Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
djemys
Registrado: 04/06/10 Idade: 37 Mensagens: 84 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 5:20 pm Assunto: Ajuda e Projeções Shimpaku |
|
|
Gostaria de ajuda na estilização dessa planta com dicas e projeções, muito obrigado a todos e um grande abraço..
1
2
3
4
5
6
7
8
 |
|
|
 |
rabelo1
|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 10:10 pm Assunto: |
|
|
Acho que a primeira coisa que você deve fazer é trocar o substrato, e se tratando de coníferas bem permeável pois elas não gostam de água acumulada e pelo que vejo o solo em que esté shimpaku está é bem argiloso...Mas espere ele se adaptar as condições de luz,vento,rega e etc durante algum tempo(não vou especificar esse tempo pois não tenho certeza) depois vc coloca um solo bem arenoso tipo acho que 50% do substrato de areia.
Nada de podas drásticas as conéferas não aguentam secam os galhos e morrem...Agora partindo pro lado dos projeções acho que devia cortar aquele pedaço de pau cortado no meio que um dia foi um galho e fazer um Han-Kengai(semi cascata pesquise que você acha fotos) com o galho do lado Direito da 1ª foto e separar as camadas e alguns jins(galhos que morreram e ficaram na árvore, o que é bem típico em árvores de montanhas como essas) com o galhos Esquerdo da 1ª foto você poderia fazer um alporque(não sei a época vamos deixar os mais experientes falarem) e fazer um Shakan ou um Fukinagashi...
Agora falando do Nebari(as raízes que ficam expostas sobre o solo e dão um "ar" de árvore envelhecida assim com os jins e sharis) vc deve retirar as que você achar menos harmônicas, isto é as tortas as mais finas e as defeituosas e depois vc deixa eles engossarem, assim como troncos e galhos.
Se vc já pequisou sobre coníferas sabe que no bonsai se faz a pinçagem que é o processo que o bonsaísta faz para deixar o sol(as coníferas adoram sol) entrar para as folhas da parte interna da copa além de ventilar além de tirar velhas agulhas mortas e fazer ela continuar com a forma desejada.
Quanto a adubação um NPK 10-10-10 (eu acho ).
Lembrando mesmo que pareça robusto e forte o shimpaku é uma árvore extremamente sensível a falta de brotação e é por isso que não se deve deixar um galho sem algum ponto de brotação senão ele pode secar e ai você pode perder um belo trabalho.
Acho que já falei tudo que eu sabia, Boa Sorte com o Shimpaku! |
|
|
 |
JOCIELDES
Registrado: 04/07/11 Idade: 36 Mensagens: 62 Localização: SANTA RITA-PB
|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 10:56 pm Assunto: |
|
|
Olá.. Acho q deve seguir esse caminho.
 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 2:34 pm Assunto: |
|
|
rabelo1 escreveu: | pelo que vejo o solo em que esté shimpaku está é bem argiloso... |
Como conseguiu esse diagnóstico só pelas fotos? Eu queria aprender a determinar o teor de argila assim... hum? |
|
|
 |
rabelo1
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 5:18 pm Assunto: |
|
|
É pq Ezequiel em Fortaleza normalmente nas floriculturas eles vendem todas as plantas em terra preta e não estão nem ai para as exigências de algumas espécies, eles colocam a mesma terra dos "mausais" de supermercado e por isso eu apenas achei melhor avisar, acho que foi pq eu não achei as palavras certas  |
|
|
 |
djemys
Registrado: 04/06/10 Idade: 37 Mensagens: 84 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 7:07 pm Assunto: |
|
|
Pronto! Essa foi minha intervenção, espero que tenham gostado aceito sugestões.
Falando um pouco da minha visão da planta. Fiz um alporque para aproveitar o outro galho e logo abaixo do alporque irei fazer um jin, sobre o comentário do amigo conterrâneo Rabelo, concordo com vc as plantas de viveiro realmente vem com o substrato bem argiloso, já estava ciente disso, mas vou aguardar um pouco para fazer o transplante talvez só na próxima primavera. Muito obrigado a todos um grande abraço...
1
2
3
 |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 10:11 pm Assunto: |
|
|
amigo a minha estava quase identica a sua no começo, de uma olhada de como esta mais ou menos... dei uma refinada nela ja mas ainda nao tirei fotos....
 _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|