Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Jul 12, 2011 10:01 pm Assunto: ajuda com indentificação especie-Atualizando 14/07/2011 |
|
|
Ola amigos,ganhei esta planta hoje mas a pessoa que me deu nao sabia o que era.Estou analisando pra ver a melhor forma de conduzi-la.
.
.
.
.
.
.
.A ideia é fazer copas individuais como vi algumas destas nos canteiros das ruas aqui de minha cidade.
Abraços
Editado pela última vez por Andre Antoniazzi em Qui Jul 14, 2011 10:16 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 11:21 am Assunto: |
|
|
Olá André, quanto a espécie eu não arrisco, até por que estes dias arrisquei num outro post e errei tudo, então melhor deixar pra lá, agora, a condução, se fosse minha eu podava todo o primeiro galho da esquerda, uma parte grande do outro acima da esquerda também e toda a continuação que vai para a direita (com os dois galhos mais finos), assim daria um bom movimento à planta, depois, esperar a recuperação, trocar de vaso e substrato e esperar novas brotações e o desenvolvimento da planta para ver se ela dá uma engroçada. Abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 2:58 pm Assunto: |
|
|
Isso aí é um Euonimus japonicus. Existem muitas variedades de euonimus e mesmo dentre o japonicus também uma larga gama de variações, com folhas coloridas, variegatas, etc...
abraço
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 4:54 pm Assunto: |
|
|
Eu apostaria num Pittosporum:
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 6:13 pm Assunto: |
|
|
Opa! confundi as "bolas".
O Edson tem razão: Pittosporum, sim senhor...
Obrigado pela correção.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 8:34 pm Assunto: |
|
|
Entao... Sera que nao é esta especie aqui de ficus?
Ou to falando bobeira?
 _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 9:44 pm Assunto: |
|
|
fermga! Essa sua parece ser fícus panda! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 9:45 pm Assunto: ajuda com especie |
|
|
Ola pessoal,obrigado pela ajuda na identificação,depois de suas dicas andei pesquisando na net pra ver se surgia uma inspiração para condução e as mais parecidas que encontrei me dizem que é um Pittosporum: so nao consegui ver muita coisa que me desse substancia para ter uma ideia de como conduzi-la.Pela posição das copas a frente seria a segunda foto mas dai esconderia a sinuosidade do tronco conforma a primeira foto mas tria que dar uma ajeitada nas copas.Andei tentando fazer isso e acabei quebrando o galho da direita na primeira foto entao parei,a unica coisa que fiz podei o galho da esquerda e deixei uns dois ddos apenas mas quanto ao restante estou bem sem ideia.Alguma dica????
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 10:22 pm Assunto: ajuda com indentificação especie-Atualizando 14/07/2011 |
|
|
Ola pessoal andei mexendo um pouco em minha planta e olhem so como ficou.
Possivel frente.
.
.
.
.
Foto do vaso que mesmo fiz.
.
Onde esta aquele primeiro galho que ficou onde podei vou fazer um trabalho ainda pra ficar mais natural e agora vou deixa-la se recuperar pra depois fazer este trabalho e ver como vai ficar as copas.
O que acharam????
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 10:36 pm Assunto: |
|
|
Andre, com certeza não é ficus mas sim Pittosporum, no primeiro momento me enganei na identificação, apesar de ter a planta no jardim e conhcê-la, pois quando aquiri ela foi junto com uma série de outras, inclusive um euonimus, este sim corretamente identificado. Creio que por um descuido o pessoal da floricultura repetiu a etiqueta. Mas dizia apenas euonimus e eu fui procurar entre as espécies de euonimus e encontrei imagens bem parecidas do euonimus japonicus. Commo nunca mais me preocupei com isso ficou. Mas o correto é mesmo Pittosporum.
agora, quanto a condução da planta eu acho que ela ainda está muito alta, mesmo após a intervenção. Como foi replantada, deixa ela quieta e no futuro pode fazer podas bem severas a fim de obter novas brotações e com estas sim, fazer a estilização. Aquele galho que foi cortado, por enquanto não pela ele para jin, mas deixa que possivelmente ele emita brotações úteis na futura estilização.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 10:45 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Ola Elio,pois é obrigado pelas dicas eu acabei de colocar neste vaso ja para ele ir se acostumando a ele pois na terra que veio nem sei com ela sobreviveudepois de colocado ainda achei ela muito alta mas nao quis mais mexer nela pois ja tinha sofrido muito e como tinha este vaso sobrando achei que poderia ficar legal agora vou deixar ela ate a primavera pra ver no que da.Depois de envasado estive olhando ela na terceira foto ja deu pra ver melhor ela no vaso e quem sabe podando aquele galho da direita junto com aquele toquinho e podando uns dois dedos abaixo dos galhos da esquerda e levantando o galho que sobra talvez fique melhor,mas vamos ver no que da.
Abraços |
|
|
 |
|