Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GAVAN
Registrado: 20/03/07 Idade: 57 Mensagens: 74 Localização: Porto Uniao - SC
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 9:06 am Assunto: Tabela de Cultivo de Pinheiro |
|
|
Olá pessoal.
Achei na Net essa tabela de cultivo de pinheiros feita pelo Mario Komsta. Como todos nós temos dúvidas sobre esse assunto acho que ela vai ajudar bastante. O detalhe é que ela foi feita baseada nas condições climáticas européias. Para a nossa realidade seria preciso modificar os meses dela. |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 9:15 am Assunto: |
|
|
ja vi esta tabela, e teria q ver com algum expert em pinheiro, pq me parece que simplesmente mudar os meses não daria assim tão cronologicamente...
mas seria bem legal um ajuste para o Brasil... e até se for pensar... por região muda bastante...
vou acompanhar =D
abraços! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 10:55 am Assunto: |
|
|
Gostei da tabela, mas também acho precisava da opinião de alguem com experiência em pinheiros pra ver como adaptar ao nosso clima.
Sigo acompanhando! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 5:05 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, conheço essa tabela. É bem pratica. Explica as intervenções: Metsumi, Mekiri, Hanuki e Mekaki. No caso do PN devem ser seguidas durante o ciclo anual, sem pular etapas. Para a região sul, especificamente, é só acrescentar 6 meses e...........tá valendo.
Outubro: Poda parcial das Velas
Janeiro: Poda total das velas
Março: Seleção dos novos brotos, deixando apenas 2, (Não em fevereiro como está na tabela)
Junho: Eliminação das agulhas velhas e aramação.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 6:07 pm Assunto: |
|
|
Legal _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 08, 2011 11:16 pm Assunto: |
|
|
então ficaria assim a tabela??
coloquei em vermelho justamente por não saber se está correto, assim que confirmado coloco em preto...
aproveito para perguntar... eu posso fazer o metsumi em mudas com menos de 2 anos, iria prejudicar o crescimento do pinheiro negro?
abraços e valeu!! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 09, 2011 12:12 am Assunto: |
|
|
Lucas, é isso aí. Só que nem sempre dá pra fazer o Mekaki em fevereiro pois muitos brotos ainda não estão prontos. Assim, é melhor fazer em março.
Repito, isso aqui no sul.
abraço
Elio _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 09, 2011 1:31 pm Assunto: |
|
|
certo! legal...
é talvez poderemos esperar alguem do sudeste, depois alguem do nordeste e assim fazer por regiões... mas legal!! valeu pelas dicas!!!
abraços! _________________ Lucas Gullo
Minhas mudas
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 11:50 am Assunto: |
|
|
Valeu Lucas!!!
Tava doido procurando uma tabela dessas para aqui no Brasil...
Só para constar, como é o clima aí na sua cidade? _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Dom Set 04, 2011 9:59 am Assunto: |
|
|
Teria algum amigo com experiencia com a espécie, para disser se posso seguir a tabela aqui na região sudeste, seguindo o exemplo da região sul ?
Att
Cesar |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 9:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Creio que não há nenhum impedimento nisso, pois seguimos todos as indicações ministradas em cursos pelo Mestre Hidaka, e o resultado é sempre ótimo. O ideal é testar, para ver como funciona e se o resultado é mesmo adequado ao que se apregoa, usando as informações de acordo com a tabela. Lembrando que o clima em nosso país é o mesmo em todo o território nacional, com extremos no sul (que neva, cai granizo e geadas fortes) e no nordeste (com calor maior e mais intenso, embora com umidade mais alta que no centro oeste).
No centro oeste, particularmente no DF onde moro, o clima seco e de baixa umidade requer que o pinheiro receba uma dose extra de agua sobre sua massa verde nas duas semanas subsequentes ao trabalho executado nela, para evitar a desidratação excessiva. A baixa umidade é um fator preocupante na maior parte do ano, por aqui, mas realizo as intervenções sem nenhum problema de recuperação, atentando para a rega. Além disso, só devemos trabalhar no pinheiro se ele estiver saudável e com brotações vigorosas, conseguidas com o uso correto de adubação, organica ou não. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 8:20 pm Assunto: |
|
|
Ok Nicky , obrigado pela ajuda mais uma vez!!!
Att
Cesar |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 11:07 pm Assunto: |
|
|
Marcando o tópico! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Set 21, 2011 8:26 pm Assunto: Tabela |
|
|
Alguem sabe informar todos os nomes destes processos a serem realizados em japones.
Apenas por uma questão de estética e estudo quero deixar registrado nas anotações os procedimentos realizados juntamente com a época.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 10:49 pm Assunto: |
|
|
Edmilson, estão em vermelho na tabela. Por ordem: Metsumi, Mekiri, Mekaki e Hanuki.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
|