FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

TM e FO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2011 9:11 pm    Assunto: TM e FO Responder com citação

Posso misturar a Farinha de Osso com a Torta de Mamona para adubar minhas plantas?
Se puder qual é uma proporção boa de ambos os ingredientes?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2011 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Renan,

Eu costumo misturar em partes iguais.

Um abraço!
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 12:48 am    Assunto: Responder com citação

CARO RENAN....

CADA UM UTILIZA DA SUA VONTADE A PROPORÇÃO Q KISER, MAS A Q VEJO MAIS UTILIZADA EH ESSA.... Arrow

UMA RECEITA BASICA DE ADUBO ORGANICO É 70% DE MAMONA + 30% DE FARINHA DE OSSO, ISSO MISTURADO COM UM POUCO DE FERTILIZANTE LIQUIDO(DILUIDO EM AGUA NAS PROPORÇÃO DESCRITAS) Q CONTENHA NPK + MICRONUTRIENTES....

ESPERO TER-LHE AJUDADO....

ABRAÇOS....

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Gostei dessa, muito obrigado!!
Queria saber se esse fertilizante liquido pode ser o Superthrive em uma dose boa, por exemplo a dose para recuperar plantas danificadas, oque me diz? Será que pode?
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

CARO RENAN...

SOBRE O SUPERTHRIVE EU JAH NAUM SEI PQ NAUM USO AINDA, MAS EU AXO Q A DOSE NAO PRESISA SER ESSA, PODE DIMINUIR UM POUCO, PRA DOSE DE 5 GOTAS PRA 1 LITRO...

A MINHA RECEITA EH ASSIM...

EU USSO 3 KG DE TORTA DE MAMONA PRA 1 KG DE FARINHA DE OSSO + UMA COLHER DE CHA DESSE PRODUTO AKE, Q EH PROPRIO PRA BONSAI

APOS FAZER A MISTURA A SECO PRIMEIRO...
AI EU DILUO 5 COLHERES DE CHA EM 2 LITROS DE AGUA DESSE PRODUTO AKE...
NESSA MSM PERCENTUAL DE NPK....

MISTURO TUDO FORMANDO UMA PASTA, DEIXO DESCANSANDO POR 30 DIAS NUMA BACIA AO SOL, LEMBRANDO Q DEVE ESTAR COBERTO COM UM MOSQUITEIRO PQ SENAUM COMEÇAM APARECER LARVAS DE MOSCAS E O CHEIRO FICA MUITO FETIDO POR ISSO Q DEVE FIKAR 30 DIAS DESCANSANDO AO SOL....
E DEPOIS PODE USAR COMO KISER, A SUA PREFERENCIA NOS BONSAIS...

ESPERO TER LHE AJUDADO...

ABRAÇOS....

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 7:10 pm    Assunto: Adubação Responder com citação

Ola amigos aproveitando este post acho que vou tirar minhas duvidas,ja andei usando este adubo proprio para bonsai aqui mostrado da vitaplan mas fazendo a conta pelo preço pago em 150gramas e vendo quanto fica o kg é muito caro entao uso torta de mamona+farinha de osso+esterco de gado ou de galinha mas mais de gado e acabei usando uma vez so de galinha por nao ter achado o esterco misturados em proporções iguais.Depois uso duas colheres daquelas pretas que vem na embalagem da vitaplan em dois litros dagua sempre deixando uma semana pra curtir bem,mas ja dou a dica que o perfume nao é muito bom pra depois regar a cada 15 dias minhas plantas intercalados com pulverização de biofort 4-14-8.Praticamente fica assim rego com a mistura por exemplo no domingo,no proximo domingo pulverizo as plantas e no proximo rego novamente tanto no inferno quanto no verao,o que acham???????
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Renan Leite Gaigher escreveu:
Gostei dessa, muito obrigado!!
Queria saber se esse fertilizante liquido pode ser o Superthrive em uma dose boa, por exemplo a dose para recuperar plantas danificadas, oque me diz? Será que pode?

Renan, o superthive é um hormônio enrraizador muito usado em transplantes, reforço e recuperação de plantas;estimulando e fortalecendo as raizes. Quanto a dosagem para plantas danificadas o fabricante recomenda 40 gotas por litro d'agua, mas não se trata de regra a seguir a ferro e fogo geralmente a turam usa bem mais para garantir não sei se realmente garante mas...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Você pode também fazer o que o pessoal conhece por PELETS, utilizando junto da TM + FO + adubo liquido, cinzas (eu usei de bambu) e um pouco de farinha de trigo para dar liga na massa que vai virar. Depois faça pequenas bolinhas da massa e deixe para secar ao sol por uns 3 dias, depois de bem secas pode guardar num pote, dura mais ou menos uns 6 meses. Para usar você coloca sobre o substrato, dependendo o tamanho da planta, 2, 3 ou mais bolinhas, depois vai regando por cima mesmo. Com o passar do tempo e da rega ela começa a se desmanchar, mas demora um bocado, eu costumo depois desmanchar o que sobra sobre o substrato mesmo, ou pode também colocar dentro daqueles cestinhos que o pessoal usa ou até mesmo copinhos de café furados no fundo. Abraço!
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2011 12:53 pm    Assunto: Responder com citação

recentemente fiz uma mistura de torta de mamona + farinha de osso + inseticida (k-otrine).

Fiz uma mistura de 28 colheres de chá de TM e 12 de FO + umas 3 gotas de inseticida e água até criar uma pasta. Fiz isto baseado em um tópico muito interessante que Elio postou aqui explanando sobre adubos. Estou deixando curtir por um tempo, mas ao abrigo e coberto com pano. Não está tendo contato direto com o Sol, está em sombra por sinal, e o pano não é tipo um mosqueteiro mas um pano de algodão normal (lençol velho rasgado).

Após estas informações não sei bem ao certo se devo deixar ao sol ou ao abrigo do sol! Razz

Diz que este tipo de adubo tem pouco potássio, que no caso, teria que repor de alguma maneira. Então entraria com esses químicos, mas é interessante também intercalar, entre orgânico e químico. Infelizmente aqui não tenho os links necessários para isto, mas posso encaminhar o que eu me baseei.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17604&highlight=adubo

Este link é bastante esclarecedor a respeito do tema. Vale a pena conferir! Very Happy

Abraços!
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 9:18 am    Assunto: Responder com citação

TM+FO já foi amplamente discutida neste fórum, se pesquisar vai encontrar muita coisa boa:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451&postdays=0&postorder=asc&start=0

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=131083&sid=6a16982b6230dc9748c7f2b8d8341817

Dica, para pesquisar no fórum usando o google, basta usar:

assunto site:http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/

por exemplo

torta de mamona site:http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: