Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 8:12 pm Assunto: Transplante de jabuticaba. |
|
|
Boa noite a todos
Tenho uma muda de jabuticaba a qual comprei em um supermercado a mais ou menos 3 meses, venho praticamente todo dia aqui buscar conhecimento e dicas, acompanho vários tópicos, mas ainda não tenho experiência o suficiente para trabalhar essa jabuticabeira por isso venho hoje até vocês pedir ajuda.
Dados:
Tronco: 1 cm a 2 cm.
Altura: 35cm.
Fotos:
Frente:
Lado:
Trás:
Lado:
Estou preparando material para transplantá-la para um escorredor, Minha dúvida é a seqüente:
A o fazer o transplante, posso fazer uma poda dos galhos e desfolha ao mesmo tempo?
Para fazer um shohin, ela pode crescer livre e só quando tiver com o tronco na espessura desejada faço a poda dos galhos?
Desde já obrigados a todos!!!  _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 8:32 pm Assunto: |
|
|
ola
por hora creio nao é época de transplantar a menos que faça um transplante falso,somente colocando no escoredor mamadeira sem mexer nas raizes ,folhas e galhos,pois é muito cedo para fazer qualquer mudança nela,o mehor a fazer por enquanto é esperar com pasciencia o fim do inverno para nao perder a planta _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
GuilaTeipel 1.o PASSO

Registrado: 18/10/07 Idade: 49 Mensagens: 150 Localização: TRES PASSOS-RS
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 9:16 pm Assunto: |
|
|
mas puxa vida.. ele mora no maranhao..
sera que vai de cuidar se esta no inverno la?
eu mesmo transplantei as minhas.. e ainda peguei uma geada depois.. mas estao firme e fortes..
com muitos brotos ja.. nesse fimzinho de inverno _________________ Guilherme Teipel
Três Passos - RS |
|
|
 |
talisonyan

|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 10:01 am Assunto: |
|
|
como o primeiro disse faria um transplante falso...pelo q vejo n a nessecida de corta as raizes...e poderia fazer a polda se quize-se para retira esses galhos mas acentuados! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 11:21 pm Assunto: |
|
|
Porque falso transplante?? Só fazemos falso transplantes em casos excepcionais quando NÃO podemos mexer nas raízes. Não creio que seja o caso.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Seg Ago 01, 2011 11:52 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 11:46 pm Assunto: |
|
|
OLA JOSE...
EU CONCORDO COM O ELIO...
FAÇA O TRANPLANTE E MEXE DE UMA OLHADA NAS RAIZES PRA CONDUZIR UM BOM NEBARI PRA NAUM ACONTECE IGUAL AO MEU CASO QUANDO FIZ O TRANSPLANTA AH UM 1 ANO E MEIO NAUM MEXI NAS RAIZES E AGORA FUI VER O NEBARI DA MINHA PLANTA E VEJA SO O Q ENCONTREI....
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18711
PERDI UM BOM TEMPO, AGORA TEREI Q REORGANIZAR AS RAIZES DA MINHA JABU, PRA FUTURAMENTE TER UM BOM NEBARI....
ENTAUM FAÇA O TRANSPLANTE E MEXA UM POKO NAS RAIZES...
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 4:26 pm Assunto: |
|
|
Amigos, obrigado pelas respostas!
Nao sei direito sobre qua a estacao melhor para fazer tal intervencoes, pois aqui tem um clima bem diferente do resto do país, aqui está quente e umido com poucas chuvas. Mas um forista me falou que nao devo orientar pelo meu clima e sim pela estacao certa, por isso que estou preparando tudo para nao erra nesse trabalho.
Posso fazer todas as intevencoes logo? Transplante, poda de galhos e raizes? _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 4:32 pm Assunto: |
|
|
Rcasagrande, olhei seu topico, tava bem feio aquele nebari amigo. Espero que a minha esteje melhor! _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
|