FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Folhas morrendo
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Walter Pacheco Júnior

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2005 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

daelin escreveu:
Oi Angela,

sinceramente, eu nao sei como ela esta reagindo. Ela nao tem mais nenhuma folha. O tronco esta mais escuro do que costumava ser, mas em alguns pontos ele esta verde.

Como o tronco da cerejeira costuma se descamar eu fico achando que pode ser isso. Uma fase de descamação do tronco. Estou deixando na areia, tomando cuidado pra manter sempre umido.

Ela nao esta pegando sol. Achei que fosse melhor mante-la na sombra.

Nao vou desistir dela. Ja vi minha mae recolher uma planta morta do lixo do meu predio. Ela tava morta, serio. E dali a duas semanas a danada tava vivinha, cheia de flor.

Estou confiando que o mesmo aconteca com a cerejeira.

Quando a tuia morreu eu nao pensei muito nisso porque o tronco tinha se tornado mole, meio esponjoso. Mas a cerejeira nao esta assim. O tronco continua forte (tudo bem, a madeira da cerejeira é super forte, mas sei la.. Very Happy )

Eu vou ver se compro algum produto pra dar um empurrao nela.

Obrigada por perguntar Angela Smile

Caríssima Comapnheira do Bonsai,
Estou acompanhando com interesse a sua luta para salvar a cerejeira. Sei que está plantada na areia, com um punhado de terra, e sob sombra.
Como já estamos no final de dezembro, gostaria de saber como é que está a situação.
Espero que tudo dê certo.

Walter
wpacheco@matrix.com.br
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2006 5:17 am    Assunto: Responder com citação

Acho muito pertinente também deixar uma coisa aqui bem clara...

Uma planta não fica em estado terminal de um dia para o outro (via de regra... claro que para toda regra existe exceção). Muitas pessoas quando veêm uma planta secando e/ou com as folhas caindo, imagina logo o que foi feito de errado nos ultimos dias, ou que fator levou a planta à esse estado...
Mas se esquecem de que existe também o fator "tratamento e decurso de tempo", ou seja, um exemplo: Se você não regou a planta hoje, no dia seguinte não adianta encharcar, pois isso não vai compensar o desgaste que a estrutura dela sofreu... e, na maioria das vezes as folhas não vão cair no dia seguinte, mas com certeza houve um fator de estresse/desgaste e que somado à outros fatos (falta de nutrientes, pragas, falta de insolação correta, rega em excesso etc.) pode enfraquecer o "organismo" (mal comparando) dela e através do decurso de tempo causar uma certa falta de defesa e muitas vezes até mesmo a morte... porém, o(s) fato(s) causador(es) pode(m) ter ocorrido semanas, ou até meses antes. Algumas vezes o processo pode ser curto, em outras vezes pode ser arrastado. Eu mesmo tenho uma planta nesse estado já faz mais de 1 ano.

No processo lento, é algo semelhante ao que acontece quando se coloca uma planta fora do seu clima ideal... por mais que você tente simular ambiente e bem cuidar, alguma coisa na estrutura dela entende que não é o certo... Um exemplo: Alguém em algum dos foruns já comentou que conseguiu cultivar um Ácer no Nordeste por 4 anos, mas que a cada ano a planta reagia menos...

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: