FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda de raiz
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vívian Costa

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 1:04 pm    Assunto: Poda de raiz Responder com citação

Olá , sou muito muito iniciante mesmo .. mas leio muito sobre tudo antes de fazer qualquer coisa .. por isso vim aqui perguntar sobre goiabeiras
procurei na net ateé chegar nesse blog , dai entrei pra aprimorar!
Gostaria de saber o que eu faço sobre a raiz pivotante da goiabeira , pois queria tentar o sitema ''escorredor+mamadeira'' nela .. porem fiquei na duvida, se poderia cortar ou nao a pivotante dela ...
nas mudas que eu tenho , tem umas raizes fininhas , mas nao muitas .. e por enquanto elas estao plantadas num vaso médio , onde já perderam suas folhas tambem =/
espero mais um pouco pra dar mais raizes ciliares ??, ou já posso cortar a pivotante no meio e introduzir no ''escorredor+mamadeira'' ???
Qualquer ajuda é super bem vindaa =D
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

Valéria, tudo vai depender da quantidade de raízes ciliares (fininhas) que possa ter, além da pivotante.
Caso positivo, pode podar a pivotante na sua totalidade.
Contudo, por ser goiabeira, não creio que tenha muitas raízes ciliares além das que estão na pivotante.
Assim, seria melhor podar a pivotante parcialmente (50%) e deixar para podar o restante no próximo ano.
A goiabeira resiste bem a essa intervenção.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Vívian Costa

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Valéria, tudo vai depender da quantidade de raízes ciliares (fininhas) que possa ter, além da pivotante.
Caso positivo, pode podar a pivotante na sua totalidade.
Contudo, por ser goiabeira, não creio que tenha muitas raízes ciliares além das que estão na pivotante.
Assim, seria melhor podar a pivotante parcialmente (50%) e deixar para podar o restante no próximo ano.
A goiabeira resiste bem a essa intervenção.

abraço

Hum sim .. Obrigada pela ajuda ! Farei isso então , cortarei a metade... e colocarei na mamadeira pra da uma engrossada!

Outra perguntinha : depois do corte , é recomendado passar algo pra não ter proliferação de fungos e bactérias ?!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

Valéria,
Eu não passo nada, o Rock Jr passa calda sulfo calcica, que é vendida em sites de bonsai, algumas pessoas passam pasta celante, eu não gosto.

Eu tenho trocado ideias com mais duas pessoas ai de cachueiro, vale a pena procura-las e derrepente montar um grupo ai, para troca de livros revistas experiencias.. as coisas fluem mais rapido assim.

estamo organizando encontros mensais aqui em vitoria, por enquanto e ha uma lista de emails para avisar de eventos e cursos, me manda seu email para que possa adiciona-la a lista!

Vlw abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vívian Costa

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 3:11 pm    Assunto: Responder com citação

Filipe escreveu:
Valéria,
Eu não passo nada, o Rock Jr passa calda sulfo calcica, que é vendida em sites de bonsai, algumas pessoas passam pasta celante, eu não gosto.

Eu tenho trocado ideias com mais duas pessoas ai de cachueiro, vale a pena procura-las e derrepente montar um grupo ai, para troca de livros revistas experiencias.. as coisas fluem mais rapido assim.

estamo organizando encontros mensais aqui em vitoria, por enquanto e ha uma lista de emails para avisar de eventos e cursos, me manda seu email para que possa adiciona-la a lista!

Vlw abraços

Na verdade seria meu primeiro bonsai , por isso antes de mexer na mudinha to lendo , pesquisando e vendo muitos videos ! =D

O e-mail que uso é vivianpcosta03@yahoo.com.br
como nao consegui fazer o cadastro no meu nome , usei de uma amiga q tb busca saber da arte bonsai .. =D pode add láá (y)
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Vivian, aí em Cachoeiro tem um local chamado Kaki Mudas, tem muitas variedades de plantas por lá.
Fica no caminho indo para a escola técnica, ali no trevo da KIA em direção a alegre.
Quando for adiquirir procure não deixar transparecer que é para bonsai, senão o vendedor pode modificar o valor comercial.
Grande Abraço e sucessos na arte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Vívian Costa

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

João Paulo Batista Lyrio escreveu:
Vivian, aí em Cachoeiro tem um local chamado Kaki Mudas, tem muitas variedades de plantas por lá.
Fica no caminho indo para a escola técnica, ali no trevo da KIA em direção a alegre.
Quando for adiquirir procure não deixar transparecer que é para bonsai, senão o vendedor pode modificar o valor comercial.
Grande Abraço e sucessos na arte.

NOSSA, Adorei saber disso .. obrigada pela dica, Foi muiiiito util . e vou levar em consideraçao .. Nunca dizer que eh pra Bonsai Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2011 7:20 pm    Assunto: Re: Poda de raiz Responder com citação

Prezada Vivian!

A finalidade da raiz pivotante é para a fixação da árvore. Porém se tiver as ramificações suficientes, deve cortar a pivotante, pois a condução da seiva é pelas raízes ramificadas. deixe o máximo que puder das ramificações. Coloque as fotos de suas plantas. Aguardaremos torcendo por você.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: