|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOYCE

Registrado: 19/07/11 Idade: 40 Mensagens: 10 Localização: SÃO CARLOS-SP
|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 10:58 pm Assunto: ME AJUDEM COM MEU PRIMEIRO? |
|
|
OI PESSOAL, VI UM PINHEIRO NUMA FLORICULTURA E ACABEI COMPRANDO, INFELIZMENTE AINDA NÃO TINHA VISTO OS CONSELHOS DO THIAGO BATISTA, MAS AGORA JÁ FOI, O QUE VCS ACHAM? NÃO ACREDITO QUE SEJA UM BONSAI, TALVEZ UM PRE-BONSAI OU NEM ISSO... ACHO QUE VOU COLOCAR EM MAMADEIRA E DEIXAR PRA PODAR MAIS PRO FIM DO INVERNO... DÁ PRA FAZER ARAMAÇÃO AINDA?
O QUE VCS FARIAM COM ELA?
SOCORRO!!KKKKK
ABRAÇOS
[/img]http://img8.orkut.com/images/milieu/1311187516/1311212716848/5050702/ln/Z1655tos.jpg[/img]
[/img][img][/img][img][/img] |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 11:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Joyce! Realmente você ainda não tem um bonsai. Quem sabe se com bastante tempo e persistência tua ela venha a ser um. As fotos ficaram pequenas para poder avaliar melhor, mas, se realmente quer começar com esta planta, te aconselho, tenha muita paciência...todos resultados delas são bem lentos, em relação há outras espécies. Pode colocar no escorredor/mamadeira ou bacia maior, o ideal mesmo seria plantá-la no chão e esquecer, para que ela se desenvolva bem. Não desanime, use nela o método que for melhor pra ti e procure outas plantas mais fáceis, como ficus, serissas e outras que te darão mais "trabalho", respostas mais rápidas e uma vontade maior de prosseguir nesta arte que é o bonsai. Um abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 1:22 am Assunto: |
|
|
Olá Joyce.....
Muito prazer em conhecê-la...
A foto está pequena mesmo como o Alex disse... Da proxima vez vc abre ela grande e copia o endereço da imagem que fica melhor.
Quanto sua planta não dá pra ter 100% de certeza por causa do tamanho da imagem mas me parece um jacarézinho (Juníperus Horizontales). Aproveita agora que estamos no inverno e faça um transplante para uma bacia maior (dessas de 1,99 bem furadas nas laterai e no fundo) é a estação ideal para isso. O substrato vc usa bastante areia grossa de construção (peneire com uma peneirinha de coar leite e não use o pó) uns 70% de areia com uns 30% de terra vegetal comprada em gardem. Dai no próximo ano já pode começar a pensar em uma aramação e até lá já vai ter mais experiência para isso e sua planta já vai ter um porte um pouco maior. O uso de calliandras, ficus, serissas e demais outras espécies para iniciantes é muito bem vindo no seu caso sem dúvida, pois, os juníperus são meio complicados de lidar.
Um grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 7:09 am Assunto: Bonsai |
|
|
Ola Joyce,bem vinda ao nosso mundo e a o Forum,tenho mais ou menos um ano e meio aqui no forum e fiz muitos amigos aqui voce encontrara otimas pessoas que estarao dispostas a lhe ajudar e dar dicas mas a principal delas e PACIENCIA E CONTROLE DA ANCIEDADE.Faço minha as palavras de Macdonald e do Alexmikol quanto a sua primeira planta e como diz o macdonald procure plantas mais faceis para se começar que te trarao um resultado mais rapido e satisfação mas o principal NAO DESISTA e voce vera que valeu a pena.Eu em particular uso muito aqueles escorredores de massa que sao bem furados e a ventilação nas raizes é mais uniforme.Mais um a vez bem vinda e ainda gostaria de ver outros trabalhos seus no futuro.
Abraços |
|
|
 |
JOYCE

|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 8:07 am Assunto: |
|
|
Oi gente, bom dia... obrigada pelas dicas e acho que vou por ela numa bacia mesmo, moro numa chácara, mas a terra é ruim, uma areia dura, acredito que na bacia vou poder cuidar melhor dela, ou melhor, esquecer dela, rsrs... estou procurando outras espécies mas por falta de tempo e conhecimento ainda não achei, se alguem de são carlos e região souber me avisa.
De qualquer maneira, vou mandar as fotos maiores pra vcs continuarem me ajudando com ela.
e novamente obrigada!!! |
|
|
 |
JOYCE

|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 8:10 am Assunto: |
|
|
outra coisa, coloco no escorredor e depois na bacia?
e o que vcs acham de comprar pela internet?
abraços, até... |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 11:07 am Assunto: |
|
|
Olá, Joyce!
Não liga para o fato de a planta ser de supermercado não. O que eu quis dizer é que, como você queria um bonsai já mais evoluido, as plantas do supermercado são de menor qualidade técnica, mas são muito bons para treinar as técnicas.
No seu caso, o junípero é um pouco diferente das outras plantas, principalmente quanto à época certa para os trabalhos, mas isso não necessariamente a torna mais difícil. Só requer um pouco mais de paciência.
Quanto à bacia, a menos que tenha esterco de gado bem curtido à disposição, eu recomendo plantar direto na bacia, pois o escorredor é, de certa forma, uma barreira ao crescimento das raízes. Mas o melhor mesmo é plantar direto no chão.
Boa sorte com a sua plantinha. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 11:39 am Assunto: |
|
|
Joyce, quanto ao uso do escorredor, se escolher esta técnica, primeiro plante no escorredor com os substratos que já citaram antes, quando as raízes começarem a sair por baixo do escorredor (não importa a quantidade) é a hora de colocar na mamadeira (bacia) usando mais ou menos 50% de adubo e 50% de areia, pedrisco, tijolo moído, etc. A principal função do escorredor é fazer com que as raízes desenvolvam-se para baixo procurando o substrato mais "gordo", no momento que elas saem para os lados, o sol e o vento se encarregam de inibir seu crescimento, até por isso na hora que for colocar o escorredor na mamadeira ele deve ficar com as laterais bem expostas e só o fundo em contato com o substrato. Rega normal, cuidando para não deixar terra úmida demais. Abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 11:57 am Assunto: |
|
|
Olá Joyce, sou de São Carlos também. Se quiser podemos conversar. Aqui em São Carlos costumo comprar mudas no vivieiro na Agroflora (na pista) e num viveiro que fica na marginal da rodoviária. Dá para encontrar plantas interessantes a ótimos preços. (claro que são mudas normais, dos quais relizamos intervenções para chegar a um bonsai). Acho muito vantajoso.
A planta que adquiriu não é das melhores para se trabalhar como iniciante, pois é um pouco mais exigente. Sua formação é mais demorada.
Te mandei uma mp _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
JOYCE

|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 3:55 pm Assunto: |
|
|
LEGAL, VARIAS DICAS, VALEU PESSOAL, QUANTO AO ESTERCO É TRANQUILO, COMO DISSE MORO EM CHACARA E TEM GADO LÁ... SE ALGUEM PRECISAR, SO NÃO SEI SE O CORREIO ACEITA ESTE TIPO DE SEDEX... KKKK
ABRAÇOS |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 6:15 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Ola Joice,se voce mora numa chacara tem muitas e incriveis possibilidades de plantas para bonsai,apenas teria que dar uma volta pra escolher elas,ate te daria uma dica quem sabe nessas andanças ai pela sua chacara voce poderia tirar umas fotos do que voce acha interessante postar aqui pro pessoal ver e ja te dar umas dicas de como tirar ela do chao e de como conduzi-la te garanto que tera excelentes resultados muito mais do que comprar pela net que muitas vezes sao plantas caras,pense e analise esta dica.Aqui moro na cidade mas nao perco a oportunidade de fazer um yhamadori é a tecnica que se retira a planta do chao.Escolha umas plantas com tronco grosso ou nao e fotografe dos 4 lados e de cima e poste aqui o pessoal vai te ajudar.
Abraços |
|
|
 |
JOYCE

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 8:28 am Assunto: |
|
|
GOSTEI DA IDEIA DE PROCURAR ALGUMA COISA EM CASA, VOU DAR UMA RODADA POR LÁ E VER O QUE ENCONTRO, MEU NAMORADO DISSE QUE TEM UMAS MUDAS NO SITIO DELE TBM, SÓ QUE ESSA SEMANA VOU SUMIR UM POUQUINHO, TENHO UMA PROVA EM RIBEIRAO PRETO DIA 31 PRECISO CRIAR VERGONHA E ESTUDAR, HEHE, MAS ASSIM QUE DER VOU MANDAR FOTOS PRA VCS ME AJUDAREM A TIRAR DO CHÃO, POIS TENHO MEDO DE MATAR AS COITADINHAS... TEM UNS PINGO DE OURO LÁ MAS JÁ COM UNS 5 OU 6 ANOS, ÉS MUITO VELHO?
ABRAÇOS A TODOS!!! |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 9:10 am Assunto: |
|
|
Joyce, 5 anos para um bonsai, pode se considerar um bebê...rs...O importante é ver o estado geral da planta, raízes (nebari), tronco, enfim, a saúde da planta. Na hora de coletar, tomar o cuidado de retirar o máximo de raízes possível para que a planta se readapte mais rápidamente ao vaso, no caso dos pingo de ouro é tranquilo pois ela é bastante resistente. Depois é só preparar um bom substrato, não adubar nas primeiras duas semanas, manter uma boa rega, e se nada de anormal acontecer, a planta estará em condições de se começar algum trabalho. Boa sorte, abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 1:53 pm Assunto: |
|
|
Pingo de ouro de 5 anos? Deve dar um bom bonsai.... TEnho uns com 3 anos no chão e são uns monstrinhos, mas não posso arrancar. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
JOYCE

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 4:11 pm Assunto: |
|
|
Oi Nikkei, talvez elas tenham até mais que 5, minha mãe plantou para fazer cerquinha viva, mas parou de podar e acabaram ficando com uns 2 m de altura, logo eu mando as fotos para vcs verem, não imaginava que dava pra fazer bonsai de uma planta "adulta" achava que tinha que ser muda pequena, mas com as minhas "expedições" vi uns trabalhos legais.
pq vc não pode tirar do chão? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|