|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 2:22 pm Assunto: PRE BONSAI!!!??? |
|
|
Ola Galera !
Confiram neste site na sessão PRE BONSAI, cada espetaculo de planta que tem la !! coisa de louco !! nao quero nem ver os BONSAIs!
Muitos ja evem conhecer o site , eles mandam ferramentas direto do japão , so mandar um email em ingles e negociar!! sai bem mais barato!!
A gora os PRE acho que nao e barato nao !!
http://www.j-bonsai.com/
Olha ai um pre de pinheiro Branco!! e mole? e este e fraco la !!
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 8:17 pm Assunto: bondai |
|
|
Pena que nosso governo proiba a importação de plantas, sejam de que tipo forem, principalmente por pessoas físicas, independentemente do valor disposto a pagar. Isso vale tambem para insumos e outros produtos liquidos ou terrosos, exceto publicações. Ferramentas, passam, mas podem ser sobretaxadas, se caírem na malha fiduciária por amostragem.
E ainda querem uma "cadeirinha" para sentarem-se entre os grandes!!! Puá, é o que eu digo para essa canalhada toda.
Outras "plantinhas" e seus derivativos, que emporcalham e anulam familias inteiras, entram e por aqui encontram livre caminho no tráfico, sem sofrer restrições nem terem apreensões e multas pesadas a onerar ninguem. Isso o governo não se envergonha de coibir como deveria. Enquanto um bonsai, um pré bonsai, mudas e sementes, têm que seguir por canais independentes e alternativos, para chegarem até nós por preços triplicados. Santa paciência para lidarmos com tanta chincalha.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jun 28, 2011 10:25 pm Assunto: |
|
|
Concordo plenamente, Nick. Certa vez procurei saber sobre importação de plantas, mas pelo que havia entendido, o problema na legislação é a respeito da terra (substrato), tanto que o vendedor alertou para este fato e que normalmente em casca de coco eles enviavam sem problemas, ou ainda com as raízes expostas em sacos com água (como peixinhos que compramos).
Agora fiquei em dúvida. Talvez algumas espécies até sejam possíveis, mas penso ser inviável, pois o risco é enorme.
Enfim, entendo que é até aceitável uma legislação afim de coibir a importação ilegal ou tráfico de espécies não endêmicas que podem prejudicar o ecossistema, mas acho que a proibição total sem levar em consideração as várias nuances na aplicação da lei é no mínimo ridículo.
Nossas leis são assim, por isso o judiciário está abarrotado com tantas demandas, a maioria inclusive, contra o próprio Estado. Uma pena. _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 29, 2011 8:46 pm Assunto: |
|
|
Nicky!!
Essa eu nao sabia !!Acreditava ser dificil como toda importação, mas de no ser legal nao sabia !!
Sabe de alguma Historia de como algums bonsaista conseguiram trazer plantas centenarias de fora pra ca!?? fiquei MEGA curioso agora!!
abraços.. |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 1:21 am Assunto: |
|
|
Gustavo,
Na realidade não é proibida a importação de vegetais, o decreto 24114/34 diz que é proibida a importação de plantas que estejam contaminadas com alguma doença. O grande problema seria a burocracia simplesmente gigantesca para poder importar um pré-bonsai, o processo é tão complexo que é inviável economicamente além do que com a demora a planta morreria.
Interessante o que diz o artigo 8º: Poderão ser dispensadas das exigências do certificado de sanidade de que trata o artigo anterior, as pequenas partidas de vegetais e partes de vegetais importadas por via postal, inclusive encomendas postais, registrados, amostras sem valor, etc., ou trazidas na bagagem dos passageiros, procedentes do estrangeiro, não podendo tais produtos ser entretanto desembaraçados, sem o competente exame do Serviço de Defesa Sanitária Vegetal.
Eu já comprei sementes dos EUA e chegaram após meses de espera, e a embalagem vinha com um carimbo dizendo que foi fiscalizado. Deve ser com base nesse artigo.
A legislação sobre o tema é tão esparsa e longa que fica difícil fazer uma análise mais profunda sobre o tema.
Abraços!
João Pedro _________________ Bonsai Bagé:
http://bonsaibage.blogspot.com/ |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 9:09 am Assunto: |
|
|
João Pedro, muito interessante.
Neste caso, não poderíamos demandar um pedido liminar para tais importações, provavelmente o ente público não irá opor argumentos condizentes devidos à esparsa legislação. Temos extenso material teórico sobre o cultivo e para defesa do meio pretendido.
Então, partindo da premissa do artigo 8, poderíamos importar árvores dos exterior. Caso a parte contrária alegue a necessidade da vigilância sanitária vegetal, não poderíamos pedir na tutela antecipada um horário específico para o cumprimento, ou ainda, na chegada da planta em território nacional, alegando dano irreparável, caso tenhamos que aguardar a vigilância no seu tempo.
Veja bem, não sou advogado, mas acredito que uma petição neste sentido poderia abrir um precedente, o que acha?
Assim ficaria mais fácil trazermos alguns belos exemplares quando viajarmos.
Abraços! _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 12:11 pm Assunto: |
|
|
Roberto,
Vou dar mais uma olhada na lei, mas acredito que a planta ficaria retida até a análise do pedido, o perigo de dano irreparável à agricultura brasileira deve preponderar. E outra, mesmo com um pedido liminar as vezes demora até um mês para ser apreciado, o que é tempo demais para uma planta. Que conforme o decreto, não pode transportar terra!
Talvez uma grande empresa consiga importar alguns pre-bonsai, mas teria que fazer um bom investimento nisso, pois precisaria de uma equipe que conhecesse muito bem a legislação fitossanitária e as normas de comércio exterior. Além do que correria um forte risco de perder boa parte dos exemplares importados devido ao transporte e a espera de fiscalização.
Sendo assim, para nós é totalmente inviável.
Abraços!
João Pedro _________________ Bonsai Bagé:
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 12:37 pm Assunto: |
|
|
E´ parece complicado mesmo!
Mas ja vieram e devem vir varias plantas de fora , o Vicente romagnole, o Tamujas pelo que entendi trouxe plantas da Espanha , o buxo de mais de 100 anos ..
Tendo uma empresa e trabalhar no ramo, deve nao ter muitos poblemas ,o maior deve ser vir por postagem eu penso!!  |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 4:12 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
pelo que eu saiba, algumas pessoas importam plantas através do Uruguai.
Lá a legislação permite importação direta. Assim, os exemplares entram no Brasil por via terrestre, de caminhão.
É necessário ter algum amigo lá para receber e despachar para aqui, mas existe o risco dos bonsai serem pegos na fronteira, aí o destino é a incineração.
Por aí vemos o grande absurdo deste país, quanta ameaça uma plantinha representa, né?
Enquanto isso, armas e drogas inundam nossas cidades...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 4:55 pm Assunto: |
|
|
Uruguai é? Que beleza! Eu moro na fronteira, por acaso você conhece alguem que costume fazer isso? Eu mesmo poderia ir buscar de carro, só precisaria dos contatos.
Abraços! _________________ Bonsai Bagé:
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Sáb Jul 02, 2011 5:00 pm Assunto: |
|
|
Olá João;
Não conheço ninguém, mas sei que é um procedimento comum para bonsaístas e viveiristas que trabalham com plantas mais valiosas...
Algumas plantas exóticas e caras, sejam bonsai ou não, costumam chegar ao Brasil através deste caminho. _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 03, 2011 9:40 pm Assunto: |
|
|
João ,
Creio que e so ver como funciona direito no Uruguai se pode vir sem prolema , e ver como e o frete no vivieiro que comprar , se vem por correio , por trasportadora , pois a planta pode segurar uma semana na caixa tranquilamente!!
Por empresa aerea creio que e muito rapido!tem que ver os custos!! nos EUA tem muitas plantas legais e com preços bons!
Manda para o Uruguai em uma cidade na fronteira e so ir la e buscar!! atravesando , a planta ja e "brasileira " e pode ser colocada no correio e em trasportadora normalmente , fazendo uma nota fiscal ! |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 4:26 pm Assunto: |
|
|
Gustavo Ribeiro escreveu: | João ,
Creio que e so ver como funciona direito no Uruguai se pode vir sem prolema , e ver como e o frete no vivieiro que comprar , se vem por correio , por trasportadora , pois a planta pode segurar uma semana na caixa tranquilamente!!
Por empresa aerea creio que e muito rapido!tem que ver os custos!! nos EUA tem muitas plantas legais e com preços bons!
Manda para o Uruguai em uma cidade na fronteira e so ir la e buscar!! atravesando , a planta ja e "brasileira " e pode ser colocada no correio e em trasportadora normalmente , fazendo uma nota fiscal ! |
|
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 4:27 pm Assunto: Re: PRE BONSAI!!!??? |
|
|
Gustavo Ribeiro escreveu: | Ola Galera !
Confiram neste site na sessão PRE BONSAI, cada espetaculo de planta que tem la !! coisa de louco !! nao quero nem ver os BONSAIs!
Muitos ja evem conhecer o site , eles mandam ferramentas direto do japão , so mandar um email em ingles e negociar!! sai bem mais barato!!
A gora os PRE acho que nao e barato nao !!
http://www.j-bonsai.com/
Olha ai um pre de pinheiro Branco!! e mole? e este e fraco la !!
 |
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|