos, está devagar quase parando............
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Dom Jun 19, 2011 10:24 pm Assunto: |
|
|
ai vai a foto da minha tenho mais 4 em trabalho
adubaçao
torta de mamona e farinha de osso 2 de torta pra uma de farinha
agua regada 1x por dia geralmente a noite.
nao e muito mais esta ai minha contribuiçao abraço
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 11:11 am Assunto: |
|
|
Thiago e Élio, então parece que as de cor mais clara respondem pior que as de cor mais escura. Li uma vez que a espécie glabra (onde a de cor vermelha é uma variedade), é mais resistente à frio e geada que as outras espécies.
Carlos e Guilherme, é isso aí, obrigado pela contribuição. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Editado pela última vez por Nikkei 100 em Qua Jul 06, 2011 11:03 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
Ramificação de galhos na Bouganvillea
As primaveras são ótimas plantas para iniciantes, uma das vantagens é seu crescimento e brotação acelerados quando comparado com outras espécies.
Após o crescimento do(s) galho(s), deixando na espessura desejada, podemos realizar dois tipos de podas, visando a ramificação do galho.
1. o primeiro, como vemos na figura, é a poda curta do galho, deixando cerca de dois entrenós (podemos considerar cada folha do galho como um entrenó) e podamos. De cada folha, nascerá um novo ramo (amarlo). A partir de cada ramo repete-se a poda curta do ramo até adquirirmos um formato do galho como se fosse uma "mão aberta".
2. esta técnica consiste em deixar o galho mais comprido, quase no comprimento desejado final. Do galho principal iniciam as ramificações como visto na figura. Esta técnica será descrita posteriormente em outrro tópico.
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 11:53 am Assunto: |
|
|
Técnica para estimular a ramificação secundária
(esta técnica foi postada pelo Élio de Curitiba)
Pessoal, aprendi que a desfolha, principalmente da Bougainvíllea, quando se quer ramificações secundárias, devemos adotar a seguinte técnica:
1. Selecione os galhos que vc quer que permaneçam
2.Tire a ponteira de todos os galhos, com a tesoura ou com a unha
3. Retire todas as folhas menos as duas da ponta.
4. No caso da Bougainvíllea, a retirada das folhas pode ser feita com as mãos que não prejudica as gemas latentes.
Em cada gema brotará um novo ramo, conforme se pode ver na foto.
abraço
No dia da desfolha
15 dias depois:
2 meses depos:
Postagem original: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16941&postdays=0&postorder=asc&start=0
_________________ _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Emerson
Registrado: 27/07/06 Idade: 57 Mensagens: 39 Localização: Curitiba
|
Enviada: Dom Jun 26, 2011 4:03 pm Assunto: Desfolha |
|
|
Quando faço a desfolha em minha planta, começo pelos primeiro galhos em baixo, pois com o tempo esses galhos diminuem sua brotação por causa da sombra dos galhos acima. Desse modo faço a desfolha e em alguns dias começam as brotações, é quando faço e resto da desfolha, pois agora com o sol nos primeiros brotos (em baixo)e a diferença de tempo de brotação no resto que foi desfolhado, aumentou mais a ramificação nos galhos de baixo. Pouca ramificação nos galhos geram folhas grandes. Achei válido o resultado. _________________ Gostaria de informações para acelerar crescimento de pinheiro-negro e acer tridente, obrigado. Qual é a melhor terra, etc. obrigado |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 27, 2011 10:30 am Assunto: |
|
|
Esta é uma excelente dica Emerson, com certeza vou utilizar.
Também tenho uma experiência semelhante. Tenho uma cujos galhos de cima se desenvolveram primeiro e tive o mesmo problema que citou: os galhos de baixo crescem menos pois recebem menos luz.
O que eu tenho feito são desfolhas totais dos galhos de cima, deixando os de baixo se desenvolverem mais.
Mas isso acarretou em folhas grandes nos galhos de baixo e os galhos de cima desfolhados já estão diminuindo o tamanho das folhas.
O tamanho das folhas serão corrigidos posteriormente quando os galhos estiverem mais bem definidos. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Editado pela última vez por Nikkei 100 em Qua Jul 06, 2011 8:22 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qua Jul 06, 2011 1:55 am Assunto: |
|
|
BELISSIMA MATERIA....
APRENDI MUITO MAIS SOBRE ESSA BELA ESPECIE...  |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 8:49 pm Assunto: |
|
|
A bouganvillea é uma planta fantástica!
É uma planta relativamente fácil de se cuidar:
-Pega extremamente fácil de estacas
-Aguenta bem a falta de água
-Tem um crescimento muito rápido
-Não é exigente quanto ao solo
-Se recupera muito bem de transplantes, desfolhas, drásticas, etc
...
Porém, há alguns pontos fracos:
-Odeia muita água
-Madeira apodrece muito fácil
-Necessita de várias horas diárias de sol (se houver pouca insolação começa rapidamente a definhar e pode até mesmo morrer)
-Lento desenvolvimento das raízes
-Estagnação de crescimento em vaso
...
Minhas experiências com esta espécie não foi das melhores porém, aprendi bastante com ela.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 10:49 pm Assunto: |
|
|
Lendo com muito interesse esta matéria.
Aliás, muito boa, por sinal.
Estou aprendendo muito mais hoje. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Ter Jul 12, 2011 7:52 am Assunto: |
|
|
Na semana passada um vizinho podou uma que estava bem grande em seu muro, e deixou os galhos cortados na calçada... eu olhei, namorei, olhei mais... e tive que deixar pois não tenho espaço... era uma roxa e ta bem florida faz tempo...
Mas muito bom esta postagem, bem completa, além de matérias prontas, experiências de várias pessoas... bem valioso!!
parabéns a todos!
Abraços! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 1:03 am Assunto: |
|
|
Uma grande dúvida que eu tenho a respeito da estaquia de primavera:
Qualquer galho (primário, secundário, etc.) que eu possa pegar da planta, se enraizará? Independente da altura que este galho estiver quanto ao nebari?
Deixar de molho no hormônio de raiz, é deixar esse galho de molho por 20 minutos no hormônio puro ou diluido?
abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 1:03 pm Assunto: |
|
|
Aguiar, a resposta à tua pergunta é sim e nem precisa hormônio.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|