|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Dez 25, 2005 3:28 pm Assunto: Árvores interligadas pelas raízes |
|
|
Feliz Natal a todos! Mas minha dúvida não é pelo natal...
Como sabemos, existe um estilo de bonsai no qual as raízes são interligadas e podemos ver isso no maior cajueiro do mundo (aqui no Brasil), no qual se espalha por metros, também podemos ver em fícus pelas ruas. Aqui perto há um bairro no qual, no meio do bairro existe um fícus plantado no chão (deve ter o meu tamanho) e pelas ruas que circundam esse local, há vários "galhinhos" ou mudas se preferirem, que nascem geralmente na divisa do muro com as calçadas, mas são muitos, devem existir mais de uns 15 pelo bairro inteiro. Agora entra minha dúvida, como podemos estimular para que tal coisa aconteça em bonsai? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Dom Dez 25, 2005 10:35 pm Assunto: |
|
|
Prezado amigo,
Pela descrição que você fez das mudas nas rachaduras é muito remota a possibilidade de que sejam brotações das raízes do Ficus que você citou como o maior. É muito mais provável que sejam mudinhas germinadas das diminutas sementes que os Ficus espalham aos milhões em seus figuinhos; os pássaros comem e defecam sobre pedras, árvores e mesmo no chão, e nas ranhuras e fissuras onde se acumulam água e poeira as sementinhas encontram condições para germinar, aliás, os Ficus nascem mais fácil em condições assim; em solos muito ricos e úmidos é comum as sementinhas apodrecerem.
Já o estilo que você descreve, que pode ser de dois tipos (Netsuranari e Ikadabuki) é possível criar na maioria das espécies com desenvolvimento basal, inclusive nos Ficus. Vale a pena obter maiores informações em um site de busca, como o Google, usando as palavras-chave.
Um abraço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 25, 2005 10:49 pm Assunto: |
|
|
Prezado amigo, sou eu de novo,
Existem também outros meios para produzir árvores interligadas; um deles está neste site: http://perso.easynet.fr/~christian.cerne/Ikada2.html
As explicações estão em francês, mas os desenhos são muito didáticos e mesmo sem saber francês é possível seguir o passo-a-passo.
Um abraço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Dez 25, 2005 10:56 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela resposta Ivo.
Mas creio não ser através de sementes, pois é um Ficus Retusa, nunca vi sementes nem frutos nessa espécie.
Já havia visto algo parecido com essas demonstrações que você me passou, mas não sabia que era esse o estilo interligado pelas raízes. Vou ver se consigo fazer uma procura na net. Muito obrigado pelo site que me enviaste.
Um abraço e até a próxima. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Dez 26, 2005 8:18 pm Assunto: |
|
|
Oi William !!!!
As explicações do amigo Ivo são perfeitas e corretíssimas. O site que ele sugere, não sei francês, mas dá para entender sem problemas maiores.
Já vi fazerem trabalhos assim demonstrados e ficam belíssimos.
Não posso afirmar, mas acho que todo o tipo de ficus frutifica e os pássaros estão aí para ajudarem a Natureza.
Aqui numa rua perto de minha casa, existe uma coisa super interessante. A casa não tem planta alguma e o muro é de pedra. De quando em vez aparece um ficus entre o muro e a calçada.... quando ele cresce, alguém vai lá e arranca.... Passado um tempo... olha ele lá, lindinho.
Costumo passar lá quase todo o dia, estou esperando uma vaga para estacionar meu carro em frente e fazer uma benfeitoria.... TIRÁ-LO PARA MIM, ainda não consegui, mas tenho esperanças.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 31, 2005 1:32 pm Assunto: |
|
|
Prezado William,
É justamento a Ficus retusa a espécie que mais facilmente se propaga nas cidades por este meio, isto é, sementes espalhadas. Ela se aproveita do calor que fica acumulado nas áreas urbanas e propaga-se facilmente, mesmo em zonas com um inverno mais frio que o natural para ela, pois, como já citado, as áreas urbanas retêm calor. Aqui em minha região, onde às vezes dá geada no inverno, a Ficus retusa não se dá bem em áreas rurais, mas nas áreas urbanas ela prospera e até rouba o lugar de outras Ficus nativas.
Um abraço!
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 12:39 am Assunto: ficus retusa |
|
|
Ivo, voce não mencionou e não sei se o colega William tem essa informação, mas todo e qualquer ficus emite fruto e consequentemente, semente.
Lembremos um figo, muito usado para doce em conserva, proveniente da figueira, tambem denominada ficus carica. Ou então, o ficus pumila, que geralmente é empregado como forração ou trepadeira, cobrindo muros e fachadas residenciais, cujos galhos se não forem devidamente podados, crescem horizontalmente, aumentando o tamanho das folhas e produzindos frutos, não comestíveis, muito semelhantes ao figo das conservas doces.
Agora, quanto aos desenhos do site francês: o grande Mestre Naka, em seus dois livros (verdadeiras biblias para bonsaistas), trata com minucias sobre a técnica de produção de mudas, para formar uma floresta, p.ex., com explicações inclusive mais detalhistas que as do francês. É uma técnica conhecida pelos chineses, há mais de dois mil anos, por sinal, também explanada pelo grande Mestre chinês em peijing, Man Lung, que a utilizou em seus trabalhos.
Há possibilidades interessantes no uso dessa técnica, além da formação de grupos de árvores, na formação de bosque ou floresta. Podemos estimular o crescimento de um bonsai com tronco duplo, triplo, multiplo... _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|