Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 7:05 am Assunto: A parte ruim do inverno. |
|
|
É muito bacana ver fotos das geadas, tudo branco, tudo lindo, mas e a parte ruim disso? Ai vai algumas fotos dos estragos das temperaturas perto dos -7 graus.
Essas partes brancas no vaso são gelo!!!
Muitos vasos quebrados, um prejuízão.
Parece o mesmo vaso verde de antes, mas é outro.
[img]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAMKR_fgU1sjvtR2Mu1xfWqhCSwFj3cqCGroROI4oKVkM2LPLwCj5QlUztVXeq-nF_lSNhBLs9umhfKOF8uc5rrEAm1T1UBr3JM-6b7ORKo8GabpBeX96_sor.jpg[/img
O verde quebrou em vários lugares, mas reparem que o preto também está partido, quando for replantar com certeza não prestará mais.
 _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO


Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 10:52 am Assunto: |
|
|
É UMA PENA MSM....
MAS O QQ ACONTECE NOS VASOS PQ RACHAM ,QUEBRAM OU DESCASCAM...
AGORA VC VAI TER TRABALHO PRA RECONTRUIR E,OU FAZER AS TROCAS DE VASOS.... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Wellington
Registrado: 09/06/07 Mensagens: 23 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 11:13 am Assunto: |
|
|
Caro Alcides,
Que coisa, hein!
Terá um grande trabalho pela frente no reenvasamento destas plantas.
Como disse que sua cidade é uma das mais frias do Estado do Paraná e atualmente com esse período de mudanças climáticas, onde os extremos do clima são mais intensos, talvez vale a pena investir em outros tipos de materiais. Como a porcelana tornou-se quebradiça aos -7C, seria interessante ver outros materiais, como as cerâmicas de alta temperatura. Apesar de serem vasos mais caros, sua densiadade tende a ser maior. Talvez vale a pena investir, pelo menos experimentar.
Abraço
Wellington |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO


Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
Preju hein...
É melhor investir em vasos mais resistentes, Izumi, Sami, etc...
Só não entendi pq os vasos se quebram com o fio...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 12:41 pm Assunto: |
|
|
É assim: a cerâmica é porosa, o que faz com que retenha água nesses poros.
A água ao se solidificar, se expande (por isso quando congelamos uma garrafa pet de água fechada, ela parte), a água dos poros se expande e quebra o vaso... é uma das forças "mais fortes" conhecidas.
Abraço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO


Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 6:07 pm Assunto: |
|
|
Lembrando que a água apresenta esse comportamento incomum, mesmo. Demais elementos, como é normal, têm seu volume diminuído quando se solidificam.
Mas.. Puxa vida, nunca imaginei que algo como isso poderia acontecer nos vasos para bonsai!
Lhe desejo boa sorte, Alcides. Esse não é o fim! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 6:15 pm Assunto: |
|
|
Como eu disse Guilherme, é uma das forças mais fortes conhecidas, tanto que em lugares frios, as rochas sofrem esse tipo de intemperismo na formação de solo. (Alguma coisa eu tenho que aprender na faculdade ahhaha)
Abraço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO


Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 6:21 pm Assunto: |
|
|
xD É isso aí! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 12:13 pm Assunto: |
|
|
È cara estes vasos sao petropolis né, nunca mais compro, ja perdi uns 10 no viveiro, mudei para literato, aguentam -4 numa boa............ _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Marcos Jose Hereck 2.o PASSO

Registrado: 02/06/10 Mensagens: 237 Localização: Nova Alvorada do Sul-MS
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 12:22 pm Assunto: |
|
|
Alcides Junior que preju hem, e foram varios vasos, o frio veio com tudo mesmo, agora parabens pelas plantas, e reparei tambem que vc tem uma coleção de musgos e gramineas para cobertura de substrato, muito legal.
att.
Marcos Hereck |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO


Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 3:49 pm Assunto: |
|
|
Rapaz, esse é o famoso frio de lascar!!!!!!! meus pêsames... _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 6:53 pm Assunto: |
|
|
Alcides, foram quantos vasos no total?
Não há medida preventiva para o próximo ano?
Um plástico sobre todo o viveiro ou recolheres à algum galpão durante a noite?
Eu sei que é uma grande mão de obra... mas o custo desta perda em larga escala, não compensa.
Boa sorte, amigo.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jul 11, 2011 11:08 pm Assunto: |
|
|
Amigo Junior !
Grande preju você está tendo neste inverno que ainda não acabou.
A melhor coisa a fazer é estudar uma forma de "defender" suas plantas no próximo inverno.
Sei que você tem uma vasta coleção, mas não seria legal fazer um pequeno galpão para estas ocasiôes ?
Pequeno mas com muitas prateleiras tipo estante, para pelo menos diminuir seu preju.
Chegou a perder alguma planta ? Espero que não. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 8:35 am Assunto: bonsai |
|
|
Considerando o baixo preço desses vasos, o prejuízo até que não foi tão grande assim. O melhor mesmo é usar peças de qualidade, como os vasos produzidos pelo Sami e Izumi, Onodera, até mesmo o Jorge Ribas, para não ficarem as plantas "ao léu". Um saída seria a confecção de um "galpão" removível, sobre a area do viveiro, com calefação, de maneira a permitir que as plantas ficassem protegidas, ao abrigo do clima, que além de causar prejuízo material no quesito vaso, ainda pode contribuir para a perda de alguma planta ou parte dela.
Com o galpão removível, a ser disposto apenas nessa estação do ano, ficaria mais fácil cuidar de que "acidentes" como esses não voltassem mais a se repetir, reduzindo seu preju. Pesar a relação custo/benefício pode mostrar o acerto na realização de um projeto simples, porem com eficácia garantida.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|