|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Erick_RJ
Registrado: 05/08/11 Idade: 39 Mensagens: 3 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sex Ago 05, 2011 9:13 pm Assunto: Preciso de Ajuda - BUXUS |
|
|
Caros amigos, boa noite!
Gostaria de receber conselhos, opiniões e idéias para a modelagem deste buxus recentemente adquirido. Seguem abaixo fotos com detalhes.
Visão1:
Visão2:
Visão3:
Detalhes de raiz1:
Detalhe de raiz2:
Detalhe de raiz3:
Sinuosidade do troco:
Visão de copa1:
Visão de copa2:
Visão de copa3:
Visão de copa4:
Espero que me ajudem, estou ancioso para começar a trabalhar nele.  |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 8:09 pm Assunto: Buxus |
|
|
Ola Erick,bom material mas o buxus e complicado pois parece que nao aceita podas radicais de galhos ou copa olhando assim se fosse minha a primeira coisa que faria era aramar para abrir bem a copa e ai ver no que da.
Abraços |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 8:14 pm Assunto: Re: Buxus |
|
|
Amigo acho que vc deveria fazer um alporque bem perto da copa para reduzir o tamanho da planta e ela não ficar muito pescoçuda, mais é só a opinião de um iniciante tb, aguardemos a opinião dos mais experientes  |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 9:08 pm Assunto: |
|
|
Ola Erikc..
Não quero ser desmancha prazeres, mas penso que se vc "adqueriu" este buxus em algum viveiro ou floricultura poderia ter feito escolha melhor ou talvez aguardar novas remessas para adquirir um.
- Os buxus são classificados pelos formadores de mudas em canela curta ou canela longa , ao comprar de sempre preferencia aos canelas curtas ... evitando este tronco reto e sem conicidade , o que dificulta o aproveitamento da planta para ser cultivada como bonsai .
- Os buxus costumam ter um bom nebari abaixo da linha do substrato , sempre escave alguns centimetros para procurar por ele , caso não encontre raizes grossas em varias direções e o mais radial possivel , descarte a muda . Neste seu buxus deve estar abaixo destas raizes finas que aparecem, que por sinal estão todos do mesmo lado .
- Alguns galhos baixos importantes forão eliminados como podemos ver em algumas fotos , os que restaram são muito grossos para serem modelados dada a dureza e resistencia da madeira desta especie .
- Alborquia , estaquia , tecnicas mirabolantes não te trarão os resultados esperados , pela dificuldade em executar perfeitamente e pela especie que tem seus milindres ...
- Se minha fosse , iria para o chão num canto do jardim e lá ficaria por alguns anos para ganhar calibre e novos brotos ao longo do tronco, que com calma e sorte aparecerão .
Espero não ter te decepsionado , e a minha dica é que nas proximas aquisições tenha calma e paciencia para escolher mudas com potencial melhor para que tenha os resultados esperados não pondo longos anos de cultivo a perder, e não desista desta nobre arte que nos intriga e apaixona . |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 9:23 pm Assunto: Buxus |
|
|
Erick uma outra dica que acabei aprendendo por conta propria é que quanto maior for o saco de terra nestas floriculturas ou viveiros mais tronco enterrado tem a planta ,independente se a copa for mais ou menos aproximada da terra na parte de cima entendeu?Agora quando vou fazer compras sempre levo um pauzinho de churrasquinho de gato e peço para espeta-lo no saco e assim fico sabendo o quanto de tronco tem enterrado ali dai compro ou nao a muda.
Abraços |
|
|
 |
Erick_RJ
Registrado: 05/08/11 Idade: 39 Mensagens: 3 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 9:25 pm Assunto: Atualização BUXUS |
|
|
Caros amigos, boa noite!
Agradeço por todas as dicas e por toda leitura disponível no fórum.
Seguindo a dica dos amigos resolvi observar por algum tempo minha plantinha, fiz algumas pinçagens e observei bastante seu comportamento, com isso vi que minha plantinha não esta interessada em ficar nem como HOKIDACHI, CHOKKAN ou MOYOGI... por fim depois de diminuir tanta folha e galhos que haviam em sua copa, deparei-me com um lindo FUKINAGASHI clamando por minha ajuda.
Bem sem mais delongas deixarei as imagens falarem por mim... peço aos amigos que não me abandonem e deixem seus comentários.
BUXUS FUKINAGASHI
Detalhes do Jin
Vista de cima
Exposição de raízes para dar a impressão de ter sido arrancada pela força do vento, Não se preocupem irei cobrir com musgo até meu buxinho se recuperar.
Outro ângulo
e Outro
Vista geral, creio ter alcançado a impressão pretendida
por outro lado
e por fim o Jin por outro ângulo
Aguardo os comentários dos amigos. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 10:06 pm Assunto: |
|
|
Interessante, vou acompanhar. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 8:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Esse estilo FUKINAGASHI é um dos mais dificeis de serem executados de maneira correta, principalmente por causa da espécie que muitos, equivocadamente, tentam utilizar. Não é o caso do buxus, que tem uma folha pequena e que permite sua formatação nesse estilo. Mas é preciso estar atento a certas "regrinhas", para que o resultado não fique parecendo muito "artificial". Uma dessas regrinhas vc "quebrou", ao fazer um jin pontudo como esse. Então, minha sugestão é cortar fora, rente ao tronco, eliminando-o de vez. Esse galho do lado direito (11.ª foto, como melhor frente), tambem deve ser retirado, pois faz um volteio por cima que não é compatível com o estilo, além de não cumprir com a função de adequação.
Analisando a planta por essa imagem (numero 11, de cima para baixo), mantenha o primeiro galho (sem folhas), o segundo e quarto, cortando fora o galho que está entre os dois ultimos, pois ele "quebra" a harmonia do conjunto, não agregando nada. Lembre-se: o que faz um bonsai ter mais presença não é o excesso, mas o minimo de galhos possiveis de serem mantidos e preservarem o estilo, apresentando-o da maneira mais correta possível.
Minha sugestão de cortes:
Como voce implementou alterações recentes, minha sugestão é deixar a planta como está, sem realizar mais nenhuma intervenção nela, até que ela fique bem saudável e retorne todo o vigor anterior. Portanto, só volte a implementar mudanças daqui a um ano, mais ou menos, cuidando de manter a planta em local sombreado, onde receba luz e calor solar apenas até as 10 horas da manhã, mantendo uma rega leve, evitando encharcar o solo. Não faça reenvase nem replantio agora, só realizando isso no inverno do ano que vem, para não estressar a planta e perder material.
Daqui a uns 20 dias inicie um aporte regular de adubação, usando material organico, repetindo a cada 45 dias depois disso. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Qua Fev 22, 2012 10:02 pm Assunto: |
|
|
Erick, parabéns pela persistência!!!
Com certeza fará um excelente trabalho com esta árvore.
Mantenho o topico atualizado com fotos da evolução dela para que possamos acompanhar.
abraço! |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sex Ago 02, 2013 3:24 pm Assunto: |
|
|
E ai como esta a planta? _________________ José Carlos |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|