Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 7:26 pm Assunto: KUROMATSU-09 ESTILO KENGAI - atualizado 2014-08-25 |
|
|
Boa noite , pessoal
Estou postando um trabalho em kuromatsu no estilo kengai desde de 2001, mas desculpem-me, pois só tenho as fotos a partir de 2002.
As duas últimas fotos trabalhei esses dias a poda, pinçagem e aramação, mas já está muito calor e seco em Campo Grande_MS, portanto, optei por não mexer na raiz, pois queria diminuir o vaso de baixo, mas ainda ficar no escorredor, só que o clima não vai permitir.
O primeiro galho da esquerda pretendo abaixar mais um pouco e depois aramar os galhos secundários, terceários da cascata
Aceito sugestões.
Abraços
abr/2002
mar/2004
ago/2005
ago/2006
nov/2007
jun/2008
jul/2010
ago/2011 -A
ago/2011 -B - aproximado

Editado pela última vez por Edson M. Mori em Seg Ago 25, 2014 4:44 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 7:34 pm Assunto: |
|
|
espetacular a evolulçao brother!
só não entendo esses 3 galhos saindo da mesma parte do tronco, ficaria só com o galho caindo, baixando os outros para diminuir os espaços vazios que ficarão apos a poda.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 8:50 pm Assunto: |
|
|
Ola Edson, deu pra ver que vc manja de matsu, bela evolução!!
Se minha conduziria para algo assim!
(desculpe a péssima montagem)
Mas de qualquer forma esta show de bola seu matsu!!!
Parabéns. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 12:18 am Assunto: |
|
|
Muito bom trabalho, Edson.
O moyogi da parte superior tá formado, agora é continuar na formação do galho que pende. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 9:06 am Assunto: |
|
|
parabens em, tenho medo desta plantinha ai... ainda mais q so vejo as minhas final de semana sim outro não...
Vou acompanhar
abraços |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 9:15 am Assunto: |
|
|
Edson, navegando na net me deparei com este desenho e lembrei direto do seu kuromatsu.
É um han-kengai, mas me parece, também, um bom caminho.
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 9:58 am Assunto: |
|
|
Bom dia e obrigado a todos (Filipe, Leonardo A.,Vhalveruth e Ricardo Paiva)
Ainda tenho que trabalhar bastante nesta planta, mas o objetivo mesmo vai ser manter neste estilo de Kengai, pois não tenho nenhuma em kuromatsu.
Agora tenho que trabalhar muito como vc falou Ricardo, na parte da cascata, não tenho como objetivo fazer um han-kengai como vc Vhalveruth sugeriu no photoshop, mas agradeço pelas opiniões e quem sabe a gente mude acatando as sugestões.
Arigatô gozaimasu
Edson M Mori |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 10:46 am Assunto: |
|
|
Belo registro da condução de sua planta Edson.
Mas também acredito que o Han-kengai ficaria mais harmonioso, já que a estrutura da copa principal está bem desenvolvida.
Parabéns e acompanhando! |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 12:44 pm Assunto: |
|
|
Parabéns bela planta rara entre nós essa espécie muito bom mesmo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 1:56 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Marcio e Marcos
por enquanto vou manter o projeto de kengai por mais uns dois anos, como esse que fiz no photoshop.
Tenho observado que algumas pessoas são muito imediatista, precisamos ter mais calma e paciencia
 |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 2:23 pm Assunto: |
|
|
Isso ai Edosn, o melhor caminho a se seguir é o da nossa satisfação!!!
Abraço. |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 3:19 pm Assunto: |
|
|
Leonardo, obrigado
Ainda posso mudar minha opinião, e talvez optar pelo han-kengai ou outro estilo, mas o principal motivo de manter o estilo kengai é porque realmente não tenho nenhum kuromatsu neste estilo, talvez seja mais por teimosia.
Em breve posto outro kuromatsu que tenho trabalhado no estilo moyogi, mas que estou deixando os primeiros galhos mais altos e baixando e fazendo os patamares igual da cascata, diferente do outro que já postei e que deixei bem triangulado e os primeiros galhos bem baixo. em breve posto outros kuromatsu em estilos diferentes
abraço
Edson M. Mori |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 5:31 pm Assunto: |
|
|
Eu não sou fã desse estilo... Se fosse meu retiraria por completo o galho que desce... Acho que ficaria bonito demais. O tronco tem um aspecto envelhecido muito bonito. |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 9:18 pm Assunto: |
|
|
De qualquer forma deixo aqui meus parabéns a você Edson, pelo seu belo trabalho.
Não posso deixar de concordar com você quando diz que não devemos ser tão imediatistas, a final de contas a arte do Bonsai não necessita de rapidez, mas sim de um trabalho estruturado e que vai ao longo do tempo tomando forma e se transformando em algo agradável aos olhos.
Parabéns pelo seu trabalho, continue documentando. |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 02, 2012 5:26 pm Assunto: ATUALIZAÇÃO DO KUROMATSU-KENGAI |
|
|
Boa tarde a todos.
Estava meio sumido do forum devido a muito trabalho, graças a Deus.
Estou atualizando as fotos do kuromatsu kengai, reenvasei para um vaso menor que o anterior, mas ainda considero um pré-bonsai, pois ainda quero trabalhar muito na parte da cascata e também coloca-lo em um vaso apropriado para o bonsai. O reenvase foi feito neste final de semana que veio com uma frente fria e portanto, aqui em Campo Grande-MS tenho tido mais sucesso em pinheiros quando trabalho numa poda mais drastica ou poda de raiz nesta época, porque no final de inverno daqui o clima é muito quente e seco e já perdi outros kuromatsu quando trabalhava nas raizes na época preconizada (final de agosto e começo de setembto).
 |
|
|
 |
|