 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jul 06, 2011 8:38 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nicky !!!!
Dê meus parabéns ao Lustosa (será que ele ainda se lembra de mim ?)
Gostei muito do trabalho, não me atrevo a fazer um parecido por falta de tempo para manutenção e espaço, mas que gostaria...ah !!!!! como gostaria !!!
Mais uma vez parabéns !!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Jul 06, 2011 9:21 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Ola Nickyfury,excelente trabalho gosto muito dest tipo de trabalho ate ja me arrisquei em alguns e estou trabalhando em outros logo postarei algumas fotos,mais uma vez voce nos brindando com otimos trabalhos.
Abraços |
|
Voltar ao topo |
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 8:56 am Assunto: |
|
|
Belíssimo trabalho 2 !!! _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 9:06 am Assunto: bonsai |
|
|
Como fui eu quem postou o trabalho do amigo Lustosa, devo primeiramente agradecer aos nobres colegas e amigos pelos elogiosos comentários. Fico imensamente satisfeito em saber que agradou e que possa ser usado como referencial para o desenvolvimento de seus próprios trabalhos. Isso é muito inspirador, sem dúvida nenhuma.
Prumo, em relação à sua crítica, devo salientar que existem diferentes maneiras de compor um penjing. Face a isso, há variantes, por assim dizer, que seriam algo parecido com os tradicionais estilos de bonsai, que todos nós conhecemos. Um dos "estilos", chamemos assim, de penjing é chamado de Penjing Landscape. Nessa variante, a paisagem é vista pelo observador, que se encontra em um determinado ponto, como algo à distância de onde ele está posicionado.
É preciso compreendermos isso com a visão oriental de ver, não com a ocidental. Isso se torna necessário por que nossa visão é limitada a uma perspectiva plana, isto é, em 2D: há alguns objetos reunidos dentro de uma bandeja e ponto final. Na visão oriental, Há uma árvore maior em razão da proximidade dela em relação ao pescador. A casa parece pequena demais para ele por que o pescador não está ao lado dela, mas sim na outra extremidade do rio onde esté pescando. A arvore menor existe por dois motivos: está mais próxima ao pescador, portanto justifica seu tamanho. Faz parte da composição para "fechar" a triangulação.
A visão triangular é uma caracteristica inerente ao bonsaista, não ao criador de penjing. Por isso, está presente nessa obra do Lustosa, que só pôde ser construída tendo esse parametro como regra, segundo a visão do autor, que segue a linha natural de construção japonesa, ainda que o tipo de paisagem explicitada seja caracteristicamente chinesa, incluso por seus elementos: plantas, pedras e miniaturas.
A perspectiva visual em profundidade é um elemento crucial para desenvolver trabalhos de qualidade, mas é preciso que o observador intua isso ao olhar o trabalho. Explicando em miúdos: se voce não "entrar" na cena, não usar um pouco de imaginação para "ver", não irá realmente ver o trabalho como ele se apresenta. A agua não está lá, presente, mas podemos "intuir" sua presença, devemos imaginá-la não ocmo um lago, mas como um pequeno riacho que serpenteia por entre as pedras, separando os espaços onde crescem as arvores.
A visão que temos que ter ao observarmos trabalhos como esse do Lustosa, ou outros realizados por outros artistas, é uma visão filosófica: há algo mais ali, que o olhar atento e observador deixa escapar, mas que a mente, ágil e perspicaz, capta. Há uma mensagem a ser lida nas entrelinhas: o espaço, ali, vai mais além que a nossa visão física entrevê.
Ao fazermos esse tipo de analise, iremos aos poucos "descobrindo" nuances, percebendo ritmos, descortinando algo oculto dentro da paisagem, que dessa forma fica um pouco mais rica, mais criativa. Não é um amontoado ao acaso de pedras, plantas e miniaturas, mas sim, uma linda composição, repleta de poesia e de vivacidade, premente e pulsante, como tudo mais na vida aliás. É preciso "ver" com os olhos da mente, para descobrirmos tudo isso numa simples paisagem.
Voltando às variantes chinesas de PENJING, algumas delas são composições isoladas, onde a planta tem o trabalho de "puxar" a intuição do observador e apresentar algo que não está à vista, mas oculto e um simples olhar não irá revelar isso logo de inicio. É algo como um quadro: está lá, mas poucos conseguem ver se não observarem atentamente, buscando os minimos detalhes. Parece algo complexo e de fato é. Ou, ao menos, não é tão simples quanto a arte do bonsai.
Precisamos considerar que a cultura chinesa existe há mais de cinco mil anos, enquanto a japonesa é algo recente, comparando. Por isso, a simplicidade alcançada num trabalho penjing só é simples aos nossos olhos ocidentais, mas tem outro alcance aos olhos orientais. Temos que melhorar, e muito, o nosso entendimento a respeito, se quisermos aprender algo com eles, nesse sentido. Veja alguns exemplos de penjing. Primeiro, a arvore como tema principal:
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2009/03/bonsai_penjing.jpg?w=450[/img]
Inserção de elementos: primeiro, rocha ou pedra (s):
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/imagem7-png.jpg?w=450[/img]
Rochas e miniaturas de animais:
Miniaturas humanas:
Rochas, miniaturas humanas e animais:
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/penjing_carmona_microphylla_rock.jpeg?w=450[/img]
Repare que na obra acima tem inicio a analise sobre perspectiva: o tamanho da pedra remete a uma montanha, que implica então no uso de uma arvore pequena e um animal em sua base, para transmitir essa idéia de proporcionalidade corretamente. Aqui, ainda não há o penjing landscape, pois não há uma visão em profundidade, apenas em relatividade: o tamanho de uma montanha em proporção com o tamanho da arvore e do animal que pasta próximo.
Voltemos ao tema "arvore". Podemos ter duas ou mais, que se somam ou que subtraem, uma da outra, a visão do observador. Tudo irá depender da intenção do artista, claro:
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/dyospiros-montana-ro-esteven.jpeg?w=400[/img]
Bem, melhor parar por aqui, senão o assunto cansa. Apenas ressaltando que há um sem numero de possibilidades e variantes de trabalho, culminando, por assim dizer, na variante que serviu de tema para esse post, o penjing landscape. Esse é, de longe, o mais divulgado e conhecido, tendo se tornado por assim dizer num cartão de visitas do penjing chinês, apesar de não ser a unica forma de expressão dessa arte milenar, como muitos pensam. A arte, aliás, é bem mais ampla e permissiva, em termos de criação, que geralmente nós ocidentais, conseguimos "ver".
A variante LANDSCAPE, ou em tradução literal: terra distante, implica no uso do recurso da proprocionalidade, perspectiva, ritmo, etc, podendo usar materiais os mais diversos, inclusive só pedras
Ou pedras e uma miniatura, que pode ser humana, animal ou ambas:
Sem árvores? Isso mesmo, sem nenhuma planta. Ou acrescida de algo, como uma base espelhada, para simular agua, ou plastico ondulado, para simular ondas no mar ou um rio agitado, etc:
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/pen-32.jpg?w=450&h=337[/img]
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/penjing_landscape.jpeg?w=450[/img]
Alguns trabalhos serão imensos, outros caberão na palma da mão: tudo dependerá da visão do artista no momento da criação de sua obra. E da imaginação do observador, em enxergar além da sua visão limitada:
PS: algumas imagens, principalmente as do site AIDOBONSAI, deixaram ser carregadas devidamente, mas podem ser visualizadas, bastando para isso copiar/colar, para que o texto possa ser compreendido integralmente. Tentei repor essas imagens, mas sem sucesso. Sorry!!  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO


Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 10:27 am Assunto: |
|
|
uau!
Sobre as imagens que não apareceram é só vc retirar tudo depois do .JPEG
normalmente vem instruções quanto a tamanho do site original algo do tipo "?w=450" que significa sua largura com 450px.... retirando já aparece normalmente como as outras
sobre a aula, peço permissão para fazer um arquivo pessoal offline... pretendo arquivar posts importantes como estes por assuntos a fim de futura pesquisa.
Abraços! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Roni
Registrado: 15/05/08 Mensagens: 67 Localização: Brasília/DF
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 6:41 pm Assunto: |
|
|
Grande Nick;
Como afirmou o Flávio, também conheço pessoalmente esta obra de arte de nosso grande bonsaista Francisco Lustosa, mas é sempre prazeroso revê-la.
Com relação a aula, parabéns, principalmente esclarendo as dúvidas sobre a noção de perspectiva, entre outras, no penjing. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO


Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 7:02 pm Assunto: |
|
|
Roni escreveu: | Grande Nick;
Como afirmou o Flávio, também conheço pessoalmente esta obra de arte de nosso grande bonsaista Francisco Lustosa, mas é sempre prazeroso revê-la.
Com relação a aula, parabéns, principalmente esclarendo as dúvidas sobre a noção de perspectiva, entre outras, no penjing. |
Realmente é o CARA!!!! bom pra todos tê-lo por perto.  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Becker 3.o PASSO


Registrado: 24/03/10 Mensagens: 575 Localização: Caçador-SC
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 9:31 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito do trabalho, só achei a casa um pouco desproporcional (pequena) ao tamanho do Chines pescador, mas ta muito bom.........  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
everardo
Registrado: 15/11/10 Idade: 52 Mensagens: 15 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 1:19 am Assunto: |
|
|
muito legal mesmo, admiro esse trabalho. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|