|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
julianocamara 1.o PASSO

Registrado: 12/07/05 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: Barueri-SP
|
Enviada: Dom Jan 08, 2006 9:41 pm Assunto: |
|
|
1 ja brotou, vamos aguardar as outras.
Um abraço _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 09, 2006 2:00 pm Assunto: estacas de raiz |
|
|
Gostaria de mostrar aos colegas foristas algumas novas estacas que fiz neste ultimo fim de semana: ficus e ligustro. O ficus, tive que diminuir a altura de uma muda para acondicioná-la sobre um trabalho em pedra que estou desenvolvendo há tres anos. Parte da raiz pivotante que cortei e alguns pedaços menores, aproveitei para fazer mudas de estacas.
O ligustro faz parte de algumas plantas de 35/45 anos, cuja base do tronco gira em torno de 35 a 50cm. Também tive que reduzir o tamanho, para acondicioná-las sobre bases de pedra, sendo que num futuro próximo irei acrescentar essas "sobras" com o arranjo principal, formando uma floresta sobre uma laje de um tipo de pedra conhecida aqui como "pedra de pirenopolis". Oportunamente postarei fotos desse trabalho para os colegas opinarem. Eis as fotos: Ficus
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2523677&size=3
Ligustro:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2544200&size=3
Ligustro:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2544230&size=3
Estas estacas nessas duas ultimas bacias são quase que só lascas da pivotante inicial, com pequenos tufos de raizes capilares. Outros que plantei anteriormente, principiam a emitir brotação. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Jan 09, 2006 8:36 pm Assunto: |
|
|
Nicky, ao que tudo indica em pouco tempo vão ficar 10!
Já tentou com Ipê roxo?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 09, 2006 8:58 pm Assunto: estacas de raiz |
|
|
Não Felipe, com ipê roxo ou de qualquer outra cor nunca fiz estaquia. De raiz então, nem se fala. Você por acaso trabalhou com essa espécie com resultados animadores? conseguiu muda em viveiro ou iniciou um trabalho a partir de estaquia?
Deve ficar um trabalho de primeira qualidade. Lembro que um colega aqui de Brasilia, visitando a casa do Roberto Gerpe no Rio, há tempos, disse ter visto um bonsai primoroso, em cascata, colocado ao lado de uma cascata artificial, que redundou num trabalho magnifico. Mesmo porque essa especie, durante o periodo da floração, costuma perder todas as folhas. Fiquei imaginando a cena, descrita por esse colega, de uma planta posicionada dessa forma, num estilo em que o acessório era a cascata artificial. Magnifico!!! _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 09, 2006 9:31 pm Assunto: |
|
|
Valeu nicky! _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Jan 09, 2006 9:42 pm Assunto: |
|
|
Nicky, fiz exatamente a mesma coisa que você com 2... o amarelo não aguentou... pena, essa raiza do amarelo era maravilha. No roxo o dificíl agora é controlar a brotação... atualmente estou tentando direcionar para semi-cascata...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jan 09, 2006 9:55 pm Assunto: |
|
|
Oi Nicky !!!!
Fiquei admirando as suas estaquias
Vão ficar plantas magníficas, todas possuem um potencial inimaginável....
Parabéns e
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Durval C Gasparetti
Registrado: 28/01/05 Idade: 72 Mensagens: 72 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jan 10, 2006 7:53 pm Assunto: |
|
|
Nicky e Felipe
Sobre Ipe : estou fazendo uma experiência com 5 "tipos" diferentes de Ipes, Amarelo-Anão, Amarelo do Brejo, Branco, Branco do Brejo, e Branco Sulferino. Comprei as mudas de 1 a 1,5 m, plantei em vasos de 40 l, fiz poda radical em todas e com o restante do tronco, fiz 3 estacas de cada uma.
Isso foi feito em 20/11/2005 e todos as espécies estão brotando. Ainda é cedo para saber se as estacas estão realmente criando raizes, porém estou esperançoso.
Como escrevi acima, é uma experiência, com árvores que não conhecia.
[]s
Durval |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 10, 2006 8:46 pm Assunto: |
|
|
Legal Durval...
É cedo mesmo. Ipê engana muito... quase sempre brota, mas nem sempre aguenta.
Esse amarelo é o que tem as raízes mais atraentes.
Espero que você tenha sucesso. Depois é a luta para diminuir um pouco o tamanho das folhas, mas fica ótimo.
Felipe F Zappala |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 11, 2006 8:29 am Assunto: ipê |
|
|
Colegas foristas:
Ao descrever a dificuldade em trabalhar com essa espécie, eu fiz referencia apenas a variedade tida como nativa. Há uma outra, que é conhecida como ipê de jardim, muito usada em ornamentação, que emite floração abundande, em cachos de flores amarelas, cujo tronco, com tres anos plantada no chão, adquire rugosidade apreciavel, com uma casca bem atraente.
Dessa variedade, tenho uma minifloresta e um tronco duplo. Em ambas consegui floração. Apenas que, da mesma forma que a variedade nativa, as folhas são dificeis de reduzir, ainda que o caule flexivel dos galhos permita moldagens as mais diversas. Outro ponto negativo no ipê de jardim é que se podarmos os galhos em demasia, sem deixar que eles se alonguem, não teremos flores.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 12, 2006 3:18 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
o restante das estacas de raiz que fiz de ulmus já tem quase 3 semenas e nada!
só uma vingou ate agora que foi a maior.
um abraço _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 1:01 pm Assunto: |
|
|
Juliano, e seu Acer, como está reagindo nesse verão tão quente? Se tiver novidades, ressucita aquele tópico... já até me perdi dele.
Felipe F Zappala |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 2:21 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
a respeito do palmatum, eu fiz aquele corte e ele secou até morrer.
o Tridente, estava bem, mas ai começou a secar os brotos novos e caia, entao, resolvi fazer uma desfolha e ao contrario do que eu pensava ele começou a nascer somente um par de folhas e depois crescia e secava. agora ele ta sem folhas, mas fiz uma raspadinha no tronco e ele continua verde.
desisto! _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 3:28 pm Assunto: |
|
|
Pena Juliano, o meu depois da poda drástica e desfolha parcial, está encorpando bem... nessa época ele pega apenas 1 hora de sol por dia. Mas é como te falei... vai enfraquecendo a planta... _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 3:41 pm Assunto: |
|
|
Felipe, vc sabe dizer se Ulmus, Zelkova e Celtis precisam de inverno assim como os acers?
um abraço _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|