|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 4:07 pm Assunto: Piracanta do Hidaka - Chegou!!! |
|
|
Olá colegas foristas, boa tarde!
Fiz uma encomenda ao Sr. Luiz da Bonsai House, e no começo desta semana ela chegou!
Uma Piracanta, vinda do viveiro do Mestre Hidaka (ainda não sei a espécie correta), mas de frutos alaranjados, segundo consta.
Seguem as fotos para apreciação dos colegas.
Preciso mudar ela de vaso, pois o vaso dela é uma tigela perfurada, e está rachando.
Gostaria de idéias de vaso, e sinceramente não sei se quero "mudar" algo na planta, gostei dela, e queria seguir o caminho que o grande mestre já deu para a planta!
Aguardo sugestões de todos os colegas!
Do amigo, Ricardo.
Frente:
Lateral_01
Fundo
Lateral_02
Base
Vista Superior
Detalhe da Copa
Escala
 _________________ "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar" |
|
|
 |
djemys
Registrado: 04/06/10 Idade: 38 Mensagens: 84 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 4:52 pm Assunto: |
|
|
Eu também acho que vc não deveria mexer na planta, estar linda parabéns.
Ah e quando vc vai postar fotos da Wisteria (glicínia).
Abraço fica na paz.. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 4:55 pm Assunto: |
|
|
Djemys, boa tarde!
Que bom que gostou da planta! Eu adorei!
A Glicínia não veio, infelizmente, mas não veio nesta viagem...pois na próxima, ela virá!
Assim que ela chegar, posto fotos para o colega!
Do amigo, Ricardo. _________________ "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar" |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 5:04 pm Assunto: |
|
|
Bela aquisição Ricardo!!!
muito bela!!!
Abraçao! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 5:21 pm Assunto: |
|
|
Muito bonita!
Acho que poderia desfolhar para dar uma arrumada na copa com aramação, mantendo o mesmo estilo.
Até que está bonitinho nesta tigela. . Acho que um vaso redondo igual e mais raso seria perfeito. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 12:03 pm Assunto: |
|
|
Caro colega Nikkei 100
Também acho que ela precisa de uma desfolha, para retirada de alguns galhos que não tem folhas, por não ter sol batendo nelas. E para aramar uns galhos, reposicionando-os.
Sabe qual a época mais indicada para a desfolha nesta planta? E pode ser total a desfolha ou tem que ser parcial?
E quanto ao reenvase? Qual a melhor época?
Agradeço desde já a quem puder me ajudar!
Abraços do amigo Ricardo. _________________ "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 4:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, munido de uma tesoura de pontas finas, corte fora todas as folhas, no pecíolo (talinho), o que irá permitir uma visualização na estrutura aerea da planta, garantindo dessa forma que voce possa fazer uma seleção criteriosa do que retirar e do que manter. A época em que estamos, inverno, é ótima para esse trabalho, sem nenhum prejuízo para sua planta, vez que está saudável e bem vigorosa.
Usando uma das imagens que voce postou, ousei marcar com linha vermelha possíveis areas de corte, visando construir um novo ápice, que dê maior conicidade a parte aerea, além de permitir a brotação de galhos mais bem posicionados, com que reformular a planta, deixando-a com uma aparencia melhor, além de mais compacta quanto à futura densificação. Para a primavera, quando a planta estiver devidamente recuperada, voce poderá então reenvasar, escolhendo um vaso menor, mais raso, que resulte num trabalho de qualidade técnica superior, como pede uma planta do mestre Hidaka. Eis minha sugestão de corte:
A vantagem dessa variedade de piracanta, se de fato for a que produz frutos alaranjados, é que ela emite densa e constante frutificação, resultando ainda mais linda como bonsai. Lembrando que para frutiferas o melhor adubo é o FOSWAY, da empresa TECNUTRI, podendo vc iniciar a adubação com essa finalidade após realizar todas as intervenções futuras, transcurso no minimo 30 dias delas, então.
Veja um exemplar do meu viveiro, desenvolvida a partir de estaquia, da mesma variedade que a sua planta:
Quanto a modificar ou não a planta, por ter sido iniciada pelo mestre Hidaka, só posso dizer que todos nós fazemos isso sem nenhum constrangimento. Lembro que num evento no Aterlier do Dom Mario, estando presente o bonsaista Morten Albek, Charles White "detonou" uma jabu que fora iniciada pelo mestre. Atualmente fazendo parte de sua coleção de shohin bonsai, essa jabu está cada vez mais linda, por sinal.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2011 10:27 pm Assunto: |
|
|
Meu afilhado querido !!!!!!!!!!
Bela aquisição a sua.
O amigo Nicky já disse tudo o que deve fazer.
Arranje um belo vaso para ela, de preferência do Sami.
Minha opinião modesta.
Acho esta planta ótima, não possuo nenhuma.
No sitio temos algumas, mas particularmente eu não tenho.
Bem que a plantinha do Nicky poderia ser minha, não acha ?
KKKKKKKKKKKKKKKK _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Rafael Spinola 2.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Idade: 56 Mensagens: 261 Localização: Salvador-Ba
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 1:39 am Assunto: |
|
|
Ta com uma plantaça!!! _________________ Parabéns por viver bonsai!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|