|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sáb Jun 25, 2011 10:59 am Assunto: JAMELÃO... |
|
|
OLA caros floristas...
VENHO MOSTRA MINHA PRIMEIRA MUDA DE JAMELÃO QUE OBTIVE POR MISHO NO COMEÇO DO ANO...
FOTOS...
VISÃO SUPERIOR...
E O DETALHE DO ''NEBARI'' ACHEI MUITO INTERESANTE...
BOM É ISSO E AGUARDO OPINIÕES, CRITICAS O QUE VIER EH BEM VINDO
ABRAÇOS...
T+ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 9:04 am Assunto: b onsai |
|
|
Aproveite enquanto a muda está bem novinha e passe um arame pelo caule, fixando uma ponta bem no fundo do vaso, envolvendo todo o caule de forma a dar a este um bom movimento sinuoso, deixando-o mais atrativo. Lembrando que a sinuosidade não deve ter formato de mola, mas sim com volteios para todos os lados, um pouco alongados, para resultar em algo mais atrativo visualmente falando.
Fique atento: essa espécie tem um desenvolvimento rápido, engrossando bem nos primeiros anos, de forma que o arame deve ser retirado tão logo perceba que começa a marcar o tronco. Se não o fizer, as marcas do arame não sairão mais, deixando um resultado ruim ao observador, depondo contra o cultivador, inclusive. Na primavera, passe a muda para uma bacia plastica grande, de no máximo 10cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante, o que irá permitir um cultivo controlado e um engrossamento maior do caule mais rápido. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 1:06 pm Assunto: |
|
|
COMO O NICKYFURY ME FALO PRA FAER UMA INTERCENÇÃO SINUOSA NESSE JAMELÃO, ESSA SEMANA REALIZEI COM A UTILIZAÇÃO DE ARAMES (O DETALHE É Q ESSA É A MINHA PRIMEIRA VEZ UTILIZANDO ARAME NOS BONSAIS, ESPERO Q TENHA FIKADO BOM )...
AS FOTUS
ESPERO Q TENHA FIKADO DO JEITO SUGERIDO, E ESPERO Q GOSTEM...
E GOSTARIA Q ALGUEM ME FALASSE A POSSIVEL CAUSA DAS PONTAS DAS FOLHAS ESTAREM ASSIM QUEIMADAS...
ABRAÇOS... |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 1:22 pm Assunto: Re: JAMELÃO... |
|
|
Casagrande. quanto as folhas não tenho certeza mas quanto a sinuosidade do tronco ficou show!!!
Vai dar o q falar no futuro. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 2:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ficou bem melhor a apresentação da planta. Para garantir um retorno mais interessante, quanto à visualização, pegue uma tesoura de pontas finas e corte fora todas as folhas grandes, mantendo apenas as mais novinhas e menores. Corte no pecíolo (talinho) próximo da folha, não do galho, ok?
As pontas queimadas podem ter diversos fatores, sendo um deles o excesso de adubação. OU de rega, ou ainda de geada ou frio intenso na madrugada. Fique atento a essas possibilidades, para salvar a planta, pois a incidencia constante desse tipo de ocorrencia pode levar à morte da planta inclusive. O solo não deve ficar encharcado, devendo secar bem entre uma rega e outra. Não é preciso regar todo dia, mas apenas quando o substrato estiver seco ou apenas levemente umido, abaixo da superficie do solo. Não se rega quando a superficie seca, mas sim, quando abaixo dela, uns tres ou quatro dedos no meio do substrato começa a secar é que repete a rega, em se tratando dessa espécie.
Adubação muito intensa tambem não resulta em planta maior ou com tronco mais grosso. A planta só irá absorver a quantidade de nutriente de que necessita, sendo o excesso então prejudicial, vez que favorece asfixia nas raizes capilares, que morrem. Ao morrerem, comprometem a nutrição da planta, vez que ela está em desenvolvimento e com menos raízes tenderá a secar as extremidades, como forma de conter o excesso de energia dispendido nelas, o que não só irá atrasar o desenvolvimento como um todo, mas poderá levar à morte da planta tambem.
O frio é um fator negativo ao cultivo dessa espécie, que não está habilitada, como outras espécies, a suportá-lo adequadamente. Quando a temperatura caí, durante a madrugada, ou com uma pequena carga de material gelado, como granizo ou geada fria, há uma inversão térmica muito rápida, acarretando queima nas extremidades das folhas, uma reação de defesa da planta. Tambem aqui há a possibilidade de perda maior, podendo acarretar a perda total da planta, se a incidência não for suportada de acordo, ou se tornar intensa e repetida. No caso, resguardar a planta, protegendo-a em local coberto e seco é o melhor.
Essas situações exigem, por parte do cultivador, maior atenção. Por vezes, ao cultivarmos uma nativa qualquer não atentamos para esses detalhes, achando que por serem nativa estão aptas a suportar alterações climáticas adversas ou excessos de nossa parte, sem contrapartida negativa como as que ora se verificam nas folhas da planta. Mas não é assim que funciona. Sugiro ao nobre colega fazer uma pesquisa no google, aprofundando um pouco seu conhecimento, sobre botanica principalmente, mas tambem quimica e fisiologia vegetal, de maneira a buscar conhecimento fora do forum, para aprender como lidar corretamente com o cultivo de suas plantas.
Tanto voce, quanto elas, só terão a ganhar com isso, tenha certeza. Pesquise, por exemplo, informações sobre caule, raizes, folhas, estemas, estomatos, tipos de plantas, clima, cultivo de arvores, etc. O importante é munir-se de conhecimento que permita esclarecer dúvidas tão logo surjam, pois nem sempre há resposta exata e imediata nas paginas do forum. Fazer bonsai pode parecer algo fácil, mas é mais fácil quando temos conhecimento técnico sobre a fisiologia geral das plantas que cultivamos, o que irá retornar em forma de arvores adequadamente cultivadas e cuidadas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 2:59 pm Assunto: |
|
|
OBRIGADO OTONIEL E NICKYFURY...
EU MSM JAH PERCEBI Q A PLANTA FIKOU NUM ASPECTO VISIVEL BEM MELHOR DO Q ANTES...
PODE DEIXAR Q HOJE MSM EU IREI FAZER ESSA DESFOLHA DAS FOLHAS MAIORES, DEIXANDO SOH AS PEQUENAS....
SOBRE O CASO DAS FOLHAS EU NAUM AXO Q DEVA SER POR CAUSA DO FRIO JAH Q AKI NA BAHIA NAUM TEM GEADA E NEM GRANIZO, E AS TEMPERATURAS NA MADRUGADA NAUM SAO MUITO BAIXAS, MINIMAS DE 15 GRAUS C... PODE SER UMA ALTERNATIVA DESCONSIDERADA...
CASO SEJA ADUBO TBM AXO Q NAO POIS COMO ENTRAMOS NO INVERNO DIMINUI A QUANTIA E A FREQUENCIA PRA 50 DIAS APROXIMADOS ENTRE UMA E OUTRA, E SEMPRE ADUBAANDO NAS QUANTIDA DA METADE RECOMENDADO...
AGUA... PODE ATE SER POIS REGO TODOS OS DIAS, POR QUESTAO DO SOL EH UM POKO FORTE AKI E SE EU MOLHAR DIA SIM, DIA NAO TODAS JAH APRESENTAM MURCHA, VALE CITAR Q ELA FIKAM DEBAIXO DE UMA ARVORE (UM PE DE JAMELÃO) NOS HORARIOS MAIS QUENTES DO DIA SEM PEGAR SOL...
O SOL BATE NAS MINHA PLANTAS DA 7:00HS ATE 11:00HS APROXIMADO, E A TARDE APARTIR DAS 3:00HS...
E EU COMO ESTUDANTE DE AGRONOMIA ... SEI UM BASICO DE FISIOLOGIA, RAIZ, CAULE, FOLHAS ETC DAS PLANTAS...
MAS MSM ASSIM IREI PESQUISAR MAIS SOBRE A ESPECIE...
ABRAÇOS... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|