FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia de 22 anos, esta piorando ajudem por favor, urgente!!!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2011 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, acho q estabilizou as fotos são com diferença de 8 dias, todos os dias em sol das 9 as 14, no primeiro dia foi passado limesulfur (possíveis ácaros) no 5 dia Inseticida (cochonilhas lanosas).
Estou deixando o substrato secar bem, agora com a bacia de pedriscos ele não encharca.

Devo fazer mais aplicações ou deixar ela se recuperar???
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2011 6:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Exposição solar o dia inteiro, de preferencia. Suspenda a aplicação de produtos, qualquer produto, mantendo rega diária, sempre ao final da tarde. Aguarde a planta recuperar-se bem, e lá pelo meio da primavera, inicie adubação, para favorecer seu desenvolvimento.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 08, 2011 8:37 am    Assunto: Responder com citação

Ok, só não entendi o pq da rega no final da tarde, isso não favorece o solo ficar mais tempo umido pois depois que o sol for embora o substrato que esta com problema de drenagem terá mais dificuldade de secar, não seria melhor regar no incio do dia??
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 08, 2011 2:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Em São Paulo, talvez seja mais indicado proceder assim. Aqui no DF, onde o inverno é um tempo quente e seco, com baixa umidade mesmo à noite, acho mais conveniente regar ao final do dia, para manter uma umidade relativamente maior tanto na parte aerea quanto nas raízes da planta. Além do mais, com o inicio de um novo dia, e o calor abrasador que se inicia após as 10:00 horas da manhã, há tempo suficiente para que o substrato seque gradativamente ao longo do dia, até nova rega, no final da tarde, por volta das 16:30.

Considero esse ciclo para sugerir a rega ao final da tarde, e não pela manhã. Se eu regasse pela manhã, teria que regar novamente à tarde, pois a ação do calor solar no trancorrer do dia somado à baixa umidade durante o período, iria secar rapidamente o solo, bem como exaurir a planta, pela transpiração, sendo preciso então regar novamente, para garantir sua sobrevida no período noturno. Ao optar pela primeira opção como descrito acima, a planta fica mais tempo umida, e por volta das 10 horas da manhã, quando tem inicio o calor, ela estará devidamente protegida, vez que fecha seus estemas, diminuindo a evaporação hidrica pelas folhas/acículas, retendo um pouco de umidade nelas, suportando melhor até a nova rega.

Por isso, considere o clima de sua região, para proceder conforme julgar melhor, com uma melhor resposta a seu caso, desconsiderando o que escrevi, vez que estamos em locais onde o inverno é um pouco diferente. Sua região, obviamente, tem uma umidade maior que aqui no planalto central, incluso à noite, mas tambem um pouco mais durante o dia, resultando numa perda menor de liquido, através da transpiração, por parte da planta. Importante termos isso bem detalhado, para entendermos como funciona a planta, e agirmos de acordo. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 2:15 pm    Assunto: estou com medo de perder o galho Responder com citação

Pessoal esse fim de semana ela deu uma piorada, veja primeiro as conclusão que eu cheguei e deem sua opnião estou com muiiito medo de perder esse galho.

1º O problema é localizado, não é a arvore toda que esta secando
2º O galho que esta secando tinha uma massa foliar muiiiito grande, foi reduzida em uns 70%
3º Esse fim de semana o sol durante o dia foi mais forte e a terra chegou a ficar bem seca.
4º Neste galho eu deu uma carregada maior que no resto da árvore quando apliquei a calda e tb o inseticida, pois o problema na verdade sempre foi nele.

Alguém acha que pode estar ocorrendo retração de seiva por causa da poda???
Veja as fotos da página 1 como era e como ficou depois da poda deste galho.

Segue fotos de como estava a 10 dias, sexta-feira e hoje

Close de como esta hj, cada dia menos verde!!!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2011 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, não creio seja retração de seiva. Isso só ocorre em ramos sem folhas.
O negócio é aguardar. Dê tempo ao tempo.

Talvez a poda severa mais a carga de calda e inseticida tenha sido muito traumático ára esse galho. Como o resto da planta está OK, então não tem o que fazer, no momento.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2011 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

Coníferas são plantas muito sensíveis, tenha calma amigo.
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2011 8:31 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela ajuda pessoal!!! irei dar um tempo com ela, daqui um tempo volto a postar os acontecimentos.
abraço
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2011 3:26 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz tudo que disseram e tudo que podia, infelizmente essa tuia jacaré de 23 anos esta praticamente morta, minha ultima tentativa foi trocar a terra e poda de raizes, não parece ter feito alguma diferença, esta completamente com as folhas verde acinzentado ou amarelas, só de tocar já caem, pena, ainda estou colocando água pois quem sabe com a primavera aparece algum broto. Mas sinceramente acho q já esta morta.
Causa: indefinida
Obrigado a todos que tentaram me ajudar.
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2011 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo a Tuia e tenso mesmo, peguei raiva dessa especie nunca mais arrumo nem uma.. pq todas que eu arrumo morrem não sei mesmo o que acontece com elas, e ela tem um grande defeito que é morrer de dentro para fora, então quando chegamos a perceber suas deficiencias e pq ela ja morreu e so ta secando...
:/
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2011 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

É uma pena a perca do seu exemplar, mas devo dizer que nunca perdi uma. Atualmente posso uns 40 dessa espécie, me dou muito bem com elas, acho de uma facilidade extrema o cultivo, dá pra fazer de tudo, poda radical, estaca, torcer, entortar, shari, jin e elas nem reclamam.
Acho que levo sorte então. Único cuidado que tenho, é não fazer transplantes com intervalo menor que 2 anos. Ja tive exemplares que ficaram em vasos pequenos 5 anos sem poda ou troca de substrato.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
talisonyan

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2011 6:30 pm    Assunto: Torcendo pela Tuia Responder com citação

Tenho um exemplar de tuia jacare mas a minha ainda esta novinha...vc tem um belo exemplar...tenha paciencia quando se trata de planta e ao longo prazo...e ver q ela esta morrendo da um desispero danado....eu se fosse vc retiraria ela do sol...ja q ela esta debilitada n adianta ela pega sol direto...possa a vim a piorar mas coloque num local ventilado e com luminosidade...pelo q pesquisei a tuia jacare n pode ter a poda muito drastica pois ela demorar mas do q as outras plantas a se recuperar....como nicky furi falo faça sempre pela parte do finalzinho do dia a rega...esto torcendo para q ela venha a se recuperar...espero ter ajudado de alguma forma!abraços..
da uma olhada nesse video http://www.youtube.com/watch?v=FUCw1fx_mdY

produto de qualidade toda vez q for fazer a poda das raizes http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=287
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: