 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
djemys
Registrado: 04/06/10 Idade: 38 Mensagens: 84 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 7:33 pm Assunto: kuromatsu |
|
|
sugestões e opiniões...
1
2
3
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
betokay

Registrado: 22/04/11 Idade: 46 Mensagens: 27 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 7:36 pm Assunto: |
|
|
parabéns pelo exemplar, muito bonito! Que tal baixar mais os galhos como um pinheirinho mesmo?! Acho que ficaria mais harmônico com o estilo moyogi!!!
Abraço |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 11:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Baixar os galhos para ficar parecido com um "pinheirinho"? Essa eu não entendi!!!
Trata-se de um pinheiro, KUROMATSU é o nome japones, e significa pinheiro negro. A condução nos galhos feita pelo nobre colega está corretissima, vez que ele buscou harmonizar os movimentos dos galhos com o movimento do tronco, isto é, sinuosidade com sinuosidade. É isso mesmo.
O unico senão: sua planta tem brotações apenas nas pontas dos galhos, quando deveriam estar presentes desde a axila inicial do galho, próximas do tronco. As brotações laterais são usadas para dar origem a galhinhos laterais, de maneira a que, no futuro, o galho possa ficar aberto como se fosse uma palma da mão, com os dedos afastados. Com as brotações apenas na ponta do galho, ficará dificil formar isso.
Retire sempre as acículas (agulhas) dos galhos na parte superior e infeiror, mantendo as laterais apenas. Faça retirada, tambem, entre um par e outro, intercalando a retirada das acículas, para que nas brotações possam vir então novos galhinhos, que irão formar a estrutura que citei acima. Uma boa forma de conseguir um aumento na brotação é fornecer adubo organico em quantidade razoável para a planta. Ao final do inverno, com o inicio da primavera, faça isso até a planta retornar com uma boa brotação, ficando um pouco parecida com essa imagem abaixo:
Na sequencia de imagens dentro do link abaixo, voce verá como proceder para obter brotações laterais, eliminando as brotações situadas na parte superior e inferior do galhinho:
http://homepage2.nifty.com/miyamotoen/bonsai-turedurekusa-7/32.htm
Ao invés das brotações apenas nas pontas dos galhos, seu pinheiro deveria estar como esse da imagem abaixo:
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/c0/61/ken_engei1369/folder/940502/img_940502_21645463_0?1294997885[/img]
Em relação à sugestão do nobre colega Betokay, para baixar os galhos, creio que só iria funcionar se a intenção fosse realizar algo como o mostrado na imagem abaixo:
[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/d6/3e/noguardinc/folder/738369/img_738369_10004773_2?1197549670[/img]
Galho baixo ou não, não torna um pinheiro mais pinheiro que os outros. O que irá realmente contar é a densificação, isto é, uma quantidade maior de acículas em todos os galhos, deixando a planta com uma aparencia, visualmente falando, mais "cheia". Isso só poderá ser conseguido de duas formas: primeiro, com adubação correta, sol pleno o dia inteiro, rega ao final da tarde. Segundo, com enxertos de novos brotos, obtidos de ponteiras da própria planta, e fixados em pontos nos galhos.
Como é uma planta jovem, e bem vigorosa, creio que apenas o primeiro recurso já será o suficiente para otimizar o resultado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
betokay

Registrado: 22/04/11 Idade: 46 Mensagens: 27 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 10:03 am Assunto: |
|
|
"Ah vá, é mesmo????" Tá de brincadeira comigo?????? Nossa, muitíssimo obrigado senhor mestre Deus do bonsai nobre colega NICKYFURY com mais uma excelentíssima aula sobre a espécie!!! Eu juro pro sr que eu não sabia que se tratava de um pinheiro negro cujo nome é kuromatsu!!! Nossa como sou feliz em ter um mestre professor de graça aqui pra me ensinar tudo sobre bonsai.... Muito obrigado! Só uma ressalva, eu apenas dei minha sugestão para o amigo djemys, não pedi sua opinião... então sr NICKYFURY, abstenha-se em opinar e não venha com sua ironia pra cima de meu comentário dizendo que não entendeu ou dizendo que estou errado. Você não é ninguém pra dizer se o que digo é errado ou não! Nunca vi uma planta sua, pois então pra mim você não sabe nada! Porque dessa vez o mestre não falou nada da aramação desta em questão? Está correta? Ah não, claro! É porque não foi eu quem postou as fotos... se fosse iria ganhar uma outra aulinha sobre aramação, aconragem... Ae NICKYFURY fica na sua e não venha mais falar sobre meus comentários ou meus post, ok?! Daqui a pouco vem o bando de puxa saco seu comentando a seu favor... Não estou nem ai tbm se o dono do fórum me banir... fiquem a vontade! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
betokay

Registrado: 22/04/11 Idade: 46 Mensagens: 27 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 10:18 am Assunto: |
|
|
Então djemys, o que eu quis dizer a VOCÊ, como pediu sugestões e opiniões, era que você inclinasse um pouco para baixo os galhos, por se tratar do estilo escolhido e também por ser uma conífera... Alguns exemplos de matsu no estilo moyogi com os galhos para baixo...
Fica aqui a minha sugestão.. não estou dizendo que o seu modo de conduzir sua planta esta errado, ok?! É que tem uns caras chatos aqui no fórum.... que gosta de ficar me corrigindo...  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO


Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 3:00 pm Assunto: |
|
|
Oo
Opa, eu acho que os ânimos estão exaltados aqui. Eu perdi alguma coisa?
Gente, vamos pegar leve nos comentários. Esse aqui é um fórum de família. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
betokay

Registrado: 22/04/11 Idade: 46 Mensagens: 27 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 3:41 pm Assunto: |
|
|
Thiago, não foi de graça! Quem entra neste post e vê isso acaba não entendendo, mas não é de hoje! Isso é perseguição da parte do "mestre"  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 5:23 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Ñ quero me meter em intrigas, mas assim cm disse o amigo Thiago, este é um fórum de família e sobre tudo p/ quem deseja aprender sobre a arte. Ñ vou puxar sardinha p/ nenhum dos lados, mas ao contrário acho que ambos estão errados com irônias e frases asperas. Já sou membro há alguns anos e nunca, nunca mesmo vi ou li algo do tipo é triste que isso aconteça.
Espero que isso seja apenas excesso de vontade em querer ajudar. Vamos apertem as mãos.
betokay, infelizmente ñ tenho nenhuma opinião sua em meus posts, o que acredito que faça falta, pois todas as opiniões p/ mim são de suma importância, mas não acho legal tanta aspereza em suas frases.
nickyfury, gde amigo, tenho opiniões ótimas suas em meus posts com grande ajuda, mas não concordo em nada com essa situação e tb com a irônia mostrada em seu comentário, acho que as pessoas se ofendem com as irônias, principalmente as que não tem razão de ser. Todos aqui estamos aprendendo e assim cm o amigo betoway, qualquer um inclusive eu poderia fazer um comentário que possa parecer ...digamos bobo..., mas p/ quem esta aprendendo pode ser a chave entre o aprendizado e a decepção.
Entrei nesse post p/ ler, pois se tem uma coisa que ñ consigo aprender é sobre os pinheiros, então vivo correndo atrás p/ ver se acho algo em linguagem mais simples p/ mim que tenho grande dificuldade com as informações mais técnicas. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
Voltar ao topo |
|
 |
stokmann 2.o PASSO

Registrado: 29/05/07 Mensagens: 204 Localização: Caçador - SC
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 7:20 pm Assunto: |
|
|
muito bom seu pinheiro negro! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 1:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
Donegá, fazer um comentário "fraco", todos estamos fadados a fazer vez ou outra, é normal. Por outro lado, fazer um comentário depreciativo, ou que diminua o trabalho de outra pessoa, como foi o uso da palavra "pinheirinho", no meu entendimento, sem apresentar nenhum exemplo para caracterizar e identificar a idéia, é outra coisa, a meu ver, que depõe de forma negativa em nosso forum.
Veja que chamei a atenção para essa colocação depreciativa, mas logo em seguida fiz o que acredito ser uma melhor estimativa e orientação, postando imagens e informações sobre possíveis conduções que o nobre colega Djemys poderia vir a desenvolver em seu trabalho com seu pinheiro negro.
O colega que escreveu a palavra "pinheirinho" porém, sem sentiu ofendido por eu ressaltar esse aspecto em sua postagem, que mais do que apenas "fraca" não contriuiu em nada para auxiliar o colega que buscava informações nesse sentido. Apenas depois de mostrar toda a sua indignação e mostrar que eu o ofendi, foi que resolveu então explicar, postande imagens, sobre o que julgou ser um adjutório mais razoável que as palavras vazias escritas anteriormente.
Minha participação no forum não está restrita a mostrar plantas minhas, ainda que eu o faça vez ou outra para ilustrar minhas colocações, mas incluso, apresento trabalhos de outros bonsaistas, nacionais ou não, que embasem, corretamente, minhas explicações, dicas e informações. Como todos os demais, sou no forum um mero participante, que frequento as paginas no intuito de obter, tambem eu, informações que permitam um cultivo melhor e um trato mais adequado no manejo das minhas plantas, buscando por outro lado, auxiliar a outros que ora se iniciam na arte bonsai e que, por razões diversas, ainda não tem o conhecimento necessário ou total para lidar corretamente nessa area.
Infelizmente, vez ou outra, algum forista fica revoltado, chateado ou sente-se ofendido pelas minhas palavras, brincadeiras ou colocações. É realmente chato que isso ocorra, vez que minha intenção não é nesse sentido. Não posto ou faço colocações no intuito de diminuir ou ofender ninguem, mas infelizmente, não podemos agradar a todos, por mais que nos esforcemos para agradar a alguns.
O colega que depreciou o trabalho do colega Djemys, no meu entendimento, ao escrever que a planta apresentada nesse post poderia ficar parecido com um "pinheirinho" mesmo" como se se tratasse de outra espécie, ofendeu-se por pouco, a meu ver. Mais ofendido deveria sentir-se o dono da planta, que realizou uma aramação satisfatório, conduzindo os galhos em harmonia com o tronco, buscando um estilo adequado para o pinheiro. Postar comentários depreciativos, como esse, não condizem com o espírito do nosso forum, na minha opinião.
Não sou mestre, nem Deus, caro forista. Não me avogo a isso, nem nunca postulei, seja na area privada do forum, seja nas postagens, requerendo denominações exclusivistas de professor, educador, ou qualquer outra qualificativa dessas. Quem me conhece pessoalmente, sabe que não pauto minha conduta por essas ingerencias ou condutas que dêem margem a que tenha eu direito a receber essas deferencias.
Por outro lado, sempre postei e prestei informações no sentido de ilustrar minhas colocações, buscando o melhor entendimento por parte dos foristas participantes em nosso forum. Acredito que escrever algo que seja intelegível é sempre oportuno, mas acrescentar imagens, seja via fotos ou desenhos, favorece a um entendimento mais completo por parte de todos. Se faço isso, faço como aprendiz que sou, da nobre arte bonsai, não como mestre, ou professor, que não sou nem tenho pretensões, como outros que conheço, de ser.
O colega forista que se ofendeu com minhas correções à sua postagens, teria feito bem mais e melhor se, inicialmente, tivesse ilustrado seu "pretenso auxilio" com as imagens que julgou oportunas colocar apenas depois que eu chamei atenção para suas colocações "fracas" inicialmente postadas. Agora, vir com pedras e paus em minha direção, sentindo-se indignado e ofendido a ponto de brigar não só comigo mas com todo e qualquer um que fique a meu lado ou que se mostre contrário às suas convicções, é algo realmente imaturo, inconsequente e totalmente contrário ao bom senso e a boa camaradagem que reina entre nós em nosso forum.
Abstenho-me de fazer comentários sobre as postagens desse colega desde que fiz algo nesse sentido em uma postagem que ele colocou anteriormente. Naquela oportunidade, o colega já mostrou indignação e revolta pelas minhas palavras, ensejando que eu descartasse toda e qualquer nova possibilidade de vir a escrever algo em suas postagens desde então. Se ora me manifestei, foi apenas para apreciar e relevar o trabalho do nobre colega Djemys, auxiliando-o com o intuito de melhorar ainda mais sua planta. Para isso, tive, infelizmente, que ressaltar a negatividade expressa pelo termo drepeciativo anteriormente escrito, para que, em seguida, pudesse estar, de fato, prestando uma informação pertinente e correta sobre um trabalho.
Cruxificar quem se dispõe a ajudar é fácil. Criticas devem ser sempre aceitas e buscadas, pois apenas com elogios nunca teremos capacidade de fazer algo de bom e de qualidade por nós mesmos, sozinhos e isolados em nossa grandeza. Ao postar no forum, buscamos a ajuda, seja de bonsaistas mais antigos, como de mais novos, pois todos têm uma visão unica sobre determinado aspecto ou trabalho e estão por isso mesmo aptos a emitir seu juízo. Por outro lado, aceitar bem as criticas, com maturidade, responsabilidade e boa vontade, infelizmente, pelo que estou vendo, é algo que alguns poucos não conseguem absorver como deveriam.
A esse, ou a esses, sugiro postar então, doravante, na parte do forum destinada a isso, chamada "Centro de exposição para o forista". Lá, os elogios são fáceis e fartos, e não terá nunca o desprazer de ler comentários chulos, depreciativos, negativos, ou criticos a seu trabalho. Nem tolerar postagens que realcem esses aspectos, se porventura existirem algum em comentários de outros foristas. Criticas, desde que construtivas, que apontem e direcionem, indiquem caminhos e possibilidades, são sempre bem vindas nos demais segmentos do forum, e precisamos todos estar atentos a que isso continue, para que o forum possa servir à sua finalidade. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 6:07 pm Assunto: |
|
|
ATENÇÃO PESSOAL: muita calma.
Se Betokay tem alguma diferença para acertar com o Nickyfury, que o faça por MP (mensagem privada), mesmo que seja para pedir a ele que não faça comentários sobre seu post.
Eu não tenho a menor idéia do que posso ter acontecido entre vocês mas peço que se encerre aqui este tipo de discussão que não leva a nada a não ser criar um clima ruim aqui no forum.
Betokay, por sua colocação, "Daqui a pouco vem o bando de puxa saco seu comentando a seu favor... Não estou nem ai tbm se o dono do fórum me banir... fiquem a vontade!", demosntra excesso desproporcional e gratuito com os demais foristas que possam vir a descordar da sua opinião, incluindo inclusive o Mestre Mário A G Leal que faz grandes esforços para manter este fórum.
Parece-me que você não compactua com a forma e propósito deste fórum. Se realmente assim for, acredito que você deva realmente buscar um outro "lugar" onde se sinta bem. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
Voltar ao topo |
|
 |
betokay

Registrado: 22/04/11 Idade: 46 Mensagens: 27 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 7:01 pm Assunto: |
|
|
tsc tsc tsc....
Não vou mais dizer nada em relação a este ser humano, que está se fazendo de vítima e me colocando contra o colega djemys. Se por um acaso minha intenção fosse menosprezar a planta em questão, nunca eu teria parabenizado e dito que está muito bonita. Eu me referi a pinheirinho pois a planta do djemys é de um porte pequena, e não grande.... e isso está muito claro, mais ainda para um membro da academia brasileira de letras, pois nunca vi tanta formalidade assim para meia dúzia de palavras... Mas como dizia não estou aqui para ofender ninguém! Se meus comentários são fracos, como disseram, isso mostra a superioridade e arrogância de certas pessoas.
Peço desculpas a todos os demais foristas que de uma maneira ou de outra se sentiram ofendidos, visto que não foi usada nenhuma palavra de baixo calão, mas mesmo assim, MINHAS DESCULPAS.
Ricardo Paiva, peço para os administradores do fórum me banir, por favor façam isso... Só deixando claro que já ouvi pessoalmente muitos comentários de pessoas que acham a mesma coisa que eu em relação a certas pessoas daqui... só não falaram nada, o contrario do que fiz... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Moreno 3.o PASSO


Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 7:35 pm Assunto: |
|
|
Eu nao acredito q a palavra "pinheirinho" tenha nada de depreciativo,
e nesse ponto o comentario do colega Nickfury foi totalmente desnecessário...
Sobre o posicionamento dos galhos eu entendi muito bem oque o colega Betokay quiz dizer e concordo plenamente.
Nao sou nenhum expert mas as pontas dos galhos com essa curvatura para cima nao estao harmonicas, devemos imprimir movimento sim nos galhos, mas no plano horizontal e nao no vertical como retratado na planta em questao.
Animos exaltados a parte acredito q ninguem aqui é mestre em, coisa nenhuma. entao o minimo a se fazer é nao adotar essa conduta de desprezo quanto a livre expressão da postagem dos outros colegas... _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fermga 2.o PASSO


Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 9:44 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho também esta opinião sobre a palavra "pinheirinho" se tivesse alguem para se sentir ofendido a respeito dela seria o dono da planta e o mesmo nao disse nada a este respeito. sendo tao fraco assim o comentário do amigo betokay o amigo nickfury nao precisaria ter o sitado em seu post, apenas poderia ter dado a sua opinião e sugestões para a planta em questão ignorando o post anterior. a pratica da boa vizinhança nunca é mal vista. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|