|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 10:52 am Assunto: Jabuticabinha |
|
|
Pessoal, gostaria de transformá-la em um mame, se possível com a ajuda de vocês para uma melhor condução a ela.
Grande abraço |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 11:57 am Assunto: |
|
|
nessa faze, o mais indicado é aramar e dar formato ao tronco no estilo que melhor lhe convir.
e fazer um transplante pra ir organisando o nebary, cortanto a pivatante e raizes mais grossas, desde que se consiga manter uma quantidade aceitavel de raizes capilares.
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 3:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Concordo com o Filipe: corte fora a raiz pivotante, cuidando de manter o maximo de raizes capilares, que são as finas raizes de alimentação. Reenvase, usando um recipiente o mais raso possível. Comparando com esse vaso, pode usar algo que seja da altura da borda desse vaso até a parte inferior dessa alça de ferro em torno dela. Um recipiente raso e menor que esse, algo mais da metade menor, irá proporcionar estabilização para as raizes, alem de condicioná-las, desde já, a um crescimento controlado, vez que o recipiente pequeno limita o desenvolvimento da planta.
A idéia é ir reduzindo aos poucos o recipiente, até finalizar com um vasinho apropriado para bonsai, em ceramica de alta temperatura. O importante é aramar o tronco para dar um leve movimento sinuoso, bem como os galhinhos, para harmonizar o conjunto. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 4:47 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado nick.
Irei fazer isso quando estivermos na primavera, para tratá-la de acordo e mantê-la o máximo.
Grato pela colaboração dos amigos, conto com vocês nesse trabalho. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 8:14 am Assunto: |
|
|
Posso colocá-la nesse vazinho preto menor ?
Abraço |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 8:32 am Assunto: |
|
|
não vejo sentido nisso, mas pode.
se puder deixa-la no vaso maior é bom que ela tem mais espaço pra cresce.
se for tira-la e planta-la no menor, já faz uma poda de raizes e corta a pivotante e raizes mais grossas.
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 12:48 pm Assunto: |
|
|
Pois é Filipe, para ir educanco-a a ser um mame, conforme indicado pelo nicky.
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 4:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
João, como a finalidade é o padrão Mame para o futuro bonsai que pretende formatar nessa planta, então o ideal é reduzir um pouco mais o recipiente menor, cortando-o na linha vermelha que demarquei. Voce irá usar apenas a parte inferior, isto é, o recipiente abaixo da linha demarcada. Dessa maneira, vc condicionará as raízes a se desenvolverem num espaço mais confinador e limitador, o que irá implicar em uma manutenção mais criteriosa da planta, visando o resultado pretendido quanto ao cultivo.
Lembrando que num recipiente pequeno as necessidades da planta são diferentes: o solo irá secar mais rapidamente, devendo ficar atento para repor umidade via rega diária. Preserve o cultivo do sol forte, mantendo a planta em local onde receba incidência de luz e calor solar apenas na parte da manhã, no máximo até as 11:00 horas. A adubação tambem deve ser controlada, evitando usar nitrogenio em excesso, para não favorecer uma aumento desmesurado no tamanho das folhas, bem como não aumentar tambem os entrenós.
Um bom adubo, no caso, é o osmocote de liberação lenta, de preferencia um que contenha porções minimas de hidrogenio, tipo um 9-9-9 ou similar. No caso do osmocote, há produtos que oferecem possibilidades de espaçamento maior entre um aporte e outro do adubo, ou seja, em períodos de 3 meses, 6 meses ou 9 meses, o que garante um atendimento, em termos de nutrientes necessários para a planta se desenvolver bem, sem comprometer seu crescimento.
Rega, adubação, controle de exposição solar, são todos fatores que devem ser rigorosamente observados pelo cultivador, quando a intenção é cultivar plantas com vistas ao padrão Mame. Bem, eis a imagem que mostra o corte sugerido no recipiente menor, para voce adequar sua planta ao cultivo nele:
Como exemplo, veja alguns dos meus mini bonsai, desenvolvidos a partir de espécies variadas. Uma piracanta kengai:
Serissa a partir de estaca de raiz:
Vinha virgem (parthenocissus tricuspidata), que os japoneses chamam de Tsuta:
Jabuticabeira, que venho desenvolvendo há 9 anos, obtida via semente. O vaso é koreano, e essa planta foi premiada num concurso aqui em Brasilia, em 2004, quando mestre Hidaka foi juiz, tirando o segundo lugar na catergoria "bonsai pequeno":
Ela está nesse vaso, desde então, e depois disso nunca a transplantei, apenas mantenho via poda de manutenção, aramação, rega e adubação controladas. Dentre todas as espécies que cultivo no padrão Mame, a serissa é a que melhor se adequa, vez que possui, naturalmente, folhas pequeninas:
O sombrite enrolado que aparece no fundo dessas imagens é usado sobre a bancada onde estão sendo cultivados os mini bonsai e os Mame, sendo estendido sobre eles a partir das 10 horas da manhã, até as 17 horas, quando são regados. À noite, ele fica suspenso, pois é desnecessário.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 5:22 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado nicky.
Só que não tenho a medida da altura do corte, será que uns 5cm tá bom ?
Muito lindas as imagens, tenho algumas tbm para ir me incentivando e observar as curvas dos mames.
Abraço |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 6:44 pm Assunto: |
|
|
Cara eu tenho uma bem parecida com a sua, quero sequir o mesmo caminho. Seu tópico me ajudou bastante.
A resposta de nicky me tirou umas dúvidas, obrigado.
Boa sorte no trabalho com sua bela jabu.  _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 7:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
5 cm, é uma boa altura. Se tiver um vasinho ainda menor que esse, isto é, com um diâmetro ao menos a metade ou menos desse menorzinho, então seria ainda melhor. Se não tiver, use esse. No próximo reenvase, daqui a uns tres ou quatro anos, obtenha um vasinho ceramico pequenino, para usar e transplantar adequadamente. Nos sites: O Bonsai, Ideal Bonsai e Nipon Bonsai há ótimas peças à venda por preços bem em conta, que vale o investimento.
Alguns mini bonsai podem ser cultivados em tampinhas de garrafa pet, dessas tamanho grande, de plastico, para refrigerantes. Ou então, tampinhas plasticas de outros recipientes, como os de amaciantes de roupas, ou semelhantes. Lembre-se de fazer um furo, para drenar a agua da rega. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 11, 2011 8:49 am Assunto: |
|
|
Muito Obrigado. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 12:41 pm Assunto: |
|
|
Achei um lemhorzinho.
Esse ficaria melhor a acomodação para o estilo ?
Essa visão é em relação ao pote menor que eu tinha intenção de colocá-la.
Abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 8:08 am Assunto: |
|
|
Assim ficou:
Agora dar um tempo, para poder movimentá-la.
Anbraço e conto com vocês. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 17, 2011 9:37 am Assunto: |
|
|
Acho que exagerei na pode de raiz e ela veio a óbito.
At. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|