|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 8:46 pm Assunto: meu pé de aguai da serra |
|
|
Uploaded with ImageShack.us[/img]
[img][URL=http://imageshack.us/photo/my-images/14/amoreira046.jpg/]
Essas árvores são fantásticas. tem a casca rugosa e porosa, folhas compridas com 15cm, semi-caduca, fruto amarelo adocicado. nasce de sementes. [/img] |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 9:49 pm Assunto: Re: meu pé de aguai da serra |
|
|
Muito legal esse local onde vc plantou ele, parabens  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 10:55 pm Assunto: |
|
|
Eliseu, gostei desta planta que para mim é novidade. Ao menos não lembro de ter tido contato com esta espécie. E olha que lido com mudas há algumas décadas. Acho que foi apenas uma questãode falta de oportunidade. Vou ver se localizo por aqui. Se não, contato contigo para conseguir algumas sementes.
Você sabe se ela aceita podas mais drásticas? Se aceitar, poderia agora na saída do inverno fazer um encurtamento de sua planta para procurar densificar mais. Vai ficar bonito.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:59 am Assunto: |
|
|
Ela aceita sim, obedece muito bem o estilo do bonsaísta. tem suas folhas permanentes porém essa daí eu simplesmente troquei ela de pote e 100% do substrato, coloquei substrato vegetal e humus de minhoca. dá para ver o quanto ela ramificou quase na base. sem desfolhar. elas estão com quase 16 anos, o meu forte não é bonsai eu gosto mesmo é de pescaria, confraria e gastronomia. Mas pratico a arte do bonsai com muito prazer por que me faz bem, e as pessoas do meu círculo de amizade também. As do tópico eu fiz uma laje de mármore com massa de rejunte e cimento e areiao, tipo um muro de castelo. Fiz a desfolha agora no inverno para ver o estilo da galhada. tenho 5 dessas jóias. [img]
Uploaded with ImageShack.us[/img][img]
Uploaded with ImageShack.us[/img][img]
Uploaded with ImageShack.us[/img][url][/url] |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 6:56 pm Assunto: |
|
|
texto retirado da internet
"CHRYSOPHYLLUM GONOCARPUM
NOME POPULAR: AGUAÍ, PEROBA BRANCA, GUATAMBÚ DE SAPO E MATA-OJO.
SAPOTACEAE
NOME INDIGENA: Aguaí vem do Tupi-Guarani e significa “fruta seca” por causa da polpa escassa e dura que envolve as sementes.
Origem: Ocorre nas matas primárias e úmidas da floresta semedecidua (onde algumas espécies de arvores perdem as folhas no inverno) da bacia do rio Paraná, aparecendo também no fundo de vales e terrenos planos das proximidades de rios; desde o estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, ocorrendo também no Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia.
Características: Arvore de 4 a 7 m quando cultivada, podendo atingir 10 a 20 metros de altura na floresta, com copa em forma de taça muito ramificada com 4 a 8 m de diâmetro. O tronco tem casca castanha escura ou cinzenta, canelada da base, fissurada nas proximidades dos galhos. As folhas nascem com nervuras bem evidentes e tomentosas (coberta de lanugem), com pelos brancos, tornando-se glabras (sem pelos) com distribuição oposta, de cor verde amarelado, brilhante e luminosa, medindo 8 a 16 cm de comprimento por 2 a 5 cm de largura, sob pecíolo de 1 a 1,5 cm de comprimento. As flores nascem em fascículos (pequenos feixes) axilares (no encontro da junção da folha com o ramo) ou caulifloros (nascidos nos galhos jovens, recentemente desfolhados) com 1 a 7 botões apiculados (com ponta fina e aguda) de 4 mm de diâmetro.
Plantado no Sitio Frutas Raras em: em outubro de 2.005, Floração e frutificação ainda não ocorreu na propriedade.
Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -4 graus), vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, úmido, acido ou neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e até pedregoso. A arvore pode ser usada em reflorestamento como pioneira por ter crescimento rápido, resistir a seca e produzir alimento para os pássaros.
Mudas: As sementes são planas, amarronzadas, pouco maior que um feijão e conservam o poder germinativo por até 6 meses. Devem ser plantadas em substrato rico em matéria orgânica; a germinação ocorre em 30 a 60 dias, as mudas crescem rápido tanto no sol como na sombra e iniciam frutificação com 5 a 7 anos.
Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques como em reflorestamentos de preservação permanente. Espaçamento 7 x 7 ou 6 x 5 m. Adicione a cova 25% de areia e1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco e ramos que crescerem para o interior da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser (6 litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, distribua os nutrientes sempre no mês de setembro e irrigue bastante na época da brotação e florada que ocorre em julho a setembro.
Usos: os frutos são amarelos, angulosos com casca e poupa grudadas e firme, com sabor adocicado, lembrando o abiu e doce de abóbora. Recomendo o plantio da arvore pois atrai grande numero e varias espécies de passarinhos.
Floração no sitio Frutas Raras: ainda não ocorreu.
Frutificação no sitio Frutas Raras: ainda não ocorreu." |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 7:03 pm Assunto: |
|
|
foto do aguaí da serra. é assim mesmo interessante. a fisiologia dela |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 9:42 pm Assunto: |
|
|
Já anotei, vou procurar uma para plantar no meu sítio, afinal eu moro em plena Serra Gaúcha... vale a pena.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|