Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Janones
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2011 9:18 pm Assunto: Floresta de Pitangueiras |
|
|
Tentei pela primeira vez fazer uma floresta, depois de ler algumas coisa sobre elas resolvi arriscar e fazer uma com algumas mudas de pitanga feitas a uns 4 anos para esse fim.
Não sei se ficou muito bom tecnicamente, mas acho que para uma primeira tentativa ficou legal.
Eu tentando posicionar as mudas maiores.
Todas as 11 mudas plantadas, mas ainda com muitos galhos.
Agora depois de uma poda, para remover o muitos galhos cruzados que existiam.
Qualquer opinião ou sujestão, serão bem vindas. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2011 9:52 pm Assunto: |
|
|
Caaaara!!! Que massa que ficou!!!
As plantas ficaram muito bem posicionadas, a poda ficou muito bem feita... só tem uma coisinha que você poderia mudar, as plantas das extremidades laterais poderiam ficar um pouquinho inclinadas, dando um aspecto mais natural (observe "florestinhas" naturais por aí para ver como é).
Abraços e parabéns pelo ótimo trabalho!!!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2011 10:09 pm Assunto: |
|
|
da hr cara muito massa (: |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2011 11:38 pm Assunto: |
|
|
Muito legal Flávio, bom trabalho. Apesar de só ter um bosque, adoro o estilo.
Algumas sugestões:
1 - indico que no próximo trabalho você trabalhe as árvores, uma a uma, antes da montagem do bosque. Certamente o arranjo ficaria diferente do que você fez.
2 - a árvore a esquerda, que possue uma bifurcação, deixaria um dos troncos muito mais baixo que o outro.
3 - Outra coisa, para proporcionar trimendicionalidade ao bosque, preferencialmente as árvores maiores, de troncos mais grossos, devem ficar a frente e as mais finas atrás, proposcionando profundidade ao conjunto.
Veja estes exemplos:
Sobre a sugestão do Pedro, acho que ele se refere a isto:
Este é meu bosque de jabuticabas. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 12:13 am Assunto: |
|
|
É bem isso aí Ricardo! Já que o conjunto formará uma copa única mais arredondada, seria legal inclinar as plantas.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 7:52 am Assunto: |
|
|
Obrigado a todos que responderam.
Pedro, sobre a inclunação, pretendo fazer.
Minha ideia inicial seria na proxima aramação inclinar as plantas laterais. Principalmente as duas da extremidade que ficaram bem retas. Mas essa aramação só seria feita em março.
Ou vocês acham que seria melhor já planta-las mais inclinadas?
Ricado, o problema da bifurcação vou corrigir agora mesmo.
Sobre a disposição das arvores mais finas ao fundo, tentei deixar as arvores maiores proximas do meio, e colocar arvores menores em volta inclusive no fundo. Você acha que seria o caso de mudar a posição das mudas? Passando todas para as mudas menores para o fundo? |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 6:26 pm Assunto: |
|
|
Flavio, vamos por partes:
1 - inclinar as árvores das extremidades - se assim você desejar, eu não aramaria, elas ficariam com um movimento curvo que não vai combinar com o restante das árvores. Já plataria inclinada mesmo, mas a inclinação é suave.
2 - as árvores maiores ficarem no centro não é uma regra. E sim, passaria todas as plantas mais finas para trás: as mais grossas a frente e para trás vai diminuindo a expessura do tronco. Consegui me explicar? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 10:36 am Assunto: |
|
|
Ricardo, obrigado mais uma vez.
Provavelmente não terei tempo de fazer essa mudança ate o final de semana, sendo assim, estou aberto a mais sugestões. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 12:59 pm Assunto: |
|
|
Muito bom mesmo como foi a primeira feita por você saiu muito bom. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 09, 2011 8:48 pm Assunto: |
|
|
Flavio, poderia me dizer o que você usou como "vaso"? Estou tentando fazer algumas florestas também mas arranjar vasos adequados está difícil...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 9:42 am Assunto: |
|
|
Marcos, obrigado.
Pedro, como ainda é um experiencia eu utilizei uma bandeja de plastico mesmo que eu encontrei numa dessa lojas de utensílios baratos para casa, ela tem uns 70 cm x 30 cm e uns 8 cm de profundidade.
Quando estiver melhor pretendo comprar um caso mais ou menos nesse tamanho e um pouco mais raso, achar esse vaso provavelmente vai ser difícil mesmo, mas ganho um tempo com a bandeja. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 11:14 am Assunto: |
|
|
Ficou bacana. O que me chamou atenção, como o Ricardo Paiva falou, foram as plantas mais finas ficando na parte da frente, o que atrapalha na profundidade da floresta. No mais achei bem distribuido, parabéns. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 1:59 pm Assunto: |
|
|
Valeu!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 2:48 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Nikkei. Com as explicações do Ricardo Paiva resolvi mudar o projeto da Floresta de Pitangas.
Esse era mais ou menos o projeto inicial e q foi executado. Esse circulo grande foi colocado porque no futuro pretendo passa-la para um vaso oval.
Esse seria o novo projeto, seguindo a dica de mantar as arvores menores no fundo aumentado a noção de profundidade.
Se alguém tiver alguma sugestão para melhorar o projeto será muito bem vinda. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 3:36 pm Assunto: |
|
|
Sobre enclinar as plantas dos cantos acho que pode ou não fazê-lo. Imagino dois padrões: 1. as árvores crescem e todas possuem o mesmo aspecto (todas retas, ou todas curvas por exemplo). 2. existe o crescimento de uma árvore principal (geralmente a mai alta) e as outras seguem crescendo depois, então no caso criam sinuosidade ou inclinação para "fugir" da árvore principal ou que é mais alta, buscado desta forma obter mais luminosidade para crescer (o que no caso segue a dica de inclinar as plantas das pontas).
Veja nas fotos abaixo um exemplo: na primeira, praticamente não temos uma árvore principal, mas todas são muito parecidas, formando uma floresta homogênea. A segunda foto é do bonsaísta Nacho Marin, veja uma planta principal e note que as outras plantas parece que crescem buscando um espaço para buscar o sol.
Se observar fotos na internet, da para perceber dois tipos de formação de copa: uma em que todas as árvores formam uma única copa(1) e a outra, muito mais técnica (eu acho), onde quando olhamos de frente, existe a formação de copas em que cada uma não sobrepõe a outra(2) e (3)
(1):
(2) e (3):
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|