Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Ago 22, 2011 4:58 pm Assunto: Projeto ousado |
|
|
Olá pessoal. Tenho muitas durantinhas e imaginei se poderia fazer uma floresta. Ousado porque nunca fiz nada parecido. Fiz um esboço, gostaria de opiniões se é possível e se o esquema segue uma floresta. É uma idéia inicial, mas conto com a ajuda dos colegas para ver se acham viável.
O esboço:
Esquema com as plantas:
As plantas hoje (da esquerda para a direita):
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Ago 22, 2011 6:21 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100,
eu gostei da sua ideia, mas tenho uma lista de observações a fazer, não sei se procedem mas segue assim mesmo:
- todas essas suas plantas tem caracteristicas individuis muito boas, será que realmente vale a pena fazer delas um pequeno bosque ao invez de explorar a poteciialidade dos materiais?
- analisando o desenho inicial, o projeto parece sem profundidade, sem arvores no fundo compondo o trabalho. talvez vc possa explorar esses pre bonsai mais na frente como exposto mas acho que seria interessante usar mudas mais novas pra dar volume e profundidade ao trabalho.
- tem muitas plantas principais ai, acho que acaba ficando dificil vizualizar o todo, elas chamam atenção d+, não seria melhor conservar pelomenos algumas delas em vaso individual?
vlw brother
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 22, 2011 9:49 pm Assunto: |
|
|
Nikkei eu acho que é possível, sim.
Veja esse exemplo, que pode servir de inspiração:
 |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Seg Ago 22, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
Nikkei,usando a frase do Felipe, " Se não pode ajudar, atrapalhe, o importante é participar " Concordo com tudo que ele colocou, e alem do mais suas durantinhas na verdade são durantonas e deveriam ser exploradas individualmente.Não ajudei mas atrapalhei
Um anbraço! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 9:00 am Assunto: |
|
|
No encontro do atelier este ano, o palestrante Nacho disse uma coisa que de certa forma considerei como verdade : "para compor uma floresta de qualidade devemos utilizar plantas de qualidade e não restos que não conseguimos usar como bonsai individualmente" (não exatamentente com estas palavras).
Por isso arrisquei a floresta com plantas boas que tenho. Porém, Filipe e Jair, entendo a visão de vocês, também tinha esta dúvida/preocupação se a composição ficaria legal por ter plantas com características individuais interessantes. Realmente gosto especialmente de algumas e ficam bonitas individualmente.
Minha dúvida principal era exatamente o que Filipe colocou: se as plantas sozinhas teriam melhor potencial ou uma floresta com plantas de qualidade?!
Marco, belissima floresta esta, a idéia que tive era fazer uma plataforma assim...
Ainda estou na duvida... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 10:44 am Assunto: |
|
|
Também acho que com plantas boas o conjunto fica ainda melhor. Não é desperdício, muito pelo contrário. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 11:39 am Assunto: |
|
|
Nikkei, será que tu não consegue outras plantas para compor a tua floresta, aproveitando duas ou três das mostradas acima?
Daí seria um meio termo... além das plantas já formadas, teria outras para formar já com o projeto em andamento...
Enfim, entendo tua dúvida e a muito bem colocada experiência do Nacho, como também compreendi o colocado pelo Filipe.
Qualquer decisão tomada vai gerar um belo projeto.
Atualiza a gente.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
Nikkei, a idéia é arrojada!
Lembro também que Nacho disse uma coisa que mudou um pouco minha maneira de fazer bonsai. Ele disse: "Tem que causar impacto".
Dentro desse pensamento vc está corretíssimo!
Penso, porém, como o Filipe disse, precisa ter profundidade para não ficar uma imagem bi-dimensional.
Se você conseguir contornar esse problema.......tem tudo para ficar uma obra de arte.
abração! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 11:54 am Assunto: |
|
|
Para formar um efeito de profundidade, seria melhor posicionar as mesmas plantas para frente e fundo ou colocar por exemplo pequenas na parte de tráz?
Agora vi um erro no projeto: tem 6 árvores, par _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 2:55 pm Assunto: |
|
|
Élio, sobre causar impacto penso também, porém tento não fugir das regras pois não tenho cacife para isso.
Acho que o projeto causa impacto... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 9:53 am Assunto: |
|
|
Eu ahco que ficaria mais interessante se fizece mini bosques em volta das arvores que vc postou e ir interligando os bosques atrvez das arvores secundarias... Assim, as arvores principais não perderiam o valor ficando apenas como uma arvore pra dar volume ou profundidade meio que apagadas no trabalho. nesse sentido que não achei interessante "gastar" arvores com enorme potencial apenas pra compor o conjunto em um papel secundario.
acredito que dessa forma vc exploraria melhor suas plantas.
ou ainda, deixando um numero menor de arvores que realmente chamem a atenção, talvez duas ou tres sendo o restante arvores de menor potencial.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 11:58 am Assunto: |
|
|
Entendi e gostei Filipe. A idéia agrada, retirar algumas plantas do projeto e colocar outras com menos potencial para compor a floresta.  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 11:37 am Assunto: |
|
|
estou acompanhando seu tópico, e navegando pelo facebook a fora, encontrei um cara que fez uns desenhos e lembrei do seu projeto
- por Bonsai Batam
gostei mto do desenho q vc fez.. que me fez lembrar o terceiro desenho da imagem acima.
passo aqui não para nada alem de incentivar este seu projeto ousado! que seja o primeiro de muitos!
grande abraço! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 1:29 pm Assunto: |
|
|
Lucas, este desenho aí é muito mais arrojado que o meu, muito legal. É uma opção muito interessantetambém. Neste caso seria um landscape né?! Show de bola _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
|
|
 |
|