|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 9:50 pm Assunto: Fim ou recomeço? |
|
|
Olá a todos!
Quem já me conhece deve ter percebido que parei de postar no fórum faz um certo tempo. O motivo? Bom, com o tempo fui vendo que meu novo hobbie não se adequava às minhas condições de vida. Moro em apartamento onde não bate tanto sol quanto deveria, o lugar não é tão ventilado quanto deveria, não tenho tanto espaço quanto deveria, enfim, há uma série de motivos pelo qual eu não teria condições de cuidar de várias plantas em minha casa, mais precisamente em meu quarto.
Após o início do outono (época em que menos bate sol no meu quarto) as plantas começaram a morrer em um ritmo de quase uma por semana, o que começou a me deixar preocupado. Busquei uma solução: deixar algumas de minhas plantas (as maiores) em um dos canteiros do condomínio e as outras (as menores) na janela de meu quarto. O que houve? Não deu nada certo. Vizinhos começaram a reclamar das plantas na janela e das plantas no canteiro e então, mais uma vez, as plantas voltaram para a estante que há em meu quarto, onde não bate sol nenhum. As poucas plantas que agora sobraram estão em péssimas condições.
Me vendo encurralado mais uma vez, tenho que decidir entre dois caminhos:
- Me livrar de todas as plantas, plantando-as em algum parque ou doando para pessoas que possuem jardins e também, dar um jeito de vender ou doar todos os vasos, ferramentas e da estante.
- Me livrar de todas as plantas, plantando-as em algum parque ou doando para pessoas que possuem jardins, me livrar da estante de aço, trocando por uma estante menor e mais simples, vender alguns vasos (principalmente os maiores) mas, recomeçar toda a coleção apenas com uma planta que eu amo e admiro muito : o Fícus Retusa, planta fácil de cuidar, que necessita de pouco sol ( ahááá ) e ao mesmo tempo, muito bela e interessante.
Não gosto de dizer isso mas, e agora, o que faço?
Abraços a todos do fórum!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 10:01 pm Assunto: |
|
|
Eu sei o que é ter que largar um hobbie por impedimentos de terceiros.
Eu criava certos invertebrados que não eram do gosto da minha irmã. Quando eu me mudei pra Curitiba tive que me desfazer da maioria _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 10:17 pm Assunto: |
|
|
É horrível ter de se desfazer de uma coisa que você gosta tanto... Por isso estou perguntando para o pessoal do fórum o que fazer afinal várias cabeças pensam mais do que só uma.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 10:38 pm Assunto: |
|
|
iaew garoto, blz?
Eu Recomendo que vc não desanime, olha só como eram minhas prateleiras;
Eu tinha duas dessas, uma em cada uma das duas janelas que pegavam mais sol.
depois eu passei uns produtos pra ipermeabilisar a leje da minha casa, tirei o telhado e fiz um viveiro.
Agora posso ter algumas especies que dependem mais de sol, tipo pinheiro negro e alguns juniperus... coisa que eu não tinha antes pelo mesmo problema que vc tem. E$se fim de semana vou dar o 4º up grade no meu viveiro e assim vou melhorando a condição de cultivo.
Resumindo, com o tempo agente vai se adaptadando a realidade ou arruma uma solução com aquele internacionamente famoso jeitinho brasileiro....
e como bom brasileiro, não desista!
abraços
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai
Editado pela última vez por Filipe Henrique em Qui Jul 07, 2011 10:51 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 10:45 pm Assunto: |
|
|
Muito legal o que você fez apenas para poder dar mais espaço a seu hobbie! Isso sim é que é amor pelo bonsai!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 10:50 pm Assunto: |
|
|
SIm,
mas não daria pra vc por uma prateleira na sacada da sua janela!?
se for viavel, da pra vc resolver parte do seu problema a um custo baixo.
derrepente vale a pena tentar.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 10:54 pm Assunto: |
|
|
Aí é que tá, meu apartamento não tem sacada... _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 12:38 am Assunto: |
|
|
OLA PEDRO...
UMA MANEIRA FACIL, SERIA SE MUDAR IR AH UM LOCAL MAIS FAVORAVEL AO HOBBY...RSRSRSRS BRINCADERA
NO SEU APARTAMENTO NAUM TEM LAJE COMO O NOSSO AMIGO FILIPE MOSTROU ????
DAH PRA VER Q SUA SITUAÇÃO TAH DIFICIL E UM POKO E MAIS COMPLICADA AINDA PRA MELHORAR...
AS VEZES SE VC PUDESSE COLOCA-LOS EM CASA DE PARENTES OU AMIGOS PROXIMOS Q VC POSSA VISITALOS DIARIAMENTE TBM EH UMA ALTERNATIVA...
ABRAÇOS...
E ESPERO Q SUA SITUAÇÃO MELHORE... |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 10:05 am Assunto: |
|
|
Olha Pedro, existem algumas espécies que se adaptam bem a pouco luminosidade. Penso que poderia focar sua coleção nestas espécies.
Com um pouco de pesquisa e coragem você conseguir.
Não desanime.
Abraços _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 10:31 am Assunto: |
|
|
Fala ai Pedro...[
Cara vc tá igual a mim. Eu moro em uma apartamento sem sacada tb... mas ai veio uma solução....rs....
Eu pedi um espacinho na casa da minha mãe.... ela cedeu.. e até rega pra mim quando eu não posso ir lá....
Tem outro amigo daqui de sp.. o Marcio Donegá que tb mora em apartamento e deixa na casa do pai..
Então ai fica minha dica, vc pode pedir para um parente, seu avô quem sabe... Essas pessoas geralmente adoram plantas....
Veja se vale a pena....
Um abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 10:40 am Assunto: |
|
|
Pedro, e se te associasses a um viveiro de plantas ornamentais da tua cidade, Sorocaba?
Daqui a pouco o pagamento de um aluguel de valor simbólico...
Algum amigo com terreno que te dispusesse algum canto pra "guardar" as plantas?
Sítio ou chácara de parentes?
Não desista!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 12:13 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro
Cara é realmente muito difícil quando isso acontece com a gente, ainda mais quando se trata de coisas vivas, a tempos tive que
desfazer de uma criação de ratos de laboratório, meu pai não gostava nem um pouco, mas hoje graças a Deus estou podendo
me dedicar a outro hobbie, que por sinal é bem mais gratificante, não desanime, faz como os outros amigos aconselharam,
procure algum amigo ou parente que possa te ceder um espaço, ou mesmo um viveiro como o amigo Renato falou, mas não
desista, caso não consiga o espaço necessário faça uma seleção das tuas plantas e fique com as que mais se adaptam a falta
de sol.
Eu já estou sofrendo por antecipação, pois tenho um excelente espaço aqui em casa, mas daqui a mais ou menos 2 nos
vou me mudar pra SP e não sei se terei um "cantinho" destinado para os bonsai, mas enquanto isso não acontece, vou me
dedicando e selecionando os exemplares que provavelmente irei levar comigo na bagagem.
Abraços e boa sorte _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 1:30 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos!
Bom, respondendo a cada alternativa dada:
- Casa de parentes:
Aqui em Sorocaba eu tenho vários parentes pelo lado de minha mãe, porém, por motivos pessoais é inviável eu levar minhas plantas para a casa de algum deles.
- Casa de amigos:
Perto de casa não há nenhum amigo meu, a maioria mora perto da minha escola que no caso é relativamente longe.
- Laje do apartamento:
No meu apartamento tem sim uma laje porém a entrada de moradores lá não é permitida por questões de segurança.
- Viveiro:
Está é uma boa dica! Há um viveiro que eu sempre visitava e acabava fazendo uns "servicinhos" por lá (sem cobrar nada, apenas por lazer) como transplantar algumas plantas, podar, descarregar a terra do caminhão, etc.
Eu parei de visitar o local pela estação, já que no outono e no inverno não dá para mexer muito com as plantas.
A dona do lugar é muito simpática, porém não sei se seria legal eu chegar lá e pedir um lugar para deixar minhas plantas...
- Espécies que se adaptam à falta de luminosidade:
Seria um dos melhores caminhos, como eu disse, eu poderia cuidar apenas de Fícus, uma espécie que adoro!!
Abraços a todos!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 1:39 pm Assunto: |
|
|
Então Pedro... luz no fim do túnel começou a aparecer...
Conta pra gente como foi com a Dna. do viveiro!
Boa sorte! _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 1:53 pm Assunto: |
|
|
EH A LUZ NO FIM DO TUNEL TA APARECENDO MSM...
NAUM CUSTA VC PEDIR PRA DONA DO VIVEIRO TE DAR UMA MÃO, JAH Q VC TBM JAH AJUDOU ELA...
TORCEMOS POR VC....
ABRAÇOS... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|