FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estaca de Primavera Roxa - OREMOS!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edmilson Junior

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Quero fazer aquí uma correção, o amigo Nick citou uma bouganvilea , porém ela não é de propriedade do bonsaista Elisvan que é um grande amigo meu, essa planta eu adquirí após um carro ter colidido e a danificado. A prefeitura veio e cortou deixando esse toco solto, quando ví, não pensei duas vezes levei ferramentas para extraí-las porém não precisou só fiz um pouco de força e a levei pra casa. Nela havia pouquíssimas raizes, a plantei messa bacia somente com areia grossa a pouco mais de 2 anos. Desde logo iniciei o trabalho de condução dos galhos, pois, por mais que eu os deixe engrossar nunca alcançarão uma espessura harmônica com o tronco. Hoje, o amigo Ronan está trabalhando a madeira morta e nesta primavera pretendo trocá-la de recipiente colocando um substrato melhor. Essa floração foi a primeira desde que iniciei o trabalho com ela. Tenho também uma aceroleira que também está na casa do Ronan, porém esta é fruto de um yamadori bem sucedido em que o amigo Elisvan me presenteou no natal de 2009.

Abraço!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Parabens Ricardo Guarido.

Cara eu sempre pensei se era possivel um galho ou tronco com essa espessura "pegar" de verdade, ou seja se ele realmente enraizaria.

Pelo que postou o nickyfury, não resta dúvidas, que dá certo sim, aliais eu sempre imaginei o nickfury bem diferente, tipo um japinha bem baixinho, tipo monge mesmo. Wink

Conta o que é precisso para dá certo uma estarquia assim, tão grande: é preciso por enraizador? etc...

Oremos para seu trabalho dê resultados.... Very Happy

Isaac Newton
Nato
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Sobre a pasta cicatrizante, você passa em todo corte do tronco ,do mesmo modo como é feito na parte de cima?
Desse modo, as raízes nascem então na parte lateral do tronco enterrado, não na inferior?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo Guarido,

É brother, risco de apodrecimento do tronco realmente cresce nesse esquema. Na verdade minha ideia seria mais pra ver se alguem que já usou essa tecnica dava um parecer positivo ou negativo nesta sutuação, eu mesmo nuca usei ela!

Quanto ao sol, O amigo nick afirma ter bons resultados mantendo estacas e mudas recem transplantadas diretamente no sol. A resalva que fiz é especificamente no caso de se usar a estufa.

estou torcendo pelo sucesso da estaquinha Shocked Shocked rs

grande abraços e boa sorte!

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Edmilson Junior: Obrigado da informação! O colega teria fotos atuais da planta para postar aqui? Gostaria muito de ver!

Abraço!

José Reinaldo: Estou torcendo para que ela se recupere, também não tenho idéia se ela irá rebrotar, não usei nenhum tipo de enraizante!

Abraço!

Nato: Justamente! Passamos pasta selante no corte e as novas raízes nascem na lateral. Neste caso, se por ventura elas surgirem, já terão um crescimento e uma formação lateral, formando assim um nebari mais radial.

Abraço!

Filipi: Por enquanto ela está no sol das 7:00 horas até as 10:00 horas, só sol da manhã mesmo! Passados os 45 dias de "resguardo" da estaca, ela irá a sol pleno, se na ocasião os colegas julgarem ser o melhor caminho! Aguardemos a resposta da planta, e OREMOS!

Abraço!

Do amigo, Ricardo.
Edmilson Junior

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 11:21 am    Assunto: Responder com citação

José Reinaldo: no caso dessa planta minha que o Nick postou fotos é a parte da base da planta onde haviam algumas poucas raízes, todavia, comumente nos deparamos com material dessa espessura e sem dúvida alguma elas enraízam muito bem e para melhor dar certo seria interessante utilizar- se de algum hormônio que contribuirá e muito no processo de enraizamento, além de plantá- la em areia grossa. Eu costumo colocá- las em local com meia sombra onde estejam protegidas dos sol nos horários mais quentes do dia.

Nato: eu nunca utilizei pasta cicatrizante na parte de baixo, por isso sou suspeito para falar. Mas se tratando do local do enraizamento, as raízes nascem sim na parte lateral do tronco e não na inferior como muitos pensam.

Ricardo Guarido: Essas fotos postadas são bem recentes, levei essas plantas para casa do amigo Ronan, acho que no início desse mês, pouco antes de acontecer esse encontro e as fotos serem tiradas. O Ronan está trabalhando a medeira morta e tirando fotos, logo abro um novo tópico para postar todas. Sua planta irá sim rebrotar e resultará em um belo bonsai. uma consideração que faço é para ter cuidado e não se precipitar em querer trabalhá- la logo, pois a brotação virá antes de surgirem raízes e quando surgem elas são bem frágeis e quebram com facilidade.

Sucesso com sua planta, estarei daqui torcendo!

Abraço!!!

Abraço a todos e sucesso nessa empreitada!
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 12:17 pm    Assunto: Responder com citação

Edmilson Junior, obrigado por me responder! Disponibilize pra gente o link quando postar as fotos! Pode postar o link aqui, desde já agradeço e fico no aguardo. Fico feliz pelos votos de sucesso na minha empreitada, e havendo o mesmo, volto aqui e posto fotos, para com o auxílio de todos, escolhermos o melhor caminho, bem como as épocas para cada procedimento. Fique tranquilo que aguardarei a correta recuperação e estabilização da planta, e só em seguida inciarei os procedimentos.

Agora é aguardar, não descuidar de nada e ver se a planta responderá positivamente aos processos!

Abraço do amigo Ricardo.
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 12:43 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

realmente muito linda !!! acompanhando e torcendo pelo seu suceso também!!!
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 1:00 pm    Assunto: Responder com citação

Otoniel Santos, que bom que gostou!

É de Barreiras, Bahia? Tenho um grande amigo que mora por ai, mas não da arte do Bonsai, amigo que fiz faculdade por aqui, e moramos em república juntos por uns 6 anos...Chama-se Mariel Dornelles, Conhece? Filho do Sr. Dirceu...

Vai que conhece...sei que ele volta e meia vem pra cá, pra visitar os amigos que deixou por aqui, e se conhecer, ou se calhar, podemos através dele, trocar sementes, mudas ou o que for abundante na região de um e escasso na do outro!

Abraço do amigo Ricardo.
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Grande ricardo!! infelismente não o conheço pois moro aqui a seis anos só e viajo muito mas gostaria de conhecê-lo sim...!!!
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Otoniel, quando ele vier pra cá, ele me avisa, dai te mando um MP.

Abraço!

Do amigo, Ricardo.
Mário Sérgio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

proibido o têrmo!!!!!!!!!!!!! (por falta de uma palavra que ilustrasse melhor).

Muito ANIMAL esta"estaca"!!!!
Pode falar, confessa vc deixou o bairro inteiro sem luz pq plantou um poste de madeira...rsrs Cara estou torcendo por vcs (o plural e pq inclui a planta)rsr
Se eu fosse vc num facilitaria, eu enfiaria hormonio nesse monstro. Veja com o Nickifuri se pode ser tiamina. Nome comercial: Benerva, Beneum... facilmente encontravel em qualquer drogaria.

Sucesso e acompanhando!!!!!!!
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Se avexe não, Ricardo. =P
O pessoal, num tópico feito para reunir informações sobre a Bougainvíllea, disse que a roxa é a mais resistente. Inclusive a muda que tenho fou obtida a partir de uma estaquia de uma roxa. =P

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 4:03 am    Assunto: Responder com citação

E eu que achava algumas plantas minhas grandes.
Que loucura!!!!!!!!
O título deste tópico deveria ser ESTACAS DE ITÚ.
Excelentes as informações passadas aqui.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: