|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 1:57 pm Assunto: Estaca de Primavera Roxa - OREMOS! |
|
|
Olá colegas foristas, boa tarde.
Voltando do almoço de ontem, avisto uma casa em que estão podando uma Primavera Roxa. Pensei comigo, boa oportunidade pra pegar umas estacas, mesmo não sendo a melhor época. Quando chego lá, me deparei com uma planta num porte fantástico, e que o destino dos galhos seria carvão! Fui lá e peguei uma estaquinha pra mim..hehe....Sai de lá e passei na Bonsai House, espalhar a notícia para que os colegas daqui pudessem ir coletar estacas lá também!
Me orientei com o amigo Nickyfury, via MP, e plantei a estaca numa bacia perfurada (por hora só está perfura por baixo, mas ainda perfurarei a lateral hoje no fim da tarde), com pasta selante no corte que está enterrado (e não é que o corte acabou com toda a minha pasta!!!), e ainda me falta protejer com pasta cicatrizante os cortes de cima (terei que ir comprar mais hoje!). Plantada em bacia grande, caco de telha por baixo, e areia grossa somente. Fiz uma "ancoragem" na planta, com cordinha de seda, pra garantir sua estabilização na bacia. Agora é cuidar da rega, sol somente pela manhã, ORAR MUITO e ter MUITA PACIÊNCIA! Aos amigos, deixo abaixo as fotos para apreciação, e se a estaca der sinal de vida, posto aqui para todos!
OREMOS!
Do amigo, Ricardo.
Ancoragem
Já na bacia
Vista superior
Escala - Garrafa de cerveja de 600 ml
Detalhe do tronco
Comentem, orem!!!
Do amigo, Ricardo.
Editado pela última vez por Ricardo Guarido em Qua Jul 27, 2011 2:46 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 2:06 pm Assunto: |
|
|
Moço... vc ainda chama de estaca?
E a planta? Vão arrancar? Por que não pega ela também... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 2:08 pm Assunto: |
|
|
Ezequiel Junior, boa tarde.
Chamo de estaca, pois veio sem raízes! A planta crescia quase encostada num muro, e já estava toda cortada, esta é a base dela, a parte mais próxima do enraizamento, que só foi condenado a golpes de machado e moto serra e enterrado pra concretagem!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 3:12 pm Assunto: |
|
|
NOSSA Q ''PEQUENA'' ESTACA.....RSRSRSRSRS
ESSA EU VO ACOMPANHAR...
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

Registrado: 31/05/11 Idade: 46 Mensagens: 112 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 6:13 pm Assunto: |
|
|
Colega, uma dúvida: passando pasta cicatrizante na parte enterrada não vai atrapalhar no surgimento de raízes? |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 6:16 pm Assunto: |
|
|
Rcasagrande, acompanhe! Havendo resposta da estaquia, posto aqui!
Nato, passei apenas no corte, protegendo a madeira exposta! Desta forma é que fui orientado pelos colegas experiêntes! Fiz isso em outras duas e deu certo, mas nada neste calibre.
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 6:17 pm Assunto: |
|
|
A palavra que eu gostaria de dizer agora é proibida no fórum...
Chama ela de "toco", mais fácil!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
djemys
Registrado: 04/06/10 Idade: 37 Mensagens: 84 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 6:18 pm Assunto: |
|
|
proibido o têrmo vei que monstro....  |
|
|
 |
djemys
Registrado: 04/06/10 Idade: 37 Mensagens: 84 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 6:18 pm Assunto: |
|
|
Quero acompanhar a evolução desse monstro.... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 7:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, a titulo comparativo, veja o material que o bonsaista goiano Elisvan(Bonsai Gyn) obteve há algum tempo atrás. Devidamente recuperada, com uma ótima brotação, os galhos bem distribuidos, ela floriu que foi uma maravilha, sendo então explorada pelo bonsaista Ronan (AGB), que iniciou um trabalho de shari, de cima para baixo:
Pelo tamanho e altura da bacia é possível mensurar o gigantismo da planta. Mas para reforçar, veja uma imagem em que apareço (camiseta laranja) ao lado do bonsaista/forista Otoniel e o bonsaista Hans (da Holanda) tendo a planta ao centro:
Seguindo uma boa orientação, com um cultivo adequado dentro das dicas que passei a voce, em breve veremos a sua da mesma maneira, senão até melhor.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 8:02 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pela planta.
Vai ficar show de bola.
Sucesso total !!!!!!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 10:11 am Assunto: |
|
|
Pedro - hehehe...até fiquei curioso sobre o que comentaria, e que não pode falar....rs...Abraços!
Djemys - Acompanhe, opine, ORE!!!
Abraços!
Nickyfury - Agora "sei" quem você é! Como as fotos ajudam! Fantástica a planta postada, aliás o colega sempre consegue nos ajudar com exemplos práticos de plantas bem parecidas das que solicitamos ajuda! To contemplando as fotos postadas pelo amigo....e sigo sonhando....
Muito obrigado e forte abraço!
Dona Angela! Minha madrinha querida!
Ah, como quero que esta estaca se recupere e rebrote, emitindo raízes, para que possamos juntos escolher um bom caminho para ela! Acompanhe sempre, opine e ajude! (vale até dar uma rezadinha pra ajudar...hehehe)
Beijo no coração!
Do amigo, Ricardo. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 12:26 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Guarido escreveu: | Pedro - hehehe...até fiquei curioso sobre o que comentaria, e que não pode falar....rs...Abraços!
Djemys - Acompanhe, opine, ORE!!!
Abraços!
Nickyfury - Agora "sei" quem você é! Como as fotos ajudam! Fantástica a planta postada, aliás o colega sempre consegue nos ajudar com exemplos práticos de plantas bem parecidas das que solicitamos ajuda! To contemplando as fotos postadas pelo amigo....e sigo sonhando....
Muito obrigado e forte abraço!
Dona Angela! Minha madrinha querida!
Ah, como quero que esta estaca se recupere e rebrote, emitindo raízes, para que possamos juntos escolher um bom caminho para ela! Acompanhe sempre, opine e ajude! (vale até dar uma rezadinha pra ajudar...hehehe)
Beijo no coração!
Do amigo, Ricardo. |
Fala Irmão.
Coletei uma estaca gigante na mesma situação.
Amanha tirarei fotos e postarei, mas já identifiquei um problema, não passei a pasta selante por baixo. Será que vão apodrecer?
Os outros procedimentos fiz como vc.
Abraço. _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 1:53 pm Assunto: |
|
|
Filipi, boa tarde!
Obrigado da ajuda! Quanto a estufa, fiz outras duas estacas de primavera a algum tempo atrás, mas nada nesta bitola, e não fiz estufa, penso que pode reter demais a umidade na estaca, e tenho medo de apodrecimento...será?
Mas está no sol pela manhã, e com sombra no resto do período, agora é só torcer!!!
Abração!
Rafael Salviano, boa tarde!
Fiz desta forma seguindo as orientações do nobre amigo Nickyfury, que me ensinou que o corte enterrado deve ser preservado com a pasta selante, e na falta da mesma podemos aplicar Durepox, evitando assim o encharcamento e o apodrecimento da madeira, haja visto que o corte promove uma abertura da parte viva da madeira. O selante também evita a perca de umidade que a planta precisa para se recompor.
Abraço!
OREMOS!!!!!  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|