|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rgomes
|
Enviada: Sex Ago 19, 2011 2:48 pm Assunto: Qual o momento certo para desfolha de um FICUS? |
|
|
Amigos,
Tenho um pré-bonsai de ficus com 4 anos (germinou em janeiro de 2007) qual o melhor período para desfolha? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 19, 2011 8:42 pm Assunto: |
|
|
Uma planta saudável pode ser desfolhada até 3 vezes ao ano. Acredito que no caso da sua região, com calor o ano todo, você pode desfolhar quando quiser, mas os períodos regulares para a desfolha são a primavera e o verão no caso de plantas perenes. As plantas caducas, que perdem as folhas no inverno, também podem ser desfolhadas antes do inverno, no período em que as folhas já começam a cair naturalmente, mas não sei como ficaria em um clima quente como o do seu estado, talvez algum bonsaista mais próximo possa te orientar melhor sobre essas particularidades.
Você sabe de qual variedade é o seu fícus?
Algumas variedades não aceitam bem a desfolha, como os variegatas, boni, etc.... (talves o benjamina também se enquadre nesse caso, precisamos de confirmação de alguém que conheça melhor a espécie).
Caso o seu seja de uma dessas espécies convém fazer uma desfolha parcial, cortando dois terços da folha fora e deixando o resto.
Como eu só mexo com a variedade retusa não tenho experiência com as outras então espere para ver se mais alguém complementa as informações.
Abraço. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 20, 2011 11:16 pm Assunto: |
|
|
Possuo um ficus variegata e quando não sabia nada de bonsai e pensava que o meu era um, pois comprei em supermercado pelo nome bonsai, pensei que era simplesmente podar para não deixar crescer e estava tudo certo. E em várias vezes podei alguns galhos principais, que se ramificaram, mas outros morreram. No entanto, em menos de 1 ano eu já fiz duas desfolhas nela, e corajosamente ou não, ela sobreviveu e trouxe várias outras novas folhas e ramificações, diminuindo por sinal o tamanho das folhas. No meu caso elas responderam bem a desfolha, sou morador do Janga, perto de você! :]
Portanto, acredito que a desfolha comedida não tenha problema, mas a poda drástica sim!
abraços |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Dom Ago 21, 2011 2:51 am Assunto: |
|
|
na minha cidade faz um frio legal no inverno...trata-se de ficus retusa e as folhas caem e agora ja brotaram todas de novo... _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Ago 22, 2011 7:07 am Assunto: bonsai |
|
|
A melhor época para desfolhar ficus é em novembro. Agora, nem pensar. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rgomes
|
Enviada: Seg Ago 22, 2011 12:27 pm Assunto: |
|
|
Obrigado!
As informações são ótimas! vou verificar qual a especie de ficus que tenho, eu apanhei as sementes em uma praça.
obrigado! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|