FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azalea
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 8:24 am    Assunto: Azalea Responder com citação

Ola pessoal esta azalea ja tenho ela a um ano e conduzi ela para dar este resultado o que acham,apenas acredito que a copa poderia estar mais junta.
.
.
.
.
.
.
.https://lh6.googleusercontent.com/-9Nqw9TxfnBk/TjKKk0PYWYI/AAAAAAAAApM/YpLThivtjfE/s576/S5032491.JPG
[img].
Dois detalhas a floração e o que acharam do vaso??
Abraços[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 9:00 am    Assunto: Re: Azalea Responder com citação

Prezado André!
Minhas saudações.
cada bonsaísta tem seu bom gosto.
achei ela meio magrela a colocoria num escorredor e bacia para engordá-la.
o vaso não opino, pois eu acho que o vaso deve ser do gosto de cada um.
Tá feliz vendo em flor hein!!! Beleza vá em frente, caldo de galinha e paciência não faz mal a ninguém.
Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Belo material, parabéns.

Como disse o Dr. Eliseu, só basta uma boa engordada.

Abraço e sucessos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 11:19 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado João Paulo pelo Dr só falta o salario. Risos.
Um fraterno abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

Rapaz, olhando assim, parece até um manacá de cheiro que tenho, igualzinho as galhadas.
Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 10:28 pm    Assunto: Azalea Responder com citação

Ola amigos obrigado pelas sugestoes mas gosto tambem da simplicidade e delicadeza de certos bonsais e vou conduzilo desta forma delicadamente ate pra ter um diferencial entre minha coleção bonsais grossos e grandiosos e os delicados assim com estou preparando alguns mames que nao tenho mas obrigado pelas suas opinioes continuem.
Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2011 9:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

André, minha sugestão é no sentido de separar as plantas, formando arvores individuais, juntando-as depois num pequeno bosque bonsai, o que irá resultar num trabalho de qualidade técnica superior. Em relação a sugestão para engrossar o tronco, ressalto que nessa espécie o engrossamento é muito lento, e seriam precisos mais de vinte ou trinta anos plantada no solo para que o tronco engrossasse algo parecido com uma caneta tipo pincel atomico: ou seja, não vale a pena.

Fico contigo: melhor manter as plantas no nivel em que estão seus troncos, sem preocupação com engrossamento. Embora acredite que minha sugestão retorne um trabalho mais adequado com elas. Por outro lado, se preferir manter como está, cuide então de aramar seus troncos desde a base, com um arame grosso, até a metade dos troncos, forçando-os de encontro uns aos outros, o que irá aproximar suas copas, deixando-a mais densa. A época atual, inverno, é o melhor momento para aramar essa espécie, que deve ser deixada sem regar por um ou dois dias, para favorecer melhor a aramação.

Apesar de estar em japones, as imagens abaixo mostram de maneira clara como proceder a poda de refinamento, para melhorar a estrutura aerea da planta, trabalho que tambem pode ser realizado agora:

Outras dicas sobre poda, no site abaixo, em ingles:

http://satsukimania.net/index.php/tips/pruning/pruning-1.html

Um outro bom formato, que resulta numa boa densificação:

http://www.flickr.com/photos/nostri-imago/3502435226/

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2011 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião, se o amigo consegui- se abaixar mais a copa, cortando na altura do isqueiro, e apartir dai, refina-lá e fazer que a copa fique mais densa ficaria interesante.

Att

Cesar
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 3:49 am    Assunto: Responder com citação

André, a sugestão do Nicky de um pequeno bosque é bem legal. Outra coisa immportante colocada foi sobre o engrossamento da planta que relamente demora MUIIIIIIIITO.
Tenho feito algumas experiências com estas espécies de azaléias.
Elas tem a característica de esticarem os ramos e folhas só nas pontas, então, tenho feito podas bem baixas e curtas para que a ramificação seja igualmente curta, compactando mais a planta.
Veja alguns resultados em meus exemplares.
Está é igual a sua branca, só que a minha são 2 plantas - roda de um lado e branca de outro.
Em 2004:

Floração em 2009. A rosa brota primeiro, não sei porquê.

Novembro de 2010 - veja a ramificação:

Outro trabalho, só que agora com uma planta com mais de 10 anos. Observe os galhos longos, brotações nas pontas ...

Mais uma vez poda bem baixa para promover ramificações mais curtas:

Brotou livremente:

E nova poda para promover mais ramificações:

Hoje ela está bem mais brotada. Acho que vai no caminho certo.

Todos os trabalhos podem ser vistos no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 9:05 am    Assunto: Azalea Responder com citação

Ola amigo nickyfury obrigado pela ala mais uma vez a voce e ao Ricardo,pois é esta especie é muito demorada pra engrassar e gostaria como disse de algo delicao assim,pensei em dividir a planta emtres mas fiquei com medo ja perdi varias pois acredito que ela seja bem delicada ao trabalho pela quantia que perdi,entao achei melhor condensar a copa.Se fosse pra dividir esta seria a época?Vou estudar bem com carinho suas dicas e obrigado pela materia da poda tenho medo ate de poda-la e perde-laa como as outras.Ricardo mais uma vez suas dicas sao preciosas pois nao tinha pensado em misturar cores no bosque pois aqui a azalea nesta fase e tamanho se encontra muitas e baratas valendo a pena pensar num trabalho assim como o seu misturado,noto tambem que as flores brancas nao so desta especie demoram mais que as coloridas a florecer fora a caliandra que a vermelha é um parto pra florir.Como esta aquela azalea com 10 anos que postou aqui????estava acompanhando o trabalho mas nao achei mais ela estou curioso tenho acompanhado muito seus trabalhos pra aprender gostaria de ve-la se esta num estagio a frente do que postou aqui.Senhores vou analisar bem minha planta hoje e ver o rumo que darei a ela mas pelo medo que tenho de perde-la acredito que irei arama-la para juntar mais a copa e amanha vou as compras para fazer uma florestinha como voces disseram aqui pois agoa fiquei com uma pulguinha atras da orelha em fazer uma trabalho assim.Deixo voces sempre atualizados quanto a ela ok.
Abraços
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 11:45 am    Assunto: Responder com citação

ANdré, a azaléia que você se refere está muito bem e com uma copa mais densa de folhagem. Quanto aquele de 2 cores que tenho, não juntei 2 cores para fazer o trabalho, já comprei assim e achava que se tratava de uma planta só.
Não acredito em "delicadeza" desta espécie, assim, descreva os procedimentos e em que época que você fez nas suas que morreram. Poderemos ajudar a identificar onde aconteceu o equívoco. Como você viu pelos trabalhos com as minhas azaléias, que podo forte, transplanto deixando poucas raízes e não perdi nenhuma assim.
Semana passada tivemos uma reunião na associação, em Porto Alegre (Bonsai Sul) que o assunto era azaléia. Foi muito enriquecedor.
Acho interessante você participar de algum grupo. Tem o de Novo Hamburgo e o aqui de Porto. Se quiseres te passo os contatos do pessoal.

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 2:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

André, como bem posicionou o nobre amigo Ricardo, não existe isso de planta sensível ou delicada. A azalea satsuki é um arbusto que pode chegar facilmente aos dois metros de altura, com uma profusão de caules, vez que emite brotação forte e constante desde a base, o que torna por vezes dificultoso selecionarmos os mais bem posicionados para formar um bonsai.

Não há planta dificil, o que há na verdade é desconhecimento sobre como lidar com o cultivo e trato para com elas. Ter outros bonsaistas experimentados nessa lide é um grande passo na direção de estar aprendendo isso e cimentando de vez essa falácia de sensibilidade, um mito criado por preguiçosos e que se perpetua. É preciso, isso sim, cuidar da planta, atendendo a suas necessidades e períodos de trabalho corretos, para termos então a chance de desfrutar lindos bonsai com elas.

A SATSUKI tem essa denominação por que essa palavra, em japones, significa "mês de maio" que é a época da floração da espécie no Japão. Há uma variedade imensa dessa espécie, cuja diferenciação é dada pela tonalidade, tamanho e formato das flores. Embora no inverno possamos podar, aramar e realizar trabalhos de refinamento e reestruturação, o reenvase ou poda nas raizes só deve ser feito na primavera e não agora.

O melhor adubo para essa florifera chama-se FOSWAY, produzido pela empresa TECNUTRI. É liquido, incolor e inodoro. Uma tampinha diluída em 20 litros de agua é o bastante para regar uma planta de tamanho médio como a sua e as do Ricardo a cada 90 dias, despejando mais ou menos um meio copo americano, dos pequenos, em cada uma, sempre mais próximo da borda do recipiente/vaso que da base da planta. Esse adubo é rico em fósforo, que trabalha então diretamente nas raízes, auxiliando-as no esquema de absorção e divulgação para o restante das plantas, particularmente com ação na formação das gemas de flores, em simbiose com a quimica solar, oriunda da fotossintese.

Atualmente, aliás, só uso esse adubo tanto para as floriferas quanto frutiferas, com ótimos resultados, devo dizer. Por isso, recomendo sem medo de errar. Testem e depois postem sobre o acerto quanto ao aumento na quantidade de flores por plantas. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 6:37 pm    Assunto: Azalea Responder com citação

Ola Ricardo,nao consegui me esplicar quando falo em delicadeza nao falo da specie e sim do trabalho da estetica final do conjunto vaso e planta assim como a sua azale da segunda foto do seu post anterior acho um trabalho lindo,delicado mas no conjunto.Quanto as percas de minhas outras azaleas eram realizado na primavera poda e aramaçao.Se poder me passar o contato da Bonsaisul ficaria agradecido pois tive numa reuniao em poa com o Renato mas nao me lembro onde foi depois nao fui mais por varios motivos mas gostaria de participar.Quanto a juntar as cores nao tinha pensado que voce teria juntado plantas com cores diferente eu é que tive esta ideia mas nao sei se ficaria bem ainda estou estudando.Amigo nickyfury,espero ter me explicado quanto a delicadeza,nao é da planta e sim do trabalho,por mais que a planta tenha robustez falo especificamente dos mames acho delicado o trabalho.Quanto ao adubo ja corri atras de tudo quanto foi lugar e pesquisei na net os lugares que possivelmente venderiam o FOSWAY mas a empresa nao atende mais estes clientes o que tenho conseguido é o biofert 4-14-08 liquido e é o que tenho usado alem de uma mistura de farinha de osso,torta de mamona e esterco de gado ou de galinha faço uma mistura igual com as tres substancias e depois com dois litros dagua e duas colheres medidoras que vem nas caixas de adubo deixo uma semana curtindo e depois rego minhas plantas a cada 15 dias intercalando com o boifort pulverizado na copa.Ainda estou estudando as dicas anteriores e tenho que dizer que tenho medo de dividir ela entao minha ideias é aramar e aproximar a copa.Mais uma vez obrigado pelas dicas dos amigos nickyfury e ricardo.
Abraços
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

André, entendido.
Realmente a primavera não é a melhor época. O melhor momento é após a floração, no final do inverno.
Cara, a Ideal Bonsai, de Novo Hamburgo tem o fosway para venda.
Segue o linhk:
http://www.idealbonsai.com.br/Produtos_Pesquisa.asp?produto=fosway&SecP=
Se você for lá na Ideal Bonsai, fale com o jaime ou o Cristiano. O pessoal é super gente boa. A loja deles tem TUDO e muitas opções em plantas. te prepara.

Sobre a bonsai Sul, entre em contato com o Luis Macedo, presidente da associação. O email dele é rodmac@terra.com.br. Se ele não te retornar, me manda uma MP.
Em agosto nossas reuniões acontecerão dias 6 e 20 (sábados). Inclusive bota uma pilha pro renato ir também.

Ricardo Paiva

Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 10:16 pm    Assunto: Azalea Responder com citação

Ola Ricardo mais uma vez obrigado pelas dicas e vou botar uma pilha no Renato amanha pra ver se vamos na reuniao do dia 6 dai poderemos nos conhecer.
Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: