|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 3:55 pm Assunto: Paineira e outras bombaceaes |
|
|
Olá a todos!
Sou um novato (e friso no NOVATO) na arte do bonsai e estou encontrando resistência em uma das minhas plantas.
Tenho um yamadori de paineira de 50cm (mais ou menos) jovem (8 anos) e AINDA não consegui induzir ramificações!
já tentei de tudo que sei: Poda total, parcial e somente o topo da única gema que cresce; Posicionamento em relação ao sol, podas cruzadas com estações diferentes. Sei que o ideal seria no fim do inverno, início da primavera mas nem nesta época consegui resultado.
Ainda não arrisquei enxertia pois desconheço a madeira das bombaceaes já que não apresentam estrutura semelhante a outras arvores lenhosas.
Ela insiste em continuar com uma única gema apical.
Alguém tem alguma dica de como devo proceder para incentivar ramificação na paineira-rosa? também tenho duas paineira-brancas mais novas.
Obrigado! |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 4:56 pm Assunto: Re: Paineira e outras bombaceaes |
|
|
todos aqueles que já tentaram conduzir um bonsai a partir de uma paineira já se depararam com um pequeno problema: A planta tem um forte crescimento apical, e a dificuldade em se conseguir galhos laterais é alta. Em muitos casos, aliás, o que acontece é que quando uma gema desperta, ela já começa a subir, e se não for controlada desde tenra, torna-se quase impossível abaixar o galho que está a crescer.
Devido a isso, comecei a testar uma nova experiência.
texto do nosso amigo Tiago Batista
Explico, então, como fiz:
Primeiramente, realizei uma pequena poda na planta, na gema apical, com fim de acordar as gemas laterais, com o cuidado de cortar todas as folhas, mantendo, no entanto, o seu pecíolo, com o fim de estimular mais gemas a brotarem simultaneamente.
Depois disso, realizei um pequeno procedimento para que os novos brotos nascessem para os lados:
Material necessário:
Tampinhas dessas de potes descartáveis
Uploaded with ImageShack.us[/img] |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Qui Jul 14, 2011 11:27 pm Assunto: |
|
|
Caro Eliseu as plantas que possuem folhas médias à grandes gastam muito nutrientes para formar e manter tais folhas, assim, vc precisa deixa-las um mais nutridas que o normal, antes da dormência, e então poda-las quando estiverem para brotar.
Além disso, vc precisa usar recipientes crescentes, pois a raíz tuberosa vai dando a volta no fundo do vaso, se vc for aumentando de vaso a cada 2 anos elas terão cada vez mais nutrientes em reserva nas raízes.
Não coloque elas no solo, nem em bacias grandes, pois elas ficam exageradas e muito artificiais. Na mistura não use terra com humus muito menos com turfa, ou solos muito ácidos ( abaixo de 6,0) isso as deixa muito finas.
Se vc conseguir dê muito mais preferência a Ceiba erianthos ela ramifica e engorda mais rapido que todas as outras.
Esta é uma sumaúma
Esta é a Ceiba specisoa que vc tem, cada volta foi formada em um vaso diferente.
Esta é a C. erianthos, é essa que vc tem de usar. |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 12:58 am Assunto: |
|
|
Veja como ela ramifica bem:
 |
|
|
 |
Luni
|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 9:28 am Assunto: |
|
|
Agradeço as excelentes dicas dadas!
A planta que tenho é a Paineira-rosa, Chorisia speciosa, e duas outras embiruçus. Ainda me perco com essa nova classificação APG! hehehe. Pra mim vão ser sempre bombaceaes... hehehe
Chaddad, suas plantas são maravilhosas e muito inspiradoras! Mas com a paineira rosa pretendo desenvolver um Hokidachi ou talvez shakan por ter uma leve inclinação e uma bela raiz (ainda que um pouco fina) saindo de 6 a 7 cm de altura do tronco no negativo da inclinação.
Vou providenciar uma imagem das plantas.
Com as embiruçus, não sei nem sei ficaria esteticamente apresentável já que suas flores formam grandes "cachos".
Eliseu, curti muito esta técnica e vou aplica-la assim que possível! Não vejo nada que impossibilitaria o crescimento lateral. Tomara que funcione! E boa sorte com a sua. |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 16, 2011 12:19 am Assunto: |
|
|
Veja um embiriçu:
O mesmo depois:
 |
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Sáb Jul 16, 2011 3:37 pm Assunto: |
|
|
excelentes dicas!
Tenho também uma paineira que estou conduzindo no estlio han-kengai. Gosto muito desta espécie pela imponencia que apresenta depois de adulta.
O Chaddad é autoridade no assunto!
Abraços. _________________ Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Seg Jul 18, 2011 7:14 pm Assunto: |
|
|
Chaddad, seguem fotos da minha paineira, ela está comigo à três anos e foi conseguida por yamadori. Não repare no fio segurando o galho que pretendo usar para formar a cascata, é que qunado retirei os arames o galho começou a se "levantar", exatamente como você disse, e aí amarrei com que eu tinha no momento
Alguma sugestão?
Abraço.
By dpuerta at 2011-07-18
By dpuerta at 2011-07-18
By dpuerta at 2011-07-18
By dpuerta at 2011-07-18
By dpuerta at 2011-07-18
By dpuerta at 2011-07-18
By dpuerta at 2011-07-18
By dpuerta at 2011-07-18 _________________ Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 8:36 am Assunto: |
|
|
Continue despontando o ramos de cima, pois o debaixo perderá força e de de cima ficará muito mais forte.
Se o arame que força para baixo começar a marcar a casca, mude este de lugar mas insista e mante-lo pois a paineira consegue subi-lo novamente, as vezes após 1 ano, e ainda o torna reto novamente.
Vaio ficar muito bonita. Parabéns. |
|
|
 |
Luni
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 10:58 am Assunto: |
|
|
Chaddad!
Belo ibiruçu!
Este tronco em gota é muito legal, deixou uma bela caracterização de uma nítida bombaceae!
As dicas são de grandíssima ajuda!
Abraços. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|