|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Neves
|
Enviada: Qui Jan 05, 2006 10:59 am Assunto: que arvore é essa ? |
|
|
Recebi esse bonsai de presente e gostaria de saber de que espécie se trata e quais os cuidados que devo ter. Como ele nunca foi podado, também queria saber o estilo mais adequado de poda.
Abraço a todos,
Ricardo
 |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Jan 05, 2006 11:19 am Assunto: |
|
|
Ricardo, é um fícus e pela folhagem ondulada, o fícus benjamina.
Informações:
FAMILIA - Moraceae
ORIGEM - China, Japão e Austrália
SOLO - Pouco exigente quanto ao solo, Terra comum
LOCALIZAÇÃO - Mei sombra
REENVAZAR - A cada ano enquanto nova
ADUBAÇÃO - A cada 30 dias enquanto em desenvolvimento
ÁGUA - Normal
MULTIPLICAÇÃO - Por estacas _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 1:30 am Assunto: ficus benjamina |
|
|
Uma dica: os ficus geralmente aceitam bem a desfolha. Use esse recurso para diminuir o tamanho das folhas. O bom dessa planta é que pode ser conduzida adequadamente seja através de poda seja através de arame. Nesse caso, observe apenas que o arame fique um pouco solto, para não marcar demasiado galhos e tronco.
Sua planta está quase no estilo vassoura. Mas, querendo, pode efetuar uma alteração radical e partir para um moyogi ou qualquer outro estilo que preferir.
Em meu viveiro, p.ex., tenho um benjamina em estilo cascata. É bom diversificar. Qualquer ramo podado, estaqueado, pega facil. Raiz tambem.
Boa sorte com sua planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardo Neves
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 3:34 pm Assunto: |
|
|
Agradeço pelas respostas. Só mais uma pergunta: onde posso encontrar informações detalhadas sobre a maneira de podar o bonsai definindo seu estilo ( livros, sites, ...) ?
Abraço, |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 08, 2006 1:59 pm Assunto: dicas |
|
|
As melhores dicas, em minha opinião, são as que os foristas divulgam nos foruns: Bonsai Brasil, Atelier do Bonsai, Nipon Bonsai, além de outros sites nacionais, como o do Sergivaldo - Nativos do Nordeste, ou a pagina do Mario (Atelier do Bonsai). Em todos, voce encontra dicas, sugestões, opiniões, a respeito de qualquer assunto relacionado com a arte bonsai.
Eu adquiro mensalmente uma revista japonesa, através da Livraria Fonomag, de São Paulo, chamada Bonsai Sekai. Muitos dos artigos dessa publicação são aproveitados pela revista Bonsai Pasion, editada pela Mistral, na Espanha e pela France Bonsai. A revista japonesa, óbvio, está toda no idioma daquele país. Estou há um ano e meio frequentando uma escola japonesa, em Brasilia, com o fito de assimiliar o idioma para poder destrinchar minha revista. Minha assinatura é desde março/2004. Geralmente, por que o valor do frete é um pouco salgado, espero acumular duas ou tres revistas para só então pagar por elas e aguardar o envio.
Outra opção, é a Bonsai Today, editada em ingles, nos EUA. Caso voce tenha contato com alguem por lá e domina o idioma, pode ser uma boa adquirir a revista ou mesmo fazer assinatura.
Além dos fóruns nacionais, tem ainda os internacionais: frança, itália, japão, Canadá, espanha, portugal, austrália, méxico... e por aí vai. É aconselhável instalar em seu PC um tradutor, pois geralmente para voce participar desses foruns os coordenadores exigem que seja tudo escrito no idioma deles.
Lembrando que as dicas de foristas desses países valem para o país deles. Com isso, quero dizer que muito do que escrevem não se aplica ao nosso clima. Mas tem muito assunto, muita novidade, e voce pode contar com a boa vontade de qualquer colega para adquirir ainda mais experiencia nessa área.
Qualquer coisa, estou por aqui.
Um abraço. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rodrigo dallas
|
Enviada: Ter Jan 10, 2006 7:53 am Assunto: ... |
|
|
a unica arvore que eu conheço pela folha!
auiehuiaheiuae
é um ficus! _________________ goiania - go |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 10, 2006 12:09 pm Assunto: ficus |
|
|
É lamentável que a única planta que voce reconheça pela folha seja o ficus. Mas que ficus? Todas as variedades ou apenas a mais comum, que as prefeituras e administrações das cidades brasileiras geralmente usam como ornamentação ao longo das ruas e avenidas?
É preciso fazer um curso imediatamente de reconhecimento de árvores através de suas folhas. Nem que seja apenas da flora nacional usada pelos bonsaistas.....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
rodrigo dallas
|
Enviada: Ter Jan 10, 2006 1:53 pm Assunto: ... |
|
|
desculpe nickyfury...
mas naun sou tao bom assim com vc....
nao nasci sabendo, mas gosto de aprender.
quem sabe com tempo leitura e pessoas humildes( assim com vc) para me ensinar, eu aprendo rapido!
pq naun me ajuda nickyfury? _________________ goiania - go |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Jan 10, 2006 3:49 pm Assunto: Re: ... |
|
|
Caro Rodrigo, embora pareça uma coisa é outra. O Luiz Fernando, com certeza, está brincando (Veja os "risinhos" no final). Você pode ter certeza de que ele o ajudará sempre que precisar, assim como todos os outros amigos neste Fórum. Aqui, estamos entre amigos e assim será o espírito deste Fórum. Um lugar de amigos no bonsai.
rodrigo dallas escreveu: | desculpe nickyfury...
mas naun sou tao bom assim com vc....
nao nasci sabendo, mas gosto de aprender.
quem sabe com tempo leitura e pessoas humildes( assim com vc) para me ensinar, eu aprendo rapido!
pq naun me ajuda nickyfury? |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 11, 2006 8:16 am Assunto: ficus |
|
|
Rodrigo, faço minhas as palavras escritas pelo Mario. Não tive a intenção de ser grosseiro ao emitir minha resposta depois de sua observação. Como ele escreveu, até postei emoticons (carinhas) risiveis para mostrar essa idéia.
Na arte bonsai somos todos aprendizes. Mesmo os grandes "Mestres" cometem erros que nós, iniciantes, vemos como simplórios. Há cerca de um mês, por exemplo, estive no viveiro do Sr.Hidaka, cujo simples nome é sinonimo de bonsai, ainda que "HIDAKA" em japonês se refira a uma cidade ou distrito daquele país. Mas vamos ao caso: Ele desenvolveu ou talvez tenha copiado a idéia e aprimorado o trabalho, sei lá, de semear sementes de jabuticaba num recipiente e cobrir esse recipiente com uma malha tipo sombrite, igual aquela telinha plastica que geralmente vemos no fundo do vaso, só que a malha que ele usa é metálica, com furinhos pequeninos.
A que ele usou dessa vez, não tinha os furos tão pequeninos quanto o que ele necessitava. A finalidade dessa técnica é forçar as mudinhas, após as sementes germinarem, a se contorcer sob a malha metálica, em busca da luz solar, e dessa maneira adquirir movimento de tronco. Isso simplifica o trabalho, vez que dispensa a aramação inicial para forçar movimento em jabuticabeira. Sabemos que essa planta tem caule duro, e que as vezes precisamos colocar arame varias vezes para moldar o tronco.
Usando essa técnica, queimamos uma etapa no trabalho, vez que as mudinhas após serem retiradas do vaso comum e transplantadas, terão variações diversas, sinuosidade de tronco que não se repete de uma planta para outra.
Só que, desta vez, o Mestre Hidaka errou na escolha da malha. Os espaços perfurados não impediram que os brotos saissem fora, retos, perdendo assim todo o trabalho inicial que originalmente ele pretendia.
Com isso, quero dizer a voce que na arte bonsai, se até os Mestres cometem erros primários, que dirá nós, pobres mortais, eternos aprendizes.
O pouco que sei, adquiri suando a camisa, fazendo perguntas imbecis, obtendo respostas chulas, porque nem todo mundo sabe fazer as boas perguntas ou responder com boa vontade a qualquer pergunta, seja porque se considera o dono da verdade, seja porque não quer ensinar o pouco que sabe. Talvez tenha medo da concorrência....
Quanto às folhas do ficus..., bem, reconheço que até eu as vezes me confundo, tão grande é a variedade dessa espécie. Mas no que puder ajudar, do pouco que sei, estou à disposição, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|