Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 1:07 pm Assunto: Meu Viveiro - Márcio Ribeiro - Santa Maria - RS |
|
|
Oi pessoal!
Quero mostrar aqui meu viveiro e as mudanças que venho fazendo no mesmo.
Aqui como ele era um pouco depois que eu iniciei na arte do Bonsai.
O grande problema desse projeto é a falta de espaço já que todas as plantas ficavam amontoadas e competindo por luz com as plantas do meio expremidas.
O espaço ainda era dividido com uma pequena coleção de orquídeas, e tudo muito escuro por causa de duas moitas de bambu que cresciam ao lado do viveiro.
Pra começar desmontei as bancadas de um lado.
Com a ajuda do meu pai que é Dentista mas aspirante a engenheiro nas horas vagas fizemos as demarcações, e então comecei as escavações.
A idéia para esse projeto tive ao visitar o viveiro da Bonsai RS em Lajeado - RS.
Adiantando um pouco o trabalho, já da pra ter uma idéia de como vai ficar. Acabei optando pelos blocos de concreto pelo preço e facilidade e rapidez em montá-los.
Ainda inacabado mas em breve posto mais atualizações. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 1:23 pm Assunto: |
|
|
Pô velhinho... acho que vou usar sua idéia na hora de fazer minhas bancadas... muito interessante...
Não deixe de postar o resultado final da obra. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 2:41 pm Assunto: |
|
|
Muito bacana! Se retirar o sombrite melhoraria a exposição ao sol, melhorando desenvolvimento?!
Desculpa a pergunta, mas é que devo montar o meu em breve e pensei em não colocar o sombrite. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 5:53 pm Assunto: |
|
|
Ja tá show de bola!
Imagina quando ficar "pronto"! |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 6:49 pm Assunto: |
|
|
MARCIO...
TA FIKANDO MUITO SHOW....
GOSTEI DA SUA IDEIA...
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 8:34 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelos comentários pessoal!
Bom Ezequiel, caso queira fazer parecido deixo uma dica; nas primeiras bancadas meu pai e eu pensamos em utilizar como pode ser visto nas fotos as mesmas tavelas para pré-lajes usadas na construção civil, porém já para a segunda bancada achamos melhor utilizar telhas de amianto de 4 mm que já tinhamos rolando pelo pátio, essas foram cortadas para caber no espaço e postas sobre as viguetas sendo cobertas a seguir por concreto. Se achar as fotos vou postar.
Quanto a insolação Nikkei, a minha região tem como característica um clima que é bastante frio no inverno e muito quente no verão, e se eu retirasse o sombrite poderia correr o risco de perder muitas plantas. Para melhorar a insolação optei por eliminar duas muitas bastante grandes de bambu que haviam ao lado, o que sem dúvida melhorou bastante a quantidade de luz que chega as plantas. No meu caso uso sombrite preto na parte superior e um sobrite branco nas laterais o que diminui bastante o calor no interior do viveiro.
Quaisquer dúvidas que tenham basta perguntarem. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 11:31 pm Assunto: |
|
|
Márcio, está ficando show de bola o teu viveiro. Profissional!!
Eu também uso sombrite a 50% por conta do intenso calor no verão, principalmente porque minhas plantas são pequenas e consequentemente, vasos pequenos.
Porém, o sombrite é escamoteável, isto é, posso recolher (enrolar a qualquer momento. Acho isso necessário para evitar intenso crescimento por conta da sombra, o que, para os bonsai formados, é ruim.
Assim, só puxo o sombrite quando o sol está escaldante.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Seg Ago 01, 2011 11:44 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 11:41 pm Assunto: |
|
|
Márcio !!!!!!!!!!
Belo viveiro.
Gostei de montão.
Parabéns !!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 12:06 pm Assunto: |
|
|
Também estou tentando resolver a questão do telhado. No início eu tinha plástico e sobre esse o sombrite mas a água das chuvas se acumulava sobre o plástico formando bolsas e rasgando o plástico que por fim teve de ser todo removido.
Mas sem a cobertura plástica a madeira que apesar de ser itauba (que é bastante resistente a umidade) fica com sua vida útil reduzida, principalmente onde a água se acumula como nas voltas onde o sombrite era enrrolado.
Então estou pensando em por uma cobertura com telhas translúcidas o que dispensaria o uso do sombrite, já que deixam passar bastante luz.
Não sei se alguêm utiliza ou já viu esse tipo de cobertura? |
|
|
 |
luisgarske 1.o PASSO

Registrado: 03/09/08 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul - RS
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 9:21 pm Assunto: |
|
|
Ta ficando show eih cara...
Parabéns,
Abraço,
Garske |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
Márcio Friedrich Ribeiro escreveu: | Obrigado pelos comentários pessoal!
Bom Ezequiel, caso queira fazer parecido deixo uma dica; nas primeiras bancadas meu pai e eu pensamos em utilizar como pode ser visto nas fotos as mesmas tavelas para pré-lajes usadas na construção civil, porém já para a segunda bancada achamos melhor utilizar telhas de amianto de 4 mm que já tinhamos rolando pelo pátio, essas foram cortadas para caber no espaço e postas sobre as viguetas sendo cobertas a seguir por concreto. Se achar as fotos vou postar. |
Posta então... tô buscando idéias... até agora, a da laje é a melhor que ví...
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 10:35 am Assunto: |
|
|
Ezequiel; infelizmente não estou encontrando as fotos dessa etapa mas assim que for possível faço novas fotos e posto aqui no tópico.
Valeu Luis, ainda bem que o resultado recompensa todo o trabalho! |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Sex Ago 05, 2011 7:59 pm Assunto: |
|
|
Aí Marcio, beleza de projeto, tá ficando muito legal e que lugar grande, dá para ter muitas mudas. _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 9:56 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal, finalmente encontrei as fotos no computador do meu pai; agora posto aqui a continuação da contrução do meu novo viveiro.
Bom, finalizando a construção das primeiras bancadas, aqui a foto que faltava pra ter uma idéia de como ficou a montagem das tavelas sobre as viguetas.
Sobre as tavelas foi acrescentado concreto com cimento areia e brita e posteriomente tudo foi feltrado pra ficar mais liso e uniforme.
Aqui abaixo, da pra ver como ficou a aparência final das bancadas da primeira parte.
Agora a segunda parte das bancadas onde modificamos um pouco o projeto, ao invés de usar tavelas resolvemos aprovaitar as telhas de amianto que estavam sobrando e colocá-las sobre as viguetas para então cobrir tudo com comcreto.
Detalhe de como fica nas extremidades pra poder largar o concreto.
Uma preocupação foi que com as telhas o concreto iria escoar pelas frestas, mas dá pra ver que não foi problema.
Após concretato e feltrado.
No detalhe a disposição dos blocos, para que haja forma de resistência.
As bancadas prontas, de cá pra lá e de lá pra cá.
Espero que sirva de ajuda para aqueles que pretendem construir algo parecido.
Agora só falta organizar tudo no espaço. |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 9:59 pm Assunto: |
|
|
Que trabalhão hein? hehehe
Ficou excelente, parabéns!
Abraço |