FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jacaré recém transplatado (tenho dúvidas se ele está vivo)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Kike

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 1:57 pm    Assunto: Jacaré recém transplatado (tenho dúvidas se ele está vivo) Responder com citação

Fala galera, comprei 3 mudas a 2 meses e comecei a estudar a respeito.

Comprei o kit iniciante pelo site obonsai.com.br e depois de 1 mes lendo a respeito resolvi fazer o transplante do jacaré que veio, para fazer o transplantes segui esse passo a passo:

http://www.obonsai.com.br/site/galeria_ajax/galeria/index.php?eve=2#../imagens/2/DSCN3706.JPG

Tentei diminuir o torrão dele o máximo que pude e ficou com esse "morro" no vaso, isso é ruim?

Tenho duvidas de como podar a planta e quando fazer isso

Segue as fotos:

Agradeço desde já pela ajuda!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 2:28 pm    Assunto: Re: Jacaré recém transplatado (tenho dúvidas se ele está viv Responder com citação

Amigo velho parece que o vaso é pequeno pela dimensão das raízes deverá ter um espaço maior. plante numa bacia que verá a diferença. E esse tipo de arvore é meio complicado para inciantes. pior elas nao falam (risos). Mas ta bonita.

siga em frente

Um fraterno abraço
Kike

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Eliseu! eu achei bem estranho também, porque essa planta veio com um kit, e o vaso veio junto com a planta que estava em um balde grande em relação a este vaso....

Ja faz 1 mês que transplantei ela, acredito que se não tivesse dado certo ela ja teria morrido né?
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Não encharque dagua o substrato essa espécie não tolera muita água.

"O homem só domina as árvores quando estas são pequeninas".
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Pow kike..... da hora sua planta... faz tempo que vc transplantou?
Olha se fosse minha eu iria aprontar... dá uma olhada numa quase igual a sua o que eu fiz....
http://abcdobonsai.webnode.com.br/plantas/juniperus-horizontales-tuia-jacare-/

Se esta planta fosse minha eu a transplantaria para uma bacia dessas de 1,99... com muita areia grossa, pq assim vc acelera seu crescimento que é muito lento.

Estamos no inverno e como vc falou que não podou raíz creio que a planta não irá sentir muito.

Abração
Kike

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2011 11:28 am    Assunto: Responder com citação

Realmente eu reparei que ela bebe menos agua que as outras duas que tenho (jabuticaba e shimpaku).

Po McDonald, eu ja tinha visto essa sua, ficou muito bonita mesmo!!

mas eu sou muito iniciante ainda, o maximo que fiz foi o transplante a +- 1 mes atras!!

Eu cortei as raizes sim, ele estava em um vaso maior do que eu coloquei agora... achei estranho até me mandarem essa vaso com uma planta que nao cabe nele rsrs...

Então, como eu faço esse seu esquema da bacia?
o problema é que não estou conseguindo deixar ela muito no sol...
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2011 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Bom a bacia é o seguinte... vc compra numa dessas lojinhas de 1,99 bem maior que este vaso seu.... depois eu pego um prego e um alica te e esquento o prego no fogão até ficar vermelho e vou fazendo os furos. Em baixo e dos lados. O importante é ter bastante furos para drenar e aerar o substrato... Depois vc vai num monte de areia de construção quando estiver seca, pega uma peneirinha de coar leite e separa somente a parte grossa. Descarte o pó.... Junte uns 80% de areia com uns 20% de terra vegetal (encontrado em gardens facilmente). Misture bem e faça o transplante sem cortar nenhuma raiz.....
Deixa pegando somente o sol da manhã (até umas 10:30) por uma semana pelo menos... Depois coloca no sol direto...
Quanto ao sol, essa espécie, pelo que vi aqui em São Paulo, precisa de pelo menos umas 5 horas de sol direto.... Se não tiver isso vai ficar debilitada.

Espero ter ajudado.....

Qualquer coisa me add no msn. mcdonald-bike@hotmail.com
vou te mandar o telefone... se tiver alguma dúvida é nóis.....rs...

Abração meu véi...
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2011 11:51 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Pessoal!

Vou aproveitar pra acompanhar que também tenho uns três desses...
Aproveitando o formato dele...quando a gente tem um bem "jacaré" digo
bem horizontal, qual a melhor formato?

Abraço à todos.
Kike

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 12:43 am    Assunto: Responder com citação

Boa pergunta seph! Eu pensei em alguns estilos, o q mais gostei foi o de cascata... Mas claro, esse é meunprimeiro e nao sei direito o da ou nao da pra fazer. Hehehe

Poste fotos do seu aqui!!

Abraços!
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 7:13 am    Assunto: Responder com citação

Então....

Depois de alguns erros e conversando com os colegas do fórum em relação à plantas novinhas como as nossas, o ideal é trabalhar bem o tronco primeiro com bastante movimentos. Assim, após alguns aninhos temos uma planta para ser trabalhada. Vemos que elas estão num estágio que para mame ainda vai, devido ao seu pouco crescimento, mas se pretendemos fazer um shoin por exemplo, temos que esperar seu crescimento e esta aramação do tronco, como falei, será primordial para um bonsai de qualidade futuramente....
Por isso que torci bem meu jacaré sem me preocupar com a copa, só movimentos sinuosos mesmo.
Quando fazemos a aramação é que percebemos qual o estilo seguir. Parece até que a própria planta indica o que fazer. rs....

Fica ai minha dica.
Abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Kike, o teu Juníperus aparenta ser bem saudável.
Como vc transplnatou recentemente, não faça o próximo a não ser no final do inverno de 2012. Se mexer mais agora, poderá morrer.

O máximo de sol que puder e só regar quando a superfície do substrato aparentar estar seca.

Dará em excelente Kengai (Cascata)

Não se preocupe com o "morrinho" agora. É sinal que tem bastante raízes.

Depois de aramar a cascata (no inverno de 2012) , poderá ir para um vaso melhor.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Kike

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Pooo Valeu pelas dicas McDonald e Elio!!

é bom saber que só posso mexer nele em 2012 rsrs... eu ja queria levar ele pro mcdonald aramar e me ensinar hehehe Very Happy

eu estou regando as plantas só quando vejo que a terra esta seca mesmo, e o substrato sempre demora mais pra ficar mais seco, consigo perceber tb pelas raizes que estao por fora, elas comecam a secar e ficar meio branquinhas.

Tenho uma jabuticabeira aqui tb, e deixei a terra secar muito e as folhas começaram a ficar pra baixo, ai dei uma agua pra ela e coloquei no sol, no mesmo dia elas ja voltaram a levantar! hehehe

parece besteira, mas não sabia que vc via uma resposta das plantas desse jeito rapido. rsrs
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é...
mas no caso de coníferas, pelo que li e comprovei depois, a falta de agua por mais de três dias causa a morte dela de dentro pra fora. Isto é se deixarmos a planta sem aquela umidade (não encharcada!), somente veremos que faltou aguá dentro de uns sessenta dias, quando ela começar a ficar amarelada. Diferente de um ficus ou uma jabu, quando falta água a planta "avisa" a gente atrávés de suas folhas. Isso não acontece com as coníferas.

Abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: