FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Thuia azul
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 5:55 pm    Assunto: Thuia azul Responder com citação

Amigos do Atelier, estou iniciando neste fórum e gostaria de apresentar esta planta para avaliação dos amigos. Calculo estar com cerca de 16 anos, aramada e transplantada há cerca de 2 meses. Já ouvi que esta espécie não tem muita longevidade como bonsai, mas gostaria que opinassem tanto quanto na sua forma quanto na sua saúde. Obrigado desde já.

Editado pela última vez por joão josé em Qua Dez 16, 2009 10:08 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 17, 2007 8:06 am    Assunto: Responder com citação

Up!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 17, 2007 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

João, maravilha de bonsai. O pessoal não gosta muito desta espécie pois as folhas tendem a secar no interior da árvore.
Mas o seu, com a distribuição e distâncias entre galhos, está muito bom.
Já v´vários bonsai desta espécie lá no Japão que são de cair o queixo, inclusive bosques.
Parabéns.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 18, 2007 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Pois então, o primeiro galho foi perdendo as folhas lentamente, secando por completo em alguns meses. O segundo está indo pelo mesmo caminho. Gostaria de saber se somente a poda do ponteiro deve ser o suficiente para fortalece-los ou há outras dicas. E obrigado pelo elogio Very Happy
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 11:20 am    Assunto: Responder com citação

Olá João José,

Obrigado pelo seu post no tópico que iniciei sobre a Tuia Azul.

Vou tentar lhe passar o que aprendi neste último ano tentando revigorar está planta.

Qto a tendência apical e o secamento das folhas, vc deve podá-la através de pinçagem durante toda a fase de crescimento, retirando os novos brotos, foi assim que consegui a recuperação da minha, porém cm ela estava demasiadamente mal tratada, acabou por perder td a massa verde interna, que já chegou seca a minha casa e pelo que vi realmente ñ há nova brotação.

Outra coisa é que ela gosta de solo áido, ou seja, com boa quantidade de nitrato, que se consegue utilizando um fertilizante equilibrado de forçla total: 20-20-20, a meia dose da recomendada pelo fabricante.

Tb gosta de solo orgânico, na mistura, segundo o estive pesquisando é necessário se colocar de 30 a 40% de turfa.

Ainda ñ fiz o transplante da minha e estou aguardo, mas p/ o final do inverno, devido a dormência.

Espero ter ajudado.

PS: essas informações só consegui em sites em inglês.

Vou ficar monitorando teu post p/ ver a evolução.

T+

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 09, 2010 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá, estas dicas vão ser muito valiosas. Ela, atualmente, está muito fraca, preciso trocar o substrato com urgência e estas dicas serão fundamentais!! Valeu!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 10, 2010 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Olá João José,

Aguarde pelo menos até a metade do outono p/ o transplante, onde a estação já estará mais estável e a dormencia já terá iniciado, procure preservar a maior parte possível das raízes finas que alimentam a planta, segundo informação tb lida em matéria, ela ñ gosta de poda drástica das raízes.

Cm disse vou aconmpanhar a evolução, se puder poste novas fotos.

Abraços.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, como trabalhei ela nestes ultimos dias, resolvi fazer um resumão da evolução:

No início, há 9 anos...

Perda do 1° galho...

Há dois anos

Teimando em secar:

Gosto do nebari

Aqui foi no encontro do "bonsai caipira" no dia 03/07

Mas como eu sou teimoso, kkkk, vamos aramá-la de novo. Vamos ver quem é mais teimoso, ela ou eu!!

E hoje eu acabei de aramá-la. Vamos aguardar a primavera e encontrar um vaso grande, tipo suiban para ela.

Arrisquei um pequeno enxerto. Se funcionar, faço mais. Só assim para salvá-la.

Se alguém puder me dar mais dicas para melhorá-la, agradeço, muito!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ota planta que curte dar uma secada hein? É praticamente impossível mante-la 100% verdinha!

Mas essa sua planta me surpreendeu! Impressionante como ela está bonita e saudável! Parabéns!

Abraços!
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

9 anos comigo, mas tem 17 anos em formação, Pedro. Sou muito relaxado com ela, esqueço das pinçagens, marca o tronco muito fácil com aramação, os ramos tendem a se verticalizar, não rebrota internamente, ficou sem luz solar o ramo seca... difícil!!!!

João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

OPA !
Excelente, acabei de adiquirir uma de 2 anos,
estarei acompanhando os minuciosos detalhes.
Grande abraço e nos mantenha atualizado.
Sucessos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Ô, coitado, rs, não recomendo essa pra ninguém, mas no que puder ajudar...

Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Ih rapah,
ta domando a fera em brother!
TO achando bem legal o resultado.

eu apanhei tanto dessa espécie.... acho ela muito bonita, mas desisti vencido pelo cansaço!
e olha que sou famoso pela insistência!

rsrs

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, não sei por quanto tempo ela ainda vai se manter bem. Se o enxerto pegar vai ser a solução. Agora vou deixar a ponteira esticar, para ficar mais proporcional.

gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2011 8:25 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns pelo trabalho, fiquei impressionado com a sua persitensia, esta me dando força para não desisitir do galho da minha tuia jacaré de 22 anos que não para de secar, cada dia que olho pra ele, ele esta mais seco, já estou até pensando um dia no enxerto, rsrsrs

Pelo que vi, no caso da sua tuia prata, a falta de sol é o que contribui mais apra o ressecamento né, o meu parece que o sol até piora, rsrs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: