Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 6:20 pm Assunto: cerejeira desfolhada |
|
|
Hoje 21 de julho de 2011 fiz a desfolha em duas cerejeiras para fotografar a estrutura e disposição dos galhos.
Tem 15 anos, estão debutando. produzidas por sementes.
Uploaded with ImageShack.us[/img][img]
Uploaded with ImageShack.us[/img] |
|
|
 |

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 7:15 pm Assunto: Re: cerejeira desfolhada |
|
|
Uploaded with ImageShack.us[/img]..
antes da desfolha...
com esse frio, e estão sem roupa rsrsrsrsrs.... |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 6:13 pm Assunto: |
|
|
muito interessante suas plantas!
elas já estão produzindo? emitem flores? devem ficar mto bonitas na primavera! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
Nao produzem ainda mas tem 15 a anos, geradas de sementes. estou no aguardo. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
Eliseu. Admiro a forma do amigo trabalhar com as plantas, e esta a exemplo de outras, a partir de sementes e já com 15 anos. Esta cerejeira está com boa ramificação, no entanto a falta de uma estilização, apesar de seus 15 anos ainda dá a ela um aspecto de muda bastante jovem. Não que 15 anos seja idade avançada, mas é de se esperar que com 15 anos a planta tenha um aspecto mais envelhecido. A definição de um estilo é básica para isso. Se optar por um hokidachi, teria que retira os galhos mais baixos, formando uma copa aredondada com os galhos que partem mais ou menos do mesmo lugar. Na opção de outro estilo, é necessário selecionar os galhos visando uma triangulação da copa. Aliás este aspecto da falta de triangulação é que dá a planta um aspecto de planta muito jovem. Você tem aí, pelo visto algumas preciosidades, bastando apenas dar aquela "lapidada" final.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 10:44 pm Assunto: |
|
|
Eliseu,
você tem boas plantas aí; além das dicas dadas pelos amigos eu vou sugerir num próximo reenvase colocar num vaso mais fundo. É que as Myrtaceas precisam de um pouco mais de espaço para as raízes. Apesar dos 15 anos elas não são muito grossas; eu tenho uma cerejeira também de semente com ~4 anos cujo tronco tem praticamente a mesma espessura das que você mostrou. E capricha na adubação orgânica que elas adoram!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 2:08 pm Assunto: |
|
|
Prezado Edson, é verdade! elas tem pouca estilização mesmo. quando eu podava, cada vez que brotava, deixava apenas dois pares de folhas então elas ramificaram e fizeram essa copada tortuosa. E os vasos sempre pequenos mas agora com o conhecimento de novas técnicas e de novos professores, vou me dedicar mais ao estilo. Ah já estava me esquecendo naquele tempo eu trabalhava então tinha muito pouco tempo para estar pesquisando. mas vou praticar mais a arte.
Um fraternal abraço do seu amigo no bonsai Eliseu Malheiros |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 7:56 pm Assunto: |
|
|
estamos aprendendo, ta meio ajeitada. originada de sementes. Eram duas no inicio e colaram com o passar do tempo, sendo que puxei os galhos um para cada lado formando a copada.
Uploaded with ImageShack.us[/img]
cortei tres galhos, os primeiros debaixo para cima e dei uma ideia melhor da copa.
Uploaded with ImageShack.us[/img] |
|
|
 |
|