Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 6:30 pm Assunto: Ficus hankengai. Atualização 04/12/2013 |
|
|
Caros amigos, a um ano e meio mais ou menos eu encontrei esse ficus na calsada, consegui retirá-lo e o plantei. Gostaria que vcs dessem a opinião de vcs.
Detalhe do nerabi:
Então depois eu resolvi plantá-lo num escorredor quer dizer peneira, isso mesmo peneira, não gosto muito do escorredor prefiro essas peneirinhas alem de mais baratas acho que dão resultados mais rápidos por serem menores e existem de todos os tamanhos.
Veja como ficou:
Detalhe da peneira(peneira dessas de coar leite e suco):
Nomomento as primeiras raizes começam a sair pelo funda da peneira e o tronco dessa muda tem a espessura de um lápis +ou-, eu preciso que ela fique um pouco mais gorssa que um cabo de vassoura, mas sei que isso ainda vai demorar um pouco.
Apesar de já ter um projeto para essa arvore, o qual pretendo lhes mostrar em breve gostaria da opinião de vcs, vai que eu mudo de ideia né?
heheh
aguardo respostas.
Editado pela última vez por Guilherme Luz em Qua Dez 04, 2013 1:30 pm; num total de 7 vezes |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 7:54 pm Assunto: |
|
|
Acho que para alcançar a espessura de um cabo de vassoura, o escorredor é melhor, pois haverá maior espaço paara as raizes. também uso essas peneiras, mas só para os mames, que precisam apenas de uma pequena "Turbinada", sem aumentar o volume de raizes.
um grande abraço e
Té mais.... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 9:48 pm Assunto: |
|
|
Guilherme,
O que o Paulo falou, escorredor/mamadeira, maior espaço para seu ficus se desenvolver, pois tem o tronco fino.
Estou achando a curvatura dele um pouco alta demais, poderia tentar criar uma curva um pouco mais abaixo do tronco, na primeira metade ( só uma sugestão, pois depende de qual estilo imagina para ele)
No mais é isso, boa sorte.
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 12:05 pm Assunto: |
|
|
Paulo, obrigado pela dica, vou aguardar ele se desenvolver mais um pouco e o plantarei numa peneira maior, existem pereiras bem maiores do que essa.
E Ricardo essa curvatura é ideal para o estilo que eu imaginei mas a sua ideia tambem é ótima.
Depois mostrarei a vcs o desenho que eu fiz de como eu quero que ela fique.
Até mais!!! |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 12:27 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, voce deve me desculpar, pois revendo o tópico, vi que na ultima foto mostra uma melhor proporção, eu tinha me refirida às primeiras fotos; portanto me perdoe, e qual estilo voce escolheu? pois sabendo seu objetivo podemos ajudá-lo a encaminhar a planta...
Abraços até mais. _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 2:14 pm Assunto: |
|
|
Quero fazer um sinuoso esbelto e deixar amostra a maderira do primeiro galho. por isso eu preciso que ela ingrosse mais e estou fazendo desfolhas nela e só não faço no primeiro pra que o primeiro galho engrosse mais que os outros. e no segundo galho vou fazer um efeito meio que cascata, depois eu coloco um desenho que fiz pra vcs intenderem melhor.
vlw e até mais! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 10:15 am Assunto: |
|
|
Guilherme, se a sua intenção é engrossar os galhos/tronco, sugiro, além da mamadeira que já falaram, ainda não realizar a desfolha. Quanto mais massa foliar você tiver, ela tende a engrossar mais rápido. Deixe a desfolha mais para frente, quando sua forma começar a definir melhor. Se fosse eu pansaria mais na formação do tronco e nebari nesta fase. |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 7:57 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, muito obrigado vou seguir sua orientação.
vou deixar ela se desenvolver livremente.
obrigado gente, continuem postando. |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 8:55 pm Assunto: |
|
|
Amigos só para atualizar:
Notem que deixei o primeiro galho crescer mais que os outros, sendo que eu desfolhei todos e deixei o primeiro se desenvolver na intensão de fazer um semi cascata.
Ai ela já está aramada.
Pretendo em breve planta-la num balde maior para ela se desenvolver melhor só que ela tah apresentando uma coisa nas folhas parecendo uma ferrugem. Tenho que tratar isso primeiro.
Aguardo sugestões. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 7:21 pm Assunto: |
|
|
Esta ficando um ótimo exemplar Guilherme  |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Jul 12, 2011 10:02 am Assunto: |
|
|
Guilherme, estás trilhando um belo caminho!
Agora é bombar o pequeno, como já estás fazendo.
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 12, 2011 1:40 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, estou pensando em plantá-lo num balde grande todo perfurado com substrato bem drenante. O que acham?
Seria o idel ou seria melhor a mamadeira??
aguardo respostas. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 2:37 pm Assunto: |
|
|
Amigos, gostaria de pedir a ajuda de vcs, é que esse ficus está apresentando uma queda crescente de folhas e as folhas apresentam uma especie de ferrugem. Alguem sabe do que se trata??
Como posso resolver o problema?
Até que agora ela ta com aulgumas brotações mas alguns galhos brotaram pouco.
Espero a ajudo dos amigos.
Até! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 3:30 pm Assunto: |
|
|
Se vc ta mechendo nele direto, estressando a planta, é ruim, mas se tratando de ficus é difícil de matar, mas vc pode acabar perdendo alguns galhos importantes, pois isso já acoteceu comigo, mas ficus desenvolve rápido, é só usar um bom substrato e ir trabalhando sem pressa.
Talvez as folhas queimadas podem sem pelo frio(calor) ou falta de algum nutriente. |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 2:23 pm Assunto: |
|
|
Marlon, obrigado pela dica, amigo, vou deixar esse ficus quieto por um bom tempo, a ultima intervensão que fiz foi transplantá-lo para um balde maior e bem perfurado. com um substrato bem drenante. E retirei todas as folhas queimadas, só ficaram as novas folhas. Ele teve uma boa reação. Creio que ele vai se recuperar bem. Postarei as fotos em breve.
Continuem acompanhando amigos
até! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
|