Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 7:31 pm Assunto: Ficus Variegata |
|
|
Pessoal, gostaria de opiniões a respeito das minhas ficus. Adquiri elas num supermercado, uma delas eu modifiquei o galho, dando uma curvatura e se saindo do outro galho. Ainda não sabia nada a respeito de bonsai quando fiz, mas identifiquei após algumas pesquisas com o estilo SOKAN e pretendo continuar com ele. A outra consiste em três ramos trançados formando a estrutura aérea. Quanto a esta gostaria de opinião de qual estilo eu poderia iniciar, se precisaria iniciar a aramar elas, como faria? precisaria de algum corte, onde seria? Isto vale para as duas!
Nunca troquei o substrato da primeira, já na segunda, eu e minha mãe (é dela a planta) trocamos e cortamos as raízes, e utilizamos o substrato com terra vegetal, húmus de minhoca e pedriscos (não entendíamos nada de bonsai à época). Estou prestes a comprar um escorredor e colocá-la por alguns anos, até engrossar o tronco e se unirem, no caso da segunda.
Gostaria de todo tipo de auxílio quanto à elas, e agradeço desde já aos amigos que já estou começando a fazer por aqui!
# FÍCUS 01 #
SUPOSTA FRENTE:
SUPERIOR:
SUPOSTO LADO ESQUERDO:
SUPOSTO LADO DIREITO:
SUPOSTA PARTE POSTERIOR:
NEBARI "FRENTE":
"COSTAS":
# FÍCUS 02 #
SUPOSTA FRENTE:
NEBARI FRENTE:
SUPERIOR:
LADO DIREITO:
LADO ESQUERDO:
"COSTAS":
NEBARI "COSTAS":
 |
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 7:52 pm Assunto: |
|
|
Aguiar,
eu tinha um fícus assim trançado também que foi meu primeiro "bonsai" , depois aprendendo melhor percebi que eles não ficam legal como bonsai porque são muito artificiais, nunca vemos na natureza árvores trançadas. O que eu sugiro é que você concentre suas atenções em outras plantas que poderão render resultado melhor no futuro. Esses fícus você poderia usar para treinar algumas técnicas, como poda e aramação por exemplo. Só pra constar, o meu fícus infelizmente secou por eu ter feito uma poda muito radical.
Abraço. _________________ Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 7:54 pm Assunto: |
|
|
Aguiar, a primeira coisa que eu faria seria destrançar. Esse transçado depõe contra a natureza e nunca ficaria um bonsai legal. Mesmo que com tempo os troncos se fundam, as marcas do trançado permanecerão.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 10:10 pm Assunto: |
|
|
E quanto a primeira? O que vocês me dizem?  |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
d.puerta escreveu: | Aguiar,
eu tinha um fícus assim trançado também que foi meu primeiro "bonsai" , depois aprendendo melhor percebi que eles não ficam legal como bonsai porque são muito artificiais, nunca vemos na natureza árvores trançadas. O que eu sugiro é que você concentre suas atenções em outras plantas que poderão render resultado melhor no futuro. Esses fícus você poderia usar para treinar algumas técnicas, como poda e aramação por exemplo. Só pra constar, o meu fícus infelizmente secou por eu ter feito uma poda muito radical.
Abraço. |
Justamente! :]
como estou iniciando agora, eu irei trabalhar em cima dele para aprender mais sobre bonsai e sua arte milenar!  |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 11:23 pm Assunto: |
|
|
concordo com tudo dito a respeito do segundo...
uma observação sobre o primeiro... na sua suposta frete um galho cruza a frete do outro, desarmonico isto primeira coisa a meu ver a ser corrigida.
Teria que ver de quantas plantas se trata. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 12:42 am Assunto: |
|
|
fermga, valeu ae pela dica, realmente existe um galhinho que está entre os dois que tem folhagens. Este galhinho veio trançado também, mas com uma poda que eu fiz ele morreu, então eu deixei do jeito que estava, mas já estava em meus planos retirar ele mesmo, assim que eu começasse a aramar...
gostaria de saber se eu espero as folhas brotarem de novo, porque eu fiz uma desfolha total e ela ainda tá se recuperando disto, para poder começar a aramar.
No mais, é isso. Assim que eu puder eu vou começar a mexer nela, para poder e tornar algo parecido com uma árvore existente no meio natural. |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:34 am Assunto: |
|
|
Aproveite para aramar agora sem folhas fica muito mais fácil. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:37 am Assunto: |
|
|
fermga escreveu: | Aproveite para aramar agora sem folhas fica muito mais fácil. |
Beleza, mas você teria alguma dica para mim a respeito disso?
Eu nunca aramei nada!
Gostaria de outras opiniões também se possível!
Já retirei o galhinho que estava ali para nada. E vi que tem condições de colocar uma árvore do lado da outra no nebari, pois elas se cruzam. Mas a maior dúvida é quanto à estrutura aérea. |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:39 am Assunto: |
|
|
se refere dicas a respeito de estilo ou da própria aramação iterrogação.
(meu teclado ta quebrado rsrs) _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:43 am Assunto: |
|
|
Me refiro a algumas idéias a respeito do estilo (gostaria de aplicar o estilo SHOKAN/SOKAN) e como pooderia chegar até lá! :]
Seria no caso tanto do estilo quanto da aramação! |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:49 am Assunto: |
|
|
para empregar um dos dois estilos sitados por você ou qualquer outro... teria que primeiramente diminuir a altura da planta, no momento ela esta muito "pescoçuda", duas maneira de se conseguir isto é através de um alporque ou de uma poda radical, a poda radical é mais facil mas não sei se o fícus variegata a suporta, melhor pesquisar primeiro esta possibilidade, se tratado de um fícus, acredito que sim mas melhor ter certeza. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:52 am Assunto: |
|
|
Vou fazer essa pesquisa, mas quem souber e puder explicar aqui ajudaria muito!
Tenho medo de dar essa poda radical, apesar dela ser uma planta forte...
Já vi em alguns tópicos uma forma de "forçar" a aparição de alguns galhos, fazendo uma fenda no tronco onde queira que apareça o galho, será que daria certo? |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:55 am Assunto: |
|
|
também já vi isto em algum fórum, mas nunca teste para ver se funciona mesmo, mas o pessoal sempre faz alporque e poda... então tenho minhas duvidas. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:58 am Assunto: |
|
|
Entendo... vou ver como faço para conseguir o alporque dela.
Qual a altura ideal que você acha que eu poderia fazer o alporque?
Digamos que tínhamos feito o alporque, como eu deveria proceder com a aramação? |
|
|
 |
|