FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda Pitangueira.Onde cortar???
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2011 10:59 am    Assunto: Poda Pitangueira.Onde cortar??? Responder com citação

Bom dia Galera!!!! ontem eu reenvasei algumas plantas e não consegui decidir onde cortar-las para não me arrepender depois. Gastaria de opiniões a respeito...comprei ele era assim:[img]

Uploaded with ImageShack.us[/img]

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us[img]
onde devo cortar??
Uploaded with ImageShack.us[/img] Question Question
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2011 11:48 am    Assunto: Responder com citação

CARO OTONIEL...

NA MINHA OPINIÃO, ISSO DEPENDE DO TAMANHO QUE VC QUER SEU BONSAI, SE QUISER UMA PLANTA BAIXA CORTE BAIXO, SE PREFERIR UMA PLANTA MAIS ALTA CORTE EM UMA ALTURA A SUA PREFERENCIA E SEMPRE BUSCANDO UM BOM MOVIMENTO DE TRONCO.....

ESPERO TER LHE AJUDADO NA DECISÃO...

ABRAÇOS

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2011 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Otoniel....

Se ela fosse minha, eu não podaria agora não... vi que seu quintal é grandão.. pq não planta no chão.... Num canto ai.. daqui um ano vai poder fazer a poda radical e vai engrossar bastante..... A não ser que vc faça um mame com ela, que não acho muito indicado devido ao tamanho de suas folhas.......

O engrossamento do tronco, aumenta com a maior quantidade de folhas e galhos... se vc cortar, ela vai ter que começar tudo de novo, e agora já está grandinha de altura, mas de grossura nem tanto...

Bom.... apenas uma sugestão.
abração
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2011 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Otoniel....

Se ela fosse minha, eu não podaria agora não... vi que seu quintal é grandão.. pq não planta no chão.... Num canto ai.. daqui um ano vai poder fazer a poda radical e vai engrossar bastante..... A não ser que vc faça um mame com ela, que não acho muito indicado devido ao tamanho de suas folhas.......

O engrossamento do tronco, aumenta com a maior quantidade de folhas e galhos... se vc cortar, ela vai ter que começar tudo de novo, e agora já está grandinha de altura, mas de grossura nem tanto...

Bom.... apenas uma sugestão.
abração

Mec, eu estive pensando em cortar 2 dedos acima do primeiro nò mas fico imaginando e não finalizo. Haa e quanto ao quintal, se eu começar a furar o gramado minha esposa me finaliza Twisted Evil Laughing Laughing , assim só me resta vasos pois eu vou mudando de acordo com a necessidade de sol. Laughing
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2011 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Então Otoniel... já que sua esposa te finaliza. rs..... coloque numa bacia grande... dessas de 1,99.. bem grande mesmo... é melhor que colocar em vasos por causa do nebari que vai ficar bem radial... vai ganhar quase o mesmo em termos de crescimento..... quanto a poda, se fosse minha esperaria engrossar mais... só uma dica....
Vai que eu to errado.. se estiver errado por favor me corrijam...

abraço
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2011 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Então Otoniel... já que sua esposa te finaliza. rs..... coloque numa bacia grande... dessas de 1,99.. bem grande mesmo... é melhor que colocar em vasos por causa do nebari que vai ficar bem radial... vai ganhar quase o mesmo em termos de crescimento..... quanto a poda, se fosse minha esperaria engrossar mais... só uma dica....
Vai que eu to errado.. se estiver errado por favor me corrijam...

abraço
Valeeeeu grande Mec!!!!! Very Happy
Nato
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2011 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Mesmo visando futuro engrossamento de tronco, eu podaria ela um pouco acima da altura da sua mão na 2ª foto, visando brotações mais baixas. Depois colocaria numa bacia e deixaria crescer...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 6:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Otoniel, meu chapa, vc fez uma ótima aquisição ao comprar essa muda de pitangueira. Agora, para deixá=la no ponto certo de cultivo, visando transformá=la em um bonsai, é preciso antes fazer duas coisas:

1) cortar as raízes, diminuindo seu volume. Faça isso com uma tesoura forte, na linha que marquei em vermelho:

Em seguida, logo depois que cortar fora sem dó nem piedade que vc é bonsaista, pegue uma vareta de bambu e "penteie" as raízes, sempre no sentido de dentro, isto é, da base do tronco para fora, de maneira a deixá-las livres e sem esse formato conico do vaso plastico. A forma delas tem que ficar assim:

2) Corte o tronco conforme sugeriu o colega Nato. Só que, ao invés de cortar acima da mão, corte um dedo abaixo da sua mão, na última foto (foto 5). Feito isso, aplique pasta seladora no corte, que deve ter um formato "/" inclinado, não reto, com o corte voltado para a parte traseira da arvore (considerando que voce escolheu a frente). Dessa maneira, a cicatrização não ficará visivel depois das novas brotações.

Ao plantar na bacia, use uma base de madeira, tipo uma tabua redonda, para apoiar as raízes, formando assim um bom nebari radial, desde o inicio. A bacia plastica deverá ter 10cm de altura, no máximo, podendo ser na largura (tamanho) a maior que conseguir arrumar. Não use escorredor. Faça muitos furos na lateral e no fundo, para drenar bem. Use um substrato bem drenante: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, casca porosa de arvore (o ideal é de pinheiro). Nada de adubo organico, nem humus de minhoca nem esterco agora, no replantio.

Ao replantar, incline o tronco ou para a direita ou para a esquerda, num angulo de uns 15 graus, aproximadamente, para que quando vierem as novas brotações, voce possa selecionar as duas melhores posicionadas, sendo uma o apice e a outra, o primeiro galho. Assim, o desenho do tronco poderá ser devidamente formado desde o inicio:

Um bom sequenciamento de formação estrutural do tronco pode ser conseguido se voce, além das dicas acima, seguir a ilustração abaixo:

Lembre-se: fazer bonsai é fácil. Dificil é construir um material de qualidade técnica superior com que formar um lindo e perfeito bonsai. Um abraço, meu chapa. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 7:02 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Valeu Nato, Nicky, obrigado pelos esclarecimentos!!!!!!
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 7:03 am    Assunto: Responder com citação

RCasagrande escreveu:
CARO OTONIEL...

NA MINHA OPINIÃO, ISSO DEPENDE DO TAMANHO QUE VC QUER SEU BONSAI, SE QUISER UMA PLANTA BAIXA CORTE BAIXO, SE PREFERIR UMA PLANTA MAIS ALTA CORTE EM UMA ALTURA A SUA PREFERENCIA E SEMPRE BUSCANDO UM BOM MOVIMENTO DE TRONCO.....

ESPERO TER LHE AJUDADO NA DECISÃO...

ABRAÇOS
Sempre meu brother!!!!!
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 9:34 am    Assunto: Re: Poda Pitangueira.Onde cortar??? Responder com citação

Prezado Otoniel!

Arama ela antes de corta-la, enrola um arame uns 15 cm e aguarda brotar entre o arame.
então faça a poda.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 6:35 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Eliseu, por gentileza, me explique a finalidade de enrolar o arame antes de podar? Shocked

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 1:49 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Galera eu agradeço as dicas e fiz ontem"a noite" outra interveção nela. como eu tinha transplantado recentimente e conforme as dicas recebidas não tinha sido muito bem executada, eu reenvazei e realinhei as raizes agora com uma tábua como disse o nicy, vejam se ficou melhor...[img]

Uploaded with ImageShack.us[/img]

Uploaded with ImageShack.us[img]
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 4:38 pm    Assunto: Responder com citação

Tá vendo só....

Nada como a voz da experiência pra dizer que caminho seguir....

Acho que ficou muito bom o trabalho feito....

Agora é só ter paciencia e esperar ela reagir.....

Boa sorte Otoniel....

Abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 8:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Otoniel, meu chapa, saiu até melhor que a "encomenda": o nobre amigo soube executar com maestria o trabalho de condução inicial. Agora é torcer para que a planta se recupere a contento, retornando com vigorosa e saudável brotação. Lembrando: daqui a um ano, quando a planta estiver plena de novos e vigorosos galhos, será o momento então de cortar o tronco novamente, reduzindo sua altura pela metade, para que possa selecionar um dos galhos ao longo desse tronco atual e formar com ele a estruturação aerea necessária para a composição do futuro aspecto final do bonsai.

A técnica de deixar crescer e cortar, que ilustrei através da ultima imagem que mostra o desenho do tronco sendo cortado repetidamente, serve como referencial para orientar voce a respeito dessa idéia. Aliás, esse trabalho, tão bem divulgado, foi inicialmente desenvolvido pelo grande bonsaista americano John Yoshio Naka, e está descrito num dos livros dele, verdadeira "biblia" que todo bonsaista, iniciante ou não, deveria ter sempre à mão, para consultar, estudar e pesquisar. Wink

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: