Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 4:20 pm Assunto: terra granulada de formigueiro?! |
|
|
Olá Pessoal, vi num local perto de casa uns formigueiros com grânulos com cerca de 0,3cm. Gostaria de saber se dá para usar/se alguém já usou?!
Parece com estes aqui:
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 4:44 pm Assunto: |
|
|
Eu faço uso e gosto muito, porem queime pois se usar "crua" vai nascer alguma coisa _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 5:04 pm Assunto: |
|
|
Como faço para queimar? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 5:10 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Como faço para queimar? |
Compra um litro de gasolina, faz um molotov e manda ver.... kkkkkkk sacanagem...
Então, na verdade, não é "queimar", queimar com fogo... na verdade é um tratamento térmico, para matar as possíveis sementes de daninhas... seria tipo uma "esterilização" da terra...
Vc pode colocar a terra dentro de um recipiente e levar ao fogo, aquecendo-a... ou em um forno... pode até aproveitar a ocasião da queima de tijolos ou outros objetos cerâmicos em uma olaria... vai depender da quantiade que quiser usar... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 5:31 pm Assunto: |
|
|
Valeu gente. Fim de semana vou parecer uma formiguinha carregando terra nas costas. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 7:15 pm Assunto: |
|
|
Boa dica! Não sabia que essa terra poderia ser usada. Em nossa chácara tem alguns montes desses. Vou aproveitar também, é o mínimo que elas podem contribuir pra mim depois de terem danificado inúmeros pés de eucalipto.
Obrigado pela dica!!! |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Qui Ago 11, 2011 10:36 am Assunto: Re: terra granulada de formigueiro?! |
|
|
é muito dificil a terra retirada pelas formigas conter sementeiras invasoras, eu nao faria esse tratamento em virtude do aquecimento queimar alguns macro e micronutrientes do solo. A princípio o máximo que faria seria espalhar a terra retirada numa lona e aplicaria um glifosato, "secante",com um espargidor de agua manual, mas como prevensão somente, aguardaria uns 15 dias e colocaria nos vasos. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Ago 11, 2011 6:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
A queima é necessária para evitar parasitos e outras ovas de insetos, ou mesmo de microorganismos, imperceptiveis ao simples olhar, bem como sementes de gramineas. Geralmente, quando uso terra obtida de cupinzeiro e não de formigueiro, processo a queima por uns vinte minutos, deixando esfriar ao sol quente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 9:42 am Assunto: |
|
|
Forno pré aquecido e assadas por 20 minutos em fogo alto
Gostei da terra, agora vou testar...
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 10:01 am Assunto: Re: terra granulada de formigueiro?! |
|
|
eliseu malheiros escreveu: | eu nao faria esse tratamento em virtude do aquecimento queimar alguns macro e micronutrientes do solo. |
Essa é nova pra mim... como isso ocorre? Queimar nutrientes? Como assim? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 8:24 am Assunto: bonsai |
|
|
Ezequiel, mais importante: esses macro e micro nutrientes não fazem falta, pois é mais do que sabido que o substrato que usamos em nossas plantas deve ser o mais estéril possível. Afinal, nós é que iremos nutrir as plantas através do aporte corretamente aplicado de adubação e rega. Então, não há o que dizer sobre isso, no meu entender. Se se perderem esses materiais iniciais, outros farão a substituição e de maneira adequada e controlada, como deve ser.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 8:33 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Ezequiel, mais importante: esses macro e micro nutrientes não fazem falta, pois é mais do que sabido que o substrato que usamos em nossas plantas deve ser o mais estéril possível. Afinal, nós é que iremos nutrir as plantas através do aporte corretamente aplicado de adubação e rega. Então, não há o que dizer sobre isso, no meu entender. Se se perderem esses materiais iniciais, outros farão a substituição e de maneira adequada e controlada, como deve ser.  |
Então, a energia necessária para modificar a estrutura de um átomo de um dos elementos denominados macro e micro nutrientes é bem elevada... difícil de se conseguir "no fundo de casa", com a queima artesanal da terra... é certo que não há necessidade de nutrientes "iniciais" no substrato, pois o objetivo é ter uma adubação bem controlada e graduada... por isso uso muito areia, pura, em vários substratos... minha dúvia, era em relação à queima dos elementos, dos nutrientes... trabalhei muitos anos em laboratório do solos... e a expressão usada pelo colega não entrou muito bem na minha mente... entende? Gosto de beber na fonte... Valeu patrão... |
|
|
 |
|