|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 10:13 am Assunto: |
|
|
Otoniel Santos escreveu: |
Caio!!realmente o mec sabe o que fala, rs eu também acho assim vai valorizar o tão raro movimento. também sou amante das jabus e estou louco pra poder trabalhá as minhas rsrs
vou acompanhar a sua!!! |
Olá Otoniel, isso mesmo, o Mac tem contribuído com diversas dicas que realmente fazem a diferença, essa
minha Jabu é uma das minhas paixões, por enquanto tenho somente essa, mas em setembro irei fazer yamadori de outras
2 pelo menos, mas essas duas são uns "monstrinhos" hehe, oque me chama mais atenção nas jabus é a semelhança da sua
coloração com algumas espécies de cobras, em especial a jiboia e a sucuri, e esse movimento que ela tem acho lindo (elogio
de pai não conta né hehe), mas é isso aí, obrigado por opinar e continue acompanhando que logo postarei mais fotos.
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 10:29 am Assunto: |
|
|
Moreno escreveu: | Dae Caio, muito bonita mesmo sua jabu, mas enfatizando oque a Angela falou acho que um dos lados que vc diz seria melhor se virasse frente
a arvore ao meu ver fica entranha "deitada" pra tras do jeito que esta, sem falar que sempre a arvore tem que ficar ligeiramente reclinada pra frente, como se reverenciasse o observador...
aprendi isso com o Elio rsrsrsrss.
Eu tenho um buxinho que tb tem esse problema e vai ser replantado na direçao correta e a tras acabou virando frente....
abraçao |
Olá Moreno, entendi oque quis dizer, mas já estou corrigindo esse "problema", estou transformando um dos lados em frente,
com isso ela ficará "deitada" para um dos lados, acredito que ficará bom, mas isso só estará definido em meados de setembro.
Obrigado por opinar e companhar.
Abraços _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 11:54 am Assunto: |
|
|
Atualização
Olá Pessoal
Estou postando esta foto para verem como o rescimento das folhas está bem acelerado, estas fotos foram tiradas uma semana
depois que postei a ultima foto (mostrando o início da brotação).
P.S. Mac já removi a raiz que mencionou, acho que dá pra ver na 1ª foto.
Abraço a todos _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 11:57 am Assunto: |
|
|
opa! cresceu bastante mesmo!! vc tem adubado ela??? as minhas estão praticamente dormindo... :/ mas estão saudáveis aparentemente!!
abraços e parabéns pelo exemplar! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 12:05 pm Assunto: |
|
|
Lrgullo escreveu: | opa! cresceu bastante mesmo!! vc tem adubado ela??? as minhas estão praticamente dormindo... :/ mas estão saudáveis aparentemente!!
abraços e parabéns pelo exemplar! |
Esse é o meu espanto, não estou adubando ela, vou começar a aduba-la hoje. _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 1:38 pm Assunto: |
|
|
Oi Caio,
Parabéns pela sua jabuti, ter este movimento de tronco é muito difícil de encontrar nesta espécie, principalmente quando são oriundas de viveiros onde a intenção dos comerciantes é alongar para crescer o mais rápido possível, por isso eles retiram os galhos mais baixos (que nos interessa) para que a planta se torne mais alta em menor tempo.
Concordo com Angela no sentido de mudar o ângulo de plantio, eu levantaria um pouco mais quando fosse reenvasar para valorizar mais este movimento e uma outra coisa que incomoda um pouco é a confusão de galhos que está na copa, o ideal teria sido vc ter feito uma seleção de galhos enquanto estava desfolhada, se vc olhar com calma verá que tem muitos galhinhos saindo do mesmo lugar e competindo entre sí, veja os melhor localizados e que poderão compor sua copa e retire os outros. Em bonsai, geralmente menos é mais (parece contradição né ?, rsrs). Outra coisa que poderia ter sido feita era o encurtamento dos galhos, eles estão muito compridos e principalmente, o espaço entre as gemas está muito grande, o ideal seriam menos galhos, galhos mais curtos e compactados, isso se consegue também fazendo a poda das brotações, sempre que houverem 05 pares de folhas vc poda no segundo par, com isso irá provocar uma nova e dobrada brotação, repetindo-se o processo vc logo terá uma copa bastante compacta sem aparentar confusão. Ainda em "minha opinião" este tronco poderia ser um pouco mais reduzido, pois começa com um lindíssimo movimento e depois fica um pouco monótono, reduzindo o tronco baixaria-se a copa e deixaria em uma proporção muito melhor, o problema é que teria que começar a copa toda de novo.
Bom, estas foram minhas opiniões, o que não significa estarem certas.
Abraços a todos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 2:05 pm Assunto: |
|
|
Se fosse minha eu começaria a copa de novo. O tronco é fino, em pouco tempo os novos galhos terão a grossura ideal. E com essa saúde, em dezembro, ela estará como está agora. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 3:38 pm Assunto: |
|
|
Ficou muito bom Caio... Mas ainda sobrou uma... hehehehe pelo menos é o q parece na primeira foto...
Agora é deixar a bichinha bem quietinha..... por pelo menos um ano pra se recuperar legal....
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 3:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Glauco, concordo com o seu ponto de vista, eu "vacilei" em não fazer a seleção dos galhos enquanto estava desfolhada,
mas isso é fácil de se resolver, tesoura neles rs, quanto a mudança na hora do reenvase, estou analisando qual seria o
melhor angulo e frente, mas para isso tenho que reiniciar a copa, pois como observado esta meio "confusa" mesmo, quando
eu fizer qualquer intervenção posto as fotos para vocês verem.
Abraços e obrigado por opinar
 _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 6:26 pm Assunto: |
|
|
Na minha opinião (olha q não é nem de loge experiente) esperaria até a a primavera e rebaixaria a copa eliminando o galho superior assim trazendo a copa pra baixo. |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 11:55 am Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Ficou muito bom Caio... Mas ainda sobrou uma... hehehehe pelo menos é o q parece na primeira foto...
Agora é deixar a bichinha bem quietinha..... por pelo menos um ano pra se recuperar legal....
abração |
Olá Mac, é sobrou uma ainda, fiquei meio receoso de ela sentir muito a retirada das duas ao mesmo tempo,
mas quando se recuperar... Tesoura nela hehe.
Abração e obrigado por opinar _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 11:56 am Assunto: |
|
|
Tiago R escreveu: | Se fosse minha eu começaria a copa de novo. O tronco é fino, em pouco tempo os novos galhos terão a grossura ideal. E com essa saúde, em dezembro, ela estará como está agora. |
Olá Tiago, pensei nisso também, mas por enquanto vou deixa-la se recuperar da remoção de algumas raizes
e da desfolha, quem sabe daqui a um mês.
Abraço e obrigado por opinar _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 09, 2011 1:30 pm Assunto: |
|
|
Otoniel Santos escreveu: | Na minha opinião (olha q não é nem de loge experiente) esperaria até a a primavera e rebaixaria a copa eliminando o galho superior assim trazendo a copa pra baixo. |
Olá Otiniel, todas as opiniões são sempre bem vindas e a sua é excelente, como falei anteriormente,
estou aguardando a recuperação total dessa minha Jabu, depois disso...
Tesoura nela
Abraço e obrigado por opinar _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 27 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Jun 22, 2013 12:01 pm Assunto: |
|
|
Como está a Jabuticabeira? _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|