FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Podas drásticas e de refino... É uma boa hora?????????
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 3:16 pm    Assunto: Podas drásticas e de refino... É uma boa hora????????? Responder com citação

Amigos,
Será que, para quem vai manter a planta na mamadeira ainda é uma boa hora para as podas + drásticas e/ou poda de refino e manutenção?
As que estou pensando em mexer (Calliandras, Fícus, Eugenia, Ligustrum, Jabuticabeira, Pitanga e Cambuí), cresceram livremente por 1 ano, do inverno passado até este mês.
Aguardo as dicas.
Abraço
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 6:06 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Rogério, as espécies que vc cita são diferentes entre si, logo, pedem trabalhos e intervenções diferentes tambem, pois não podemos fazer intervenções intensas num ligustro, por exemplo, e depois fazer a mesma coisa num ficus. Podemos desfolhar totalmente o ligustro, agora, sem nenhum problema, mas só devemos fazer isso no ficus em novembro, e não agora, sob risco de perda total da planta.

Podemos desfolhar uma pitangueira, usando uma tesoura de pontas finas para cortar as folhas no pecíolo (talinho), mas não devemos fazer isso na jabuticabeira, que só poderá sofrer desfolha parcial no final da primavera. Eugenia, se for a uniflora, cambuí e caliandra tambem não podem ser desfolhadas agora. Podas, em qualquer dessas plantas, só as minimas, nada de podas radicais, sob risco de perda de seiva não retornável, implicando em secar galho e parte do tronco inclusive.

Por isso, fique atento para o que pretende "mexer": certas mexidas não são recomendáveis, dependendo da espécie. Melhor aguardar mais um pouco, até estarmos no meio da primavera, para realizar algumas dessas intervenções. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Nickyfury
Agradeço muito a sua ajuda e dicas.
Grande abraço,
Rogério
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

OLA CAROS COLEGAS....

APROVEITANDO O TOPICO... Very Happy

GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER DESFOLHAS EM BOUGAINVILLE, AGORA OU ESPERO MAIS PROXIMO DA PRIMAVERA... Question Rolling Eyes

ABRAÇOS....

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 12, 2011 7:22 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Embora não seja a época mais adequada, voce pode desfolhar a bouganvillea agora desde que mantenha um par ou dois de folhas na ponta dos galhos. Essa dica, aliás, foi passada pelo nobre amigo Elio, de Curitiba/PR e visa principalmente a favorecer novas brotações no interior do galho, que irão dar origem a novos galhos, ramificando os galhos primários. Use sempre uma tesoura de pontas finas para cortar fora as folhas, no pecíolo (talinho) ao invés de apenas extraí-las com as mãos. Assim fazendo vc preserva as gemas latentes, isto é, os pontos de onde virão as novas brotações. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 11:56 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Aproveitando o tópico...
Minha pitanga e meu ficus foram "desfolhados" na marra por esses dias...
Minha região têm sido alvo de frio extremo no último mês...tipo -3°...mesmo retirando as plantas para um local com menos frio houve queda total no ficus, quase total na pitanga...Em uma azaléia que estava em fase de recuperação, pois havia transplantado sem mexer no substrato no verão, sobrou somente um galho verde pois os outros chegaram a secar...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 6:44 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Os cultivadores da região sul do país precisam se precaver com as baixas climáticas que a cada ano se mostram mais e mais constantes e sempre num crescendo. Minha sugestão é fazerem como os europeus há muito vem fazendo: resguardar as plantas em um local protegido do vento frio, da geada, do granizo, usando uma estufa, que pode ser um barracão de madeira ou similar, ou então, protegendo-as sob as bancadas, devidamente cobertas com lona plastica.

Apesar da lona plástica não ser um isolante térmico, ao menos as plantas assim cobertas sob as bancadas ficam ao abrigo do ataque do frio causado diretamente em suas folhas pela geada, o granizo e o frio mais intenso decorrente da ação desses elementos.

O que não deve é continuar a deixar as plantas expostas ao tempo incremente, sem fazer nada disso, acreditando que a ação climática não será devastadora dessa vez......

prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Seph

Se for uma ficus benjamina, cara, há grandes chances de ela ter morrido. Elas são muito sensíveis à geada e, se perderam todas as folhas, é um indicativo... Pode todos os galhos mortos até chegar na área "viva" da ficus, se ainda existir...

Já a pitanga volta, elas são muito fortes...

A azaléia deve voltar, as que ficam no meu jardim nem sequer queimaram as folhas... e aliás estão super floridas!

Abraços
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Essas dicas do Nicy eu aprendi na prática... a custo de alguns bonsais e algumas mudas...

As plantas mais resistentes ficam na bancada protegidas por uma estufa improvisada, sofrem um pouco com o frio, mas a geada e o vento gelado não atacam...

As plantas tropicais e mais sensíveis vão para a estufa.

Já algumas como o pinheiro Negro e o liquidambar ficam no tempo para "sofrer", mas eles precisam (e acho que gostam)

Abraços
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei do Topicoo, lendo e aprendendo Very Happy
Abraços
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 30, 2011 11:54 pm    Assunto: Frio Responder com citação

Prezados Nickyfury e Promudeq

Quanto à proteção delas eu não as tinha em estufa, mas durante a noite, mesmo sabendo que não se deve ficar movimentando de lugar, eu as colocava sob a àrea coberta da minha casa. Fora do vento. O problema acho que realmente foi o frio extremo...

Quanto ao ficus, ele é do tipo belarmina sim. Mas brotou que foi uma beleza. Estou pensando em efetuar a troca de substrato, já que estamos chegando ao fim do inverno e creio ser o período certo pra isso. Posso estar errado, enfim...

A pitanga vou aproveitar a dica do Nick e desfolhá-la e efetuar troca de substrato no início da primavera. Ela tem uns 10 cm de altura e precisa de mais espaço...

Quanto a azaléia, fui obrigado a eliminar os galhos que secaram/congelaram devido ao frio. Na real, talvez ela tenha tomado um leve sinuosismo devido a esse problema...vou atualizar o tópico dela com fotos...

Estou um pouco apreensivo quanto às intervenções que devo fazer nos juníperos...está na hora e estou sem idéias pra isso...mesmo observando um bom acervo de fotos. Minha região não tem oficinas então...vai no peito mesmo...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 02, 2011 7:13 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Intervenções em ficus melhor na primavera, e não agora. Em relação às plantas que voce não consegue definir nada a respeito, melhor continuar a manter um cultivo controlado, com um aporte regular de adubação, rega diária e insolação (exposição ao sol o dia inteiro, sem sombra), para que a planta se mantenha sempre saudável e vigorosa, de maneira a que quando vc finalmente decidir o que fazer, a planta possa estar respondendo sem nenhum problema ou risco de perda material.

Em relação aos juniperos, sempre lembro que ainda estamos no inverno, uma ótima ocasião para aramar e dar movimentos bem sinuosos aos galhos e tronco. Sinuoso, aqui, não é mera figura de retórica, mas algo extremamente radical. Um bom exemplo disso vc pode ver na foto abaixo, que mostra um lindo bonsai formado. Os galhos secos (jin) foram antes devidamente aramados e bem moldados sinuosamente, enquanto ainda estavam verdes e em crescimento (cheios de acículas e brotações, portanto), para depois que engrossassem o cultivador pudesse então limpar (retirar a casca com brotações, galhinhos e acículas - que são as folhas em forma de escama) e fazer os lindos jin que vemos:

Acompanhe um belo trabalho no link abaixo, através das imagens (a pagina está em chines):

http://flowers.hunternet.com.tw/showthread.php?t=132483

Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 03, 2011 3:09 pm    Assunto: Valeu Responder com citação

Valeu pela dica dos juníperos, Nicky.
Os juníperos, vou retirar dos vasos de areia, pois agora precisam de material orgânico mesmo. Mas tenho um que pode ser utilizado estilo cascata que ficaria legal. É esse que estava na dúvida, em como começar...
Pena a foto não estar disponível para visualizar...
Vou dar uma olhada no link disponibilizado...

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: