|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edygar08

Registrado: 30/06/11 Mensagens: 20 Localização: João Alfredo-PE
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 1:13 pm Assunto: O que fazer com esse Ficus? |
|
|
Minha mãe ganho esse ficus já faz algum tempo, mas hoje ela me perguntou se tinha como transforma-lo em bonsai, eu ainda sou principiante então queria perguntar algumas dicas para transformar esta planta...
Eu tenho duvidas do que fazer já que aqui no Nordeste o clima agora é de inverno!
aqui vão algumas fotos, peço desculpas pela qualidade que não é tão boa foi que minha câmera pifou, então tive que usar o celular...
[/img] |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 1:34 pm Assunto: |
|
|
OLA EDYGAR08...
EU PARTICULARMENTE SUGERIA COLOCA-LO NUMA BACIA GRANDE, ESCORREDOR OU ATE MSM PLANTAR NO CHAO, E FAZER UMA PODA MAIS BAIXA NA PRIMAVERA, E SE PREFERIR FAZER UM ALPORQUE OU OS GALHOS DA PODA FAZER ESTAQUIA PRA OBTENÇÃO DE MAIS PLANTAS...
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
Angelo Felipe
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 5:39 pm Assunto: Re: O que fazer com esse Ficus? |
|
|
Sim. É possivel fazer um bonsai com ele, embora ele esteja caneludo.
Proponho uma alporquia na altura da primeira fita que o prende ao tudor. Depois de quatro meses passe para uma mamadeira, e já pode ir fazendo a aramação conforme o estilo que escolher. Boa sorte!! |
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 6:20 pm Assunto: |
|
|
Acho que uma boa opção seria o alporque onde fora indicado pelo amigo Ângelo. Acrescento a vc que aqui em minha cidade os fícus são praticamente imortais rsrsrs, portanto dependendo do clima de sua cidade vc poderia utilizar a segunda parte como estaca para iniciar uma nova árvore, o que reduziria o seu tempo de espera para iniciar o trabalho na planta (parte debaixo). Se resolver proceder dessa forma, corte no local indicado pelo Ângelo, sendo que este corte deverá ter esse formato: / que ajudará na cicatrização e evitara o apodrecimento. Apos isso proteja o corte da planta principal com uma pasta selante (se não tiver use cola de madeira), e quanto à estaca corte a sua base em forma de V para facilitar a absorção de água. Por último em relação à estaca retire praticamente todas as suas folhas, deixando apenas duas ou três em locais distintos, o que lhe ajudará a acompanhar o estado da estaca. Após plante-o em areia grossa.
Quanto a outra parte da planta, que já tem raízes, vc poderá dar um leve movimento nela desde já, utilizando-se de arames. Isso a ajudará a brotar, principalmente nas curvas, pois a seiva circulará mais lentamente nesses locais, auxiliando na brotação. Esses calos que ela tem provavelmente são gemas e brotarão rapidamente.
Quanto à época dessa intervenção acredito ser essa mesmo, de acordo com estudos de bonsaístas mais experientes. Veja:
http://bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Ficus.htm
Abraço _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
edygar08

Registrado: 30/06/11 Mensagens: 20 Localização: João Alfredo-PE
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 8:21 pm Assunto: |
|
|
Obrigado mesmo pelas sugestões vou fazer isso sim.  |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qua Jul 13, 2011 11:46 pm Assunto: |
|
|
Edygar, tenho um ficus que não sei o que ou fazer com ele, mas posso te passar um pouco do aprendi com ele.
Meu ficus cresce tão rapido e engrossa tanto de uma só vez que ele não consegue lignificar, por isso posso dizer que se você deixar ele crescer acho que essas calosidades podem sumir.
A dica da poda é muito mais que uma dica, acho que trabalhar com uma planta como a sua do jeito que ela esta é bem inviável, por isso pode mesmo, promova um engrossamento da base para que sua planta tome conicidade e ai você comece seu trabalho.
Esta é apenas uma opinião de um curioso. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|