FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

desfolha de jabuticaba ajuda.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael, o que o amigo Hraphi disse, é verdadeiro. A copa é o espelho do sistema radicular. Contudo, isso é válido quando temos uma situação normal, por exemplo, quando fazemos o transplante de uma planta onde temos o domínio sobre o que deixar ou cortar em termos de raízes e folhas.
Não é o teu caso. Nessa situação, quanto mais folhas deixar, mais fotossíntese ocorrerá. Maior fotossíntese; mais carboidratos e açucares serão fornecidos às raízes, que é o que ela precisa agora, urgentemente.
Com certeza, por não receberem água suficiente vinda das raízes, muitas folhas secarão e morrerão. Mas, deixe que a natureza faça isso.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

Eita, agora ja fiz...
Crying or Very sad
Mas agora o que vou fazer então é cuidar bem delas, aguar quando necessário e ir com calma.
Se não der certo, infelizmente foram vidas que se foram pra que eu aprendesse o certo, mas se der certo fico feliz e agradeço as ajudar e dicas!
grande abraço!
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

erro meu , realmente o enraizador eu usei aqui depois da poda de raizes nA ÈPOCA CERTA 1 semana somente.

não é isso élio?
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2011 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa as jabuticabas são mesmo plantas complicadas de se trabalhar, pensei em comprar uma muda mas vou esperar pegar mais experiência para trabalhar com elas.
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 5:28 am    Assunto: Responder com citação

Pedro, as jabuticabas são ótimas para se trabalhar, aceitam podas radicais, desfolhas, etc... o Problema aqui é que o amigo Rafael realizou um yamadori fora de época, existem riscos, principalmente se não for retirado boa parte do torrão original.

Quanto a poda da copa, desconhecia o que o nobre amigo Elio falou, sempre que podava raízes , ou realizava yamadoris, deixava a massa foliar em proporionalidade com as raízes para evitar a desidratação excessiva da planta, protejendo-a do sol direto tb é claro, então a fotossíntese tb era bem menor.Mas o bom do fórum é justamente isso vivendo e prendendo.Mais uma vez boa sorte aí na recuperação da bichinha Rafael, abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 7:15 am    Assunto: Responder com citação

Valeu galera, vamos ver se elas vao se recuperar bem... espero que sim né!
abraço
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2011 7:16 am    Assunto: Responder com citação

Voltando ao assunto principal, e a sua Jabu Carlos?
como reagiu à desfolha? Smile
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 12:38 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, estou aproveitando aqui o tópico sobre jabuticabas para ver se vocês podem me auxiliar quanto a minha.
Minha mãe ganhou esse "mausai" e assim como eu ela é nova nesse assunto, daí soubemos que precisava mudar a terra e podar as raízes, desta forma ela o fez.
Ao fundo do vaso ela "forrou" com 10-10-10 e preencheu o restante com a terra que consiste em terra vegetal, pedrinhas de aquário e húmus de minhoca. Isso já faz aproximadamente 1 mês e meio. No entanto, a planta começou a ater suas folhas com manchas marrons, e cair, alguns galhos estão secando e ela está achando que a planta está morrendo. Abaixo algumas imagens da planta.

O que eu poderia fazer? Depois que vi aqui o fórum, penso que seria interessante utilizar o escorredor com um substrato contendo 40% de pedriscos de rio com granulometria entre 03 mm e 05 mm, 30% caco tijolo ou telha com a mesma granulometria e 30% de terra vegetal. O que vocês acham? Utilizando também o adubo NPK 10-10-10 depois dos 20 dias de escorredor.

Agradeço a ajuda desde já e fico no aguardo! Very Happy
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 1:24 am    Assunto: Responder com citação

Aguiar,

Vamos por partes:

- Fazer o transplante seria o correto (se não fosse a época do ano imprópria), pois o substrato que vem nestas plantas é muito argiloso e compacta muito facilmente. O problema é que vc além de transplantar, podar e cortar as raízes ainda "forrou" o piso com NPK 10-10-10, infelizmente este tipo de adubo não é o mais indicado para bonsai, não pela formulação, mas em função do tipo de adubo, a tendência é queimar as raízes finas, e com o agravante que só deve-se adubar plantas transplantadas no mínimo 30 dias pós transplante (eu espero 45 dias). Se esta adubação foi feita no mesmo procedimento transplante/corte de raízes as chances de morte de seu bonsai são muito grandes, o problema agora é o impasse, se as raízes de alimentação já estiverem brotando e vc fizer um novo transplante pode vir a danificá-las e provocar a morte da planta. O outro problema foi o tipo de substrato que vcs formularam, não se deve usar humus de minhoca em função da grande quantidade de matéria orgânica contida, sendo que o substrato ideal seria uma mistura com 80% de matéria inerte (caco de telhas, pedrisco grosso ou caco de telha + pedrisco grosso) e 20% de composto orgânico (não é terra vegetal) bem farelado, evite qualquer tipo de substância muito fina em função da compactação.
Pra finalizar é o seguinte, se deixar como está ela pode morrer (já está dando sinais disso) e se transplantar novamente também pode morrer, mas se fosse minha eu faria um novo transplante para trocar o substrato e retirar o NPK utilizado, colocaria a árvore recém transplantada em uma estufa (pode improvisar com um aquário) e aplicaria supertrhive uma vez por semana durante 01 mês.
Abraços e boa sorte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 1:39 am    Assunto: Responder com citação

Glauco,
primeiramente obrigado pelas dicas, e sim, foi um erro tremendo, infelizmente nem eu nem minha mãe sabia fazer os procedimentos corretos e não havíamos procurado antes a maneira certa.

Vi que você falou sobre o substrato, mas devo continuar no mesmo vaso ou colocar no escorredor? Até porque a planta está muito pequena ainda, assim ela poderá crescer mais, não?

Haveria como me passar mais informações a respeito desse tipo de estufa? tenho um aquário antigo aqui em casa, mas sou bastante leigo nesse assunto, na verdade estou iniciando agora. Desculpe a minha ignorância, mas se for possível, irei ficar grato com a sua ajuda!

Ah, outra coisa, o adubo NPK 10-10-10 não é apropriado? Já vi algumas pessoas falando sobre ele aqui no fórum. Qual seria o mais indicado nessa situação?
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 10:00 am    Assunto: Responder com citação

Aguiar vou te passar as minhas experiências com bonsais e escorredores.
Tenho uma acerola e um ficus. Um dia resolvi que colocaria os dois no escorredor, fiz uma coisa que muitos aqui no forum desaprovariam, mas deu certo.
No escrorredor coloquei areia e tijolo quebrado em 2 tamanhos, pequenos médios e como você pode imaginar esse substrato é paupérrimo em nutrientes, por esse motivo coloquei 2 doses (2 colheres de sopa) de uma mistura de 2 partes de torta de mamona e 1 de farinha de osso, desta forma garanti um pouco de nutriente para minhas plantas ate que elas pudessem ser colocadas nas mamadeiras.
Esta foi a montagem do substrato.
Quanto às plantas lavei suas raízes em água muito devagar para preservar o máximo de raizes capilares e desta forma transplantei no meu escorredor.
Gosto de lembrar 2 coisas, minhas plantas estavam sadias e não usei hormônio enraizador o que talvez hoje usaria.
Esta foi a minha experiência você pode tentar, mas espere alguem mais vivido criticar meu post.
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Aguiar

Se você morrasse aqui no sul ou no sudeste eu afirmaria que você transplantou na época errada, mas aí e PE já não posso afirmar qual a melhor época, talvez nossos amigos bonsaistas nordestinos posssam ajudar... assim talvez ela tenha chance ainda. O quanto você cortou das raízes?

Quanto a sua planta aconselho a tirar urgente deste vaso com o adubo, pois esse excesso de adubo vai desidratar as raizes, matar o sistema radicular e aí seu bonsai vai ajudar a acender o fogo do churrasco de domingo...

Retira deste vaso e elime o máximo do adubo (imagino que foi usado aquele adubo químico granulado) procurando mexer o mínimo possível nas raízes e nesta terra que você colocou.

Depois coloca num escorredor só com pedrisco, areia grossa de rio, caqueira, sem matéria orgânica. A terra que você manter do vaso anterior vai ser suficiente (por isso não desfaça o o torrão de raízes). Preencha o fundo com esse substrato, coloca a jabu por cima e preencha as laterais com o mesmo substrato.

Coloque então a menina em um local sombreado, sem receber sol direto, porém arejado a fim de proporcionar que o substrato não fique encharcado...

E aí tente uma desintoxicação: faça regas abundantes, mas bem abundantes mesmo, para tentar lavar as raízes eliminar o adubo. Faça este procedimento uma vez por dia, pelo menos. Se notar que a terra venha a ficar seca (toca com as costas do dedo sobre a terra), aplique uma segunda rega.

E nada de adubos por enquanto, nenhum, orgânico ou inorgânico. Espera (e reza) até ela voltar a brotar.

E esqueça, elimine, jogue fora este adubo NPK 10-10-10, não é adubo para bonsai, muito menos para quem está começando. Nos transplantes não se usa adubo, seja no substrato, seja no fundo, seja no superfície , pois a planta primeiramente precisa se recuperar da poda radicular...

Abraços
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 12:10 am    Assunto: Responder com citação

prumodeq, valeu ae pela força! Very Happy

depois de uma explanação à minha mãe a respeito do ocorrido, ela veio se lembrar que não tinha colocado o adubo NPK 10-10-10... acho que isso alivia bastante!! Razz

Se possível gostaria de saber o porque de não usar o NPK 10-10-10 em bonsais, já que existem discursos de alguns que falam que pode usar qualquer um, mas se for pela metade do recomendado pelo fabricante. Qual seria o adubo ideal para o bonsai? Farinha de osso e torta de mamona?

Eu estou com um substrato aqui pronto, com 40% de pedriscos, 30% de tijolo e telha quebrada entre 03 e 05 mm e 30% de terra vegetal... poderia utilizá-lo para o bonsai? vi essa "receita" aqui no fórum e foi a mais acessível para mim nesses dias passados, pelo fato da urgência.. estou esperando secar o substrato atual da jabuticaba para replantá-la nesse novo... o que achas?

mais uma vez agradeço!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Aguiar, a mistura do teu substrato está OK!
A questão de se usar adubo 10-10-10 não é pela composição e sim pelo fato de que só devemos adubar uma planta transplantada após 60 a 90 dias.
Adubo 10-10-10 vc pode encontrar de 3 formas:
1. Líquido= use metade da dose na diluição com água
2. Pó= compra-se em caixinhas, em supermercado, diluível em água. Faz-se necessário agitar bem a solução para diluir (não é muito recomendado!)
3. Bolinhas= usa-se aplicando as bolinhas no substrato ou sobre o substrato. Nenhuma dessas formas é recomendada.
Não confundir essa bolinhas que vão se degradando com o tempo, com o Osmocote que são bolinhas de resina que não se decompoem.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Aguiar

Well... então não é o adubo o problema da queda das folhas...

Eu imagino que pode ser, a princípio, por três razões (que podem estar ocorrendo simultaneamente):

1) Pela poda das raízes. Se houve uma perda ou poda significativa de raizes durante o transplante a planta vai tentar equilibrar a relação parte aérea e a parte radicular, perdendo assim as folhas.
Há uma tendência de a planta se recuperar.
Como foi removido a terra anterior do meio das raízes? As raízes foram lavadas? As raízes foram cortadas? Quanto?
Pelo histórico é possível que não seja, pois começaram a cair 45 dias depois do transplante...

2) Por falta/excesso de água. Você tem regado regularmente a planta? Veja que o substrato tem que ficar úmido e não encharcado. Com a poda das raízes as regas devem ser diminuídas. Porém depois de 30 dias ou após voltar a expor ao sol, a rega deve voltar ao normal.

3) Por falta/excesso de sol. Quando recém transplantado a planta não deve ser exposta diretamente ao sol, por pelo menos 20 a 30 dias (no caso das caducifólias), depois disso sol parcial e então sol pleno. Pelo seu histórico já estaria na época da planta receber sol direto, pelo menos umas 6 horas diárias.

Poderia ser também pelo frio, mas aí em PE é difícil... a não ser que de uma "friagem" das boas... e olhe lá...

Assim analise as situações acima e tente reverter as que podem estar ocorrendo.

Eu não recomendaria trocar o substrato agora, você vai traumatizar ela ainda mais... a não ser que seja para um vaso maior ou escorredor, desde que não mexa nas raízes e no substrato atual, ou seja, um "falso transplante".

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: