Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 9:19 pm Assunto: Poda Goiabeira Duvida |
|
|
Pessoal fiz uma poda radical em uma goiabeira a cercar de 10 dias, voltei ao local da planta este sabado para ver como estava, ela tem 3 troncos o mais fino deles estava normal já os dois mais grossos estavam saindo um liquido como se fosse aguá com bastante abundancia, voltei um pouco depois e na falta de pasta seladora passei cola branca (li em algum lugar que ajudava) na esperança de parar de sair a "aguá" mas era tanto que chegou diluir a cola, foi então que resolvi serrar mais em baixo e novamente passar a cola, mas foi mais uma tentativa sem sucesso, estou com medo de que a planta venha a morrer... e peço ajuda a vocês para saber o que esta acontecendo e o que posso fazer para resolver o problema.
Obrigado. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Editado pela última vez por fermga em Qua Jul 27, 2011 9:29 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 9:40 pm Assunto: |
|
|
Ja passei por isso também... Não esquenta não, daqui uns 10 15 dias para e a planta não morre não... pelo menos comigo foi assim...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 10:06 pm Assunto: |
|
|
Tomara, sera que mais alguém teve uma experiencia destas? _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 10:15 pm Assunto: |
|
|
fermga escreveu: | Tomara, sera que mais alguém teve uma experiencia destas? |
Aconteceu o mesmo comigo com uma Eugenia, faiz assim pega uma vela e esquenta ela e vai modelando a cera quente, sobre a ponta da planta pode ficar tranquilo que nem queima o dedo não, se pinga espera um cadim e modela, para ela esfria um pouco, comigo adiantou bem |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 11:00 pm Assunto: |
|
|
valew pela dica vou tentar fazer amanha mesmo _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 2:09 pm Assunto: |
|
|
Dizem que tem a ver com as fases da lua... Meu pai disse que tem época certa pra cortar árvore pra lenha, devido ao fluxo de seiva ser maior em determinadas fases da lua. Acho que dava pra adequar isso ao bonsai, mas não tenho certeza, então, deixo aos mais experientes _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 9:47 pm Assunto: |
|
|
Olha sera que nao cortou um Cano ..?????
Desculpe a brincadeira mas nao poderia deixar passar!!!
abraço. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 9:45 am Assunto: |
|
|
Isso é super normal... veja, as plantas têm um sistema de condução de seiva bruta (água + nutrientes absorvidos pelas raízes) que é bem constante, hora menos intenso, hora mais intenso, dependendo da disponibilidade de água no solo, fase da lua... entre outros...
Quando faz a poda, esse sistema não para, as raízes continuam absorvendo água e mandando pra cima, como uma "bomba"...
Em determinadas espécies é um mecanismo natural para promover a selagem do local do corte (o Water Paul defende ao extremo a não utilização de selante em cortes, devendo o bonsaísta utilizar do mecanismo natural da planta de se proteger - esse é o posicionamento DELE), pois juntamente com a água e nutrientes saem também algumas resinas naturais (experimenta fazer um corte em um pé de manga e observar depois de alguns dias o local do corte) que servirão como proteção do local exposto...
Em algumas espécies esse processo é interrompido assim que a planta produza uma camada suficiente para a proteção física do corte, sua selagem... em outras ele dura até as células condutoras de seiva que estão na extremidade do corte morrerem ou pararem de funcionar, impedindo que as seiva seja "jogada para fora"...
Neste momento, essa seiva será direcionada para locais da planta com maior atividade metabólica (regulada por hormônios vegetais - auxinas, citocininas e giberelinas) e inicia-se a fase de desenvolvimentos de brotos... e a vida continua... interessante né?
Aí quando sua planta já estava quase pronta para iniciar o processo de produção de novos brotos vc foi lá e acinou o mecanismo novamente... hehehe... voltando a estaca zero... mas não se preocupe não, é normal e logo passa...
Em tempo, usando das palavras no nobre amigo Nick...
nickyfury escreveu: | Lembrando que a velha e boa paciência ainda é a melhor ferramenta que todo bonsaista precisa dominar....  |
Abraços |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 8:54 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela informação bem explicado _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Aldair J M de Oliveira

Registrado: 31/05/11 Idade: 42 Mensagens: 68 Localização: Massaranduba-PB
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 11:44 pm Assunto: |
|
|
O EZEQUIEL JUNIOR esplicou tudo, isto é profundamente comum, vc deve lembrar que esta trabalhando com algo que tem vida. Seria bom que vc pesquisase um pouco sobre a anatomia e ecofisiologia das plantas, vc vai entender bem melhor o que acontece com elas. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
|